Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 47
  1. #1
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    Sampa
    Idade
    41
    Posts
    1.750

    Contra-esterço.....VAmos tentar ??? eu nunca fiz....

    ESTERÇAR: Também chamado de contra-esterço. Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidom ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é! Faça um teste: quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidom para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não! ela irá para a direita! Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior conforme a velocidade, trata-se de um fenômeno físico criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade). Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! a moto faz a curva com mais suavidade e leveza sem escapar de frente comum às motos pesadas. Obs: Quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes. Para fazer isso em uma curva, ao começá-la torça suavemente o guidom no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente como você sempre fez, verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você estercar mais, portanto você poderá regular o raio de ação de sua curva estercando mais ou menos, Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o estercar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!
    [EDITADO BY: UNO]
    [img width=181 height=130]http://img651.imageshack.us/img651/64/assinatura.jpg[/img]

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de Rodolfo Henrique
    Data de Ingresso
    Jul 2008
    Localização
    São José do Rio Pardo
    Idade
    35
    Posts
    2.316

    Re:Contra-esterço.....VAmos tentar ??? eu nunca fiz....

    Amigo

    Esta aqui uma GRANDE aula
    de um amigo aqui da PN

    13/06/07 - Contra-Esterçamento Parte 01 ( PARTE 1 )

    13/06/07 - Contra-Esterçamento Parte 02 ( PARTE 2 )
    Meu canal= http://www.youtube.com/channel/UCTOk1Kb1_jSh_QPchw7J6jg

    Ae RuMo AOS 100.000 KM BORAA

  3. #3
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Cuiaba-MT
    Idade
    36
    Posts
    575

    Re:Contra-esterço.....VAmos tentar ??? eu nunca fiz....

    realmente faz direrença
    um amigo meu que me passou essa dica
    quando eu fui andar na moto dele, cbr 1000
    ele que como a moto e pesada e pra mim fazer isso e realmente e mto bom!

    fiquei com medo a 1º, logico ne! de cbr 1000 se eu cair ja era
    kkkkk

    mais depois pega a manha e fica blz!
    vlw pela dica fantasma!
    [img width=98 height=130]http://img200.imageshack.us/img200/981/foto3yzk.jpg[/img]
    Gabriel Paulino
    Suzuki Yes 125 Preta

    Veja as fotos da chapada dos Guimarães - MT http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=26920.0
    Veja as fotos da minha Motoca! - http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=26929.0

  4. #4
    Super Moderador Avatar de XxUNOxX
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Martinópolis/SP
    Idade
    34
    Posts
    5.592

    Re:Contra-esterço.....VAmos tentar ??? eu nunca fiz....

    Bom pra mim contra-esterço é que as motard faiz ] ]
    Ja arrisquei com minha X, mais ainda não tive coragem de dar a freiada pra ela escorrega de lado ^^

    Moto pra mim não é só uma opção de economia, e sim uma paixão!

    1ª Moto: DT 180 para TRILHA 1994/1994 (vendida)
    2ª Moto: XTZ 125X 2008/2008 (vendida)
    3ª Moto: NX4 Falcon 2005/2005 (atual)

    VAMOS RESPEITAR OS OUTROS COMO GOSTARÍAMOS DE SERMOS RESPEITADOS.
    Utilize a pesquisa antes de postar, qualquer Dúvida, mande MP

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  5. #5
    Super Piloto Avatar de Wanderson
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    PQP
    Idade
    42
    Posts
    6.278

    Re:Contra-esterço.....VAmos tentar ??? eu nunca fiz....

    ja tentei mas o medo falou mais alto
    ate pq sou cagão em curvas

    meu primeiro tombo foi numa curva
    entao eu fazendo ela do jeito mais simples melhor!
    GS500E 08/09

  6. #6
    Super Moderador Avatar de XxUNOxX
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Martinópolis/SP
    Idade
    34
    Posts
    5.592

    Re:Contra-esterço.....VAmos tentar ??? eu nunca fiz....

    Com a minha X eu reduzo uma antes e acelero tudo pra da aquele "torque" e agarrar no chão, e faço Pêndulo!
    Ela sempre se comportou bem nas curvas nunca cai fora e nem fiz aberta..sempre fechadinha ]

    Moto pra mim não é só uma opção de economia, e sim uma paixão!

    1ª Moto: DT 180 para TRILHA 1994/1994 (vendida)
    2ª Moto: XTZ 125X 2008/2008 (vendida)
    3ª Moto: NX4 Falcon 2005/2005 (atual)

    VAMOS RESPEITAR OS OUTROS COMO GOSTARÍAMOS DE SERMOS RESPEITADOS.
    Utilize a pesquisa antes de postar, qualquer Dúvida, mande MP

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    São José dos Pinhais - Paraná
    Idade
    35
    Posts
    1.606

    Re:Contra-esterço.....VAmos tentar ??? eu nunca fiz....

    de cg não dava muito certo. Mas com minha falcon o negocio funciona mesmo, já entrei rasgando muito curva "esterçando".

    Na cbr 450 o meu pai, como a moto nem vira direito o guidão, para curvas de menor velocidade eu uso bastante, e como ela é baixa é meio que automático;


    O esterço é muito util também para aquela desviada de emergência, como por exemplo desviar um buraco ou buero, é só dar um soquinho no guidão no sentido contrario do que quer virar, que a moto desvia do buraco.

  8. #8
    Piloto de moto Avatar de edumrq
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Santo André
    Posts
    4.442

    Re:Contra-esterço.....VAmos tentar ??? eu nunca fiz....

    eu tambem sou cagaçao meu primeiro rola foi em uma curva, nessas de fazer a curva inclinado a roda de tras escorregou em alguma coisa e eu e moto saimos ralando de lado, estilo moto gp, só que com direito a batida na guia e tudo mais a moto até deu cambalhota que nem no moto gp
    [img width=123 height=130]http://1.bp.blogspot.com/_G6imWFDAEdU/S0Ux1x3mUnI/AAAAAAAAAD0/jXtSDNy5v30/s400/site_logo_basta+6_jpg.jpg[/img]

    Comprador hoje... Fornecedor amanhã

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de tom crazy
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    38
    Posts
    3.149

    Re:Contra-esterço.....VAmos tentar ??? eu nunca fiz....

    Esse assunto foi discutido uma vez aqui no PN, até foram postados esses videos ai em cima. O negocio funciona mesmo, a primeira vez que fiz isso fiquei surpreso pq eu não via lógica na coisa. Depois que vc acostuma fica meio que automatico, já me peguei fazendo contra-esterço algumas vezes de forma natural, tipo sem eu pensar antes de fazer, hora que eu percebi já tava na curva contra-esterçado.

  10. #10
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    Sampa
    Idade
    41
    Posts
    1.750

    Re:Contra-esterço.....VAmos tentar ??? eu nunca fiz....

    ahahahah deu certo....!!! deu certo !!! a tutu vai igual manteiga ...hsuhauhsauhshuauh!!!!!
    [EDITADO BY: UNO]
    [img width=181 height=130]http://img651.imageshack.us/img651/64/assinatura.jpg[/img]

  11. #11
    Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Porto Alegre / RS
    Posts
    1

    Re:Contra-esterço.....VAmos tentar ??? eu nunca fiz....

    A lógica é simples. Virando o guidom para um lado faz a moto "deitar" para o outro, sendo que irá a moto fazer a curva é a inclinação da mesma.
    Nunca que a moto irá "deitar" para o mesmo lado que se vira o guidom.

  12. #12
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Rio Grande do Sul/Santa Catarina
    Idade
    39
    Posts
    1.242

    Re:Contra-esterço.....VAmos tentar ??? eu nunca fiz....

    todos fazem isso altomaticamente, a diferença é que agora voces sabem e prestaram atenção no que estao fazendo, a moto so vira fazendo isso, idependente de voce saber ou nao. (acima de 35)
    [img width=229 height=130]http://4gifs.com/gallery/d/181379-1/ChunLi_vs_oldPerv.gif[/img]

  13. #13
    Super Moderador Avatar de XxUNOxX
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Martinópolis/SP
    Idade
    34
    Posts
    5.592

    Re:Contra-esterço.....VAmos tentar ??? eu nunca fiz....

    Citação Postado originalmente por BADANHA Ver Post
    todos fazem isso altomaticamente, a diferença é que agora voces sabem e prestaram atenção no que estao fazendo, a moto so vira fazendo isso, idependente de voce saber ou nao. (acima de 35)
    Tambem acho :S

    Moto pra mim não é só uma opção de economia, e sim uma paixão!

    1ª Moto: DT 180 para TRILHA 1994/1994 (vendida)
    2ª Moto: XTZ 125X 2008/2008 (vendida)
    3ª Moto: NX4 Falcon 2005/2005 (atual)

    VAMOS RESPEITAR OS OUTROS COMO GOSTARÍAMOS DE SERMOS RESPEITADOS.
    Utilize a pesquisa antes de postar, qualquer Dúvida, mande MP

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  14. #14
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893

    Re:Contra-esterço.....VAmos tentar ??? eu nunca fiz....

    Citação Postado originalmente por BADANHA Ver Post
    todos fazem isso altomaticamente, a diferença é que agora voces sabem e prestaram atenção no que estao fazendo, a moto so vira fazendo isso, idependente de voce saber ou nao. (acima de 35)
    Na verdade, em velocidades pequenas, pouca coisa acima dos 30 km/h, onde o efeito giroscópico ainda é pequeno, vc ainda consegue fazer uma curva sem usar o contra-esterço, mas é uma briga boa com o guidão.

    Em curvas de alta (70, 80 e prá cima vai...rs), aí não adianta, vc faz mesmo sem perceber a moto te obriga.

    E quando mais vc esterça, mas ela deita. Mudou um pouco o angulo de esterçamento, ela começar a subir sozinha. (aí onde muitos perdem a curva e passam reto)

    O contra-esterço é feito automaticamente por todos, a unica coisa é que para uns é tão natural que a pessoa nem percebe mais.

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  15. #15
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Nov 2009
    Localização
    Várzea Grande - MT
    Idade
    41
    Posts
    67

    Re:Contra-esterço.....VAmos tentar ??? eu nunca fiz....

    É, eu faço isso direto, faz tempo já e nem me ligava disso, faço meio que automático, rsrs
    Aqui em várzea grande tem um avenida aqui com nome de Curva da Morte, tem um "S" muito legal, passo nesta av. todo dia umas 4 vezs por dia, é muito massa.

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •