Aê Galera espero que ajude pra quem realmente gosta de por a mão na massa...kkkk lembrando que todas as dicas dependem principalmente de um LOCAL ADEQUADO livre de poeira, sujeira, etc etc... e pincipalmente é claro de um COMPRESSOR e PISTOLA DE PULVERIZAÇÃO...verifique a regulagem do manômetro no seu compressor para uma pintura mais perfeita entre 40lbs 45lbs ja é uma regulagem adequada.... ta ai galera !!!

Pinturas em Plásticos
• Lavar cuidadosamente com água e sabão neutro.
• Desengraxar utilizando Solução Desengraxante.
• Lixar com lixa #600.
• Desengraxar novamente, utilizando Solução Desengraxante.
OBS.: Devido a problema de aderência em pinturas em plásticos, é aconselhado que se utilize Primer para Plásticos antes de iniciar a pintura.
Pinturas em Chapas Metálicas
• Lavar com água e sabão, secar com ar e lixar.
• Limpar com Solução Desengraxante e secar com ar comprimido.
• Aplicar Fundo Fosfatizante
• Caso haja imperfeições, corrigir com Massa Poliéster.
• Limpar novamente com Solução Desengraxante. Aguardar a secagem e aplicar o Primer.
• Aplicar o Controle de Lixamento e lixá-lo até removê-lo por completo. Limpar novamente com Solução Desengraxante, secar com ar comprimido e iniciar aplicação da tinta de acabamento.
OBS.: O procedimento acima descrito refere-se para pintura em chapa metálica NUA. Para chapa metálica PINTADA, utilizar inicialmente o Removedor Pastoso e seguir o procedimento acima descrito.
Evite realizar pinturas em ambientes com poeira.

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SOLUCIONANDO PROBLEMAS

Diferença de Tonalidade

Identificação: A repintura apresenta uma tonalidade diferente de pintura original.
Causas: A pintura original de fábrica apresenta algumas variações e ainda sofre alteração na sua coloração, por ação da natureza e/ou por maus tratos. Isto significa que é natural ter que "acertar" a tonalidade da cor na hora da repintura. Mas é importante saber que o modo de como se aplica a tinta também influencia ( e muito) a tonalidade da cor.
Os problemas mais frequentes ocorrem pelos seguinte motivos:
• Uso de tintas com baixa viscosidade (tinta muito fina) ou com alta viscosidade (tinta muito grossa).
• Falta de ajuste da pressão do ar, vazão da tinta, velocidade de aplicação e distância entre a pistola de pulverização e a superfície a ser pintada.
• Número inadequado de demãos aplicadas: mais demãos (tonalidade mais escura), menos demãos (tonalidade mais clara).
Correção: Utilizar a tinta de maneira correta, seguindo rigorosamente as instruções contidas na embalagem. Caso a cor ainda precise de ajuste, o acerto da tonalidade pode ser feito com o acréscimo de pigmentos na tinta.
OBS.: Mexer bem a tinta antes de usá-la é o primeiro passo para evitar problemas de tonalidade. Em seguida, pinte um pedaço da chapa e compare com a cor do carro, antes de aplicar a tinta no veículo.

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Rachadura (Trincamento)

Identificação: A pintura apresenta riscos ou cortes profundos.
Causas:
• Repintura feita sobre um base velha, já trincada.
• Aplicação da Laca Acrílica sobre superfície pintada em Esmalte Sintético.
• Aplicação da tinta sobre Primer inadequado.
• Excesso da camada de Primer ou Massa.
Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme instruções descritas na embalagem do produto.

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Marcas de Lixa

Identificação: Risco visíveis sobre uma superfície pintada.
Causas: Lixamento feito com lixa de grana muito grossa
Correção: Aguardar a secagem completa, lixar com lixa de grana mais fina e repintar corretamente conforme instruções descritas na embalagem do produto.

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Escorrimento

Identificação: A tinta forma acúmulos em forma de um cordão (macarrão).
Causas:
• Aplicação com pistola de pulverização muito próxima da superfície a ser pintada e com movimentos muito lentos.
• Excesso de tintas com alta viscosidade (muito grossa).
• Uso de Thinner/Solventes inadequados.
Correção: Aguardar a secagem completa, lixar as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme instruções descritas na embalagem do produto.

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Pintura Queimada (Calcinação)

Identificação: A pintura fica fosca, sem brilho e com aparência ressecada.
Causas: Basicamente há três fatores que causam a calcinação. Os dois primeiros são agressões externas, como:
• Exposição do veículo ao sol durante muito tempo.
• Lavagem do veículo com shampoo ou sabão muito forte
• Já o terceiro fator pode ser considerado como uma agressão interna, que é o uso de Thinner/Solventes inadequados.
Correção: Polir com Massa de Polir, até eliminar o defeito.

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Fervura

Identificação: A pintura fica com aparência áspera, rústica e porosa.
Causas:
• Exposição do veículo pintado ao calor (estufa ou painel de secagem), antes de acontecer a evaporação dos solventes.
• Aplicação de tintas sobre a peça quente.
Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme as instruções descritas na embalagem do produto.

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Bolhas

Identificação: Algumas partes da pintura se enchem de ar formando bolhas.
Causas:
• Exposição do veículo pintado, ao calor (estufa ou painel de sevagem), antes de acontecer a evaporação dos solventes. Isto ocorre principalmente quando da aplicação excessiva Primer ou Massa (camada muito grossa).
• Existência de umidade na superfície a ser pintada.
• Presença de água na magueira ou no compressor.
Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, limpar a superfície e repintar corretamente, conforme as instruções descritas na embalagem do produto.

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Manchamento na Cores Metálicas

Identificação: O manchamento da pintura é identificado visualmente, em função de concentração de alumínio em pequenas áreas.
Causas:
• Falta de ajuste da pressão do ar, vazão da tinta (aplicação muito carregada), velocidade e/ou distância inadequadas entre a pistola de pulverização e a superfície a ser pintada.
• Quantidade muito grande de retardador adicionado à tinta (no caso de Laca Acrílica).
• Presença de água na mangueira ou no compressor.
Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, limpar a superfície e repintar corretamente, conforme as instruções descritas na embalagem do produto.

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Falta de Aderência

Identificação: A tintas se destaca da superfície pintada, em forma de placas.
Causas:
• Limpeza inadequada da superfície a ser pintada.
• Falta de lixamento da pintura original.
• Uso de Thinner/Solventes inadequados.
Correção: Remover as camadas soltas e repintar conforme instruções descritas na embalagem do produto.

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Cratera (Olho de Peixe)

Identificação: A ausência de tintas em pontos onde existem impurezas provoca o surgimento de crateras com aparência de olho de peixe.
Causas:
• Limpeza inadequada da superfície a ser pintada (é necessário lavar o carro com detergente).
• Uso de ceras polidoras que contenham silicone ou substâncias graxas.
• Contaminação das roupas por silicone ou substância graxas.
• Óleo no compressor.
• Cristalização.
Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme instruções descritas na embalagem do produto.

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Casca de Laranja

Identificação: A pintura fica com aparência granulada, semelhante à casca de laranja.
Causas: Este problema é causado por descuido na hora da aplicação. Os fatores que influenciam são:
• Pintura realizada em ambientes muito quente.
• Alta viscosidade da tintas (muito grossa).
• Uso de Thinner/Solventes inadequados.
• Falta de ajuste de pressão do ar, vazão da tinta, velocodade de aplicação e distância entre a pistola de pulverização e a superfície a ser pintada.
Correção:
• Casos Simples: Após a secagem da tinta, polir com Massa de Polir.
• Casos Graves: Após a secagem da tinta, lixar a pintura até obter uma superfície lisa e repintar corretamente conforme instruções descritas na embalagem do produto.
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Branqueamento

Identificação: A pintura fica com aparência leitosa e sem brilho, logo após a aplicação
Causas: Este é um problema que pode ocorrer com a Laca Nitrocelulose ou Laca Acrílica. Estas tintas utilizam Thinner/Solventes de evaporação muito rápida, que em ambientes muito úmido pode ocasionar o branqueamento. É por isso que este problema ocorre com mais frequência em dias frios e chuvosos.
Correção:
• Casos Simples: Após a secagem da tinta, polir com Massa de Polir.
• Casos Graves: Após a secagem da tinta, lixar a pintura e aplicar 2 demãos cruzadas do acabamento. Adicionando na tinta, já diluída, 5 a 10% de retardador correspondente ao sistema de pintura utilizado.