Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 15 de 15
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Sebastião do Caí / RS
    Idade
    38
    Posts
    114

    Motor trabalhando frio

    Fala gurizada! Fiz umas buscas mas não tive sucesso, então é o seguinte!
    Uso minha moto (Yes) pra trabalho, ando dentro da cidade 95% do tempo e em ''tiros'' curtos, ou seja, o motor quase sempre trabalha sem estar na temperatura certa de funcionamento. Ando beeem de boa até pra evitar forçar muito sem estar bem aquecido. Ela está agora com 12.500km e nenhum problema. Será que esse motor terá uma vida útil reduzida por conta do meu tipo de uso? Tem alguma dica para amenizar esse problema? (Tipo, aquecer bem antes de sair, trocar óleo mais cedo etc..) Troco óleo a cada uns 1500/2000 Km). Sempre dou partida com o farol desligado pra poupar ao menos a bateria.
    Era isso! Valeu! :Q

  2. #2
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Motor trabalhando frio

    É só andar na boa, sem subir muito o giro e sem forçar o motor, respeitar sempre as trocas de óleo e manter as revisões em dia, dessa maneira vc nunca terá problemas com sua moto. Esses motorzinhos foram feitos para esse tipo de uso, então aguentam bastante.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  3. #3
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Motor trabalhando frio

    Acho q vc faz o certo... ande logo com a moto, mesmo fria, mas sem forçar. Ficar parado pra aquecer o motor acaba fazendo com que ele funcione frio por ainda mais tempo.

    Outra coisa que vc poderia fazer, é usar um óleo sintético, daqueles bem finos quando frios, tipo 5W40.... existem pra carros, não sei se tem algum nesse estilo pra moto.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  4. #4
    Piloto de moto Avatar de Mostarda_69
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Cruz Alta - RS
    Idade
    36
    Posts
    3.328

    Re: Motor trabalhando frio

    Segue teu manuel... n esquenta antes de andar..
    provavelmente a vida do teu motor sera reduzida, mas não muito.. algo nos 100-150 mil se tu cuidar bem dela!!

  5. #5
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re: Motor trabalhando frio

    Citação Postado originalmente por agm2112 Ver Post
    Acho q vc faz o certo... ande logo com a moto, mesmo fria, mas sem forçar. Ficar parado pra aquecer o motor acaba fazendo com que ele funcione frio por ainda mais tempo.

    Mas quana moto tá parada o motor não está sendo resfriado, apenas se aquece...
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  6. #6
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Edinburgh - UK
    Idade
    41
    Posts
    3.535

    Re: Motor trabalhando frio

    O meu deixo aquecer uns 2 minutos, porque se eu sair assim que ligo fica engasgando muito.

  7. #7
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Motor trabalhando frio

    Citação Postado originalmente por blaugusto Ver Post
    Mas quana moto tá parada o motor não está sendo resfriado, apenas se aquece...
    Não tem problema nenhum o motor ficar ligado sem andar ... o calor que ele gera em marcha lenta é pouco e consegue ser dissipado sem grandes problemas.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Sebastião do Caí / RS
    Idade
    38
    Posts
    114

    Re: Motor trabalhando frio

    Eu dou uma aquecida de uns 2min... Mas é mais para o óleo circular bem pelo motor antes de sair!

  9. #9
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re: Motor trabalhando frio

    Citação Postado originalmente por Felipe Oliveira Ver Post
    Eu dou uma aquecida de uns 2min... Mas é mais para o óleo circular bem pelo motor antes de sair!

    Eu tb tenho uma Yes. Hoje está com 25mil km. -- -- De manhã antes de minha mulher sair com ela eu já ligo logo ela e deixo esquentando pro óleo circular bem por todo o motor.
    Mas geralmente eu esqueço ela lá liga e lá fica ela... ás vezes até 20 min. o.O
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de Mostarda_69
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Cruz Alta - RS
    Idade
    36
    Posts
    3.328

    Re: Motor trabalhando frio

    o cano ainda eh cromado?? ou ja amarelou?

  11. #11
    Motociclista Avatar de ammanzoli
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Vitoria - ES
    Idade
    38
    Posts
    1.870

    Re: Motor trabalhando frio

    axo que na 1° ligada deixa ela esquenta .. ou quando vc deixa ela por mais de 2 horas parada ... para poder circlular o oleo .. depois axo que so muntar e sair .. logo que como o pessoal disse nos primeiros 5 minutos que estiver anadando .. nao suba o giro anda de boa .. depois estica .. mas axo que deixa ela esquentando toda vez que for sair e besteira
    \ CG 125 96/96 / \ BIZ ES 100cc 01/01 / \ XR 200r 98/98 / \ <a href="http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...5997.0">BIZ + 125cc 06/06</a> / \ XTZ E 125cc 04/05 / \ XR 200r 98/99 /

  12. #12
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103

    Re: Motor trabalhando frio

    Felipe Oliveira, o maior momento de atrito entre as peças é na partida, ou seja, uma moto que só roda em estrada terá um motor com uma vida útil maior que um moto que só anda na rua com o liga e desliga. Claro que isso está previsto pelos fabricantes, mas de qualquer forma a vida útil será sempre maior se vc rodasse sempre em estrada. O trato que vc dá a sua moto está correto, as informações que temos é que os motores das Yes e Intruder são extremamente resistentes, por isso penso que vc não deve se preocupar.
    Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  13. #13
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Sebastião do Caí / RS
    Idade
    38
    Posts
    114

    Re: Motor trabalhando frio

    Mostarda, o cano ainda é cromadinho! Ta perfeito!
    Valeu Ivan, sabias palavras! =)
    Brigadão gurizada!

  14. #14
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Sebastião do Caí / RS
    Idade
    38
    Posts
    114

    Re: Motor trabalhando frio

    Outra coisa que peguei um costume de fazer: Se voce deixar a Yes reta e ficar olhando no visor de óleo na hora de apertar o start é possível reparar o óleo abaixando (pois começa a subir pro cabeçote) e esse processo dura uns 10 seg. Então, sempre aguardo uns 10seg. antes de arrancar, mesmo com o motor quente! Pode ser besteira, mas faço! :P
    Ligo ela e depois coloco o capecete, daí não fico que nem babaca esperando antes de arrancar! hehe

  15. #15
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Motor trabalhando frio

    Quando vou sair primeiramente funciono a moto, se ela não segurar a lenta, ligo a afogado, aí coloco capacete e tudo mais, subo nela e seguro um tempo com a embreagem apertada, solto e pressiono novamente, isso evita aqueles trancos quando se engata a marcha ao sair. E nos primeiros minutos sair devagar com a moto, sem subir rotação.
    Parem o mundo que eu quero descer...

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •