Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 9 de 9
  1. #1
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Fortaleza
    Posts
    737

    Freios: qual a maneira mais segura de usar???

    Pois é galera, mais uma duvida minha: minha fanzoca possui os freios tradicionais a tambor. sempre bem regulados, utilizo muito o freio DIANTEIRO, coloquei recentemente pneus michelin "sporty pilot" 90\90 na dianteira e na traseira, são otimos me dão mais segurança que os originais Pirelli. minha duvida: vou colocar o sistema de freios da Es125 2003 no lugar dos originais, será que vale a pena?? qual a forma de utilizar o freio dianteiro a disco corretamente??? usando a "reduzida de marcha" tambem? não confio em usar só o freio traseiro. qual as lonas e pastinhas que vcs recomendão??? :OK:, o que vcs acham desses pneus para o uso apenas no asfalto que e o meu caso??? :OK: existe alguma regulagem na suspensao que possa melhorar a segurança da moto???
    "Sábio é o homem que chega a ter consciência de sua ignorância."

  2. #2
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re:Freios: qual a maneira mais segura de usar???

    O freio vc usa da mesma forma. Não muda nada, exceto a sensibilidade.
    Vc consegue dosar melhor por conta do sistema hidráulico.

    Esses pnesu no seco são demais!!
    Na minha Yes uso tb, mas na traseira botei o 100/90.
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  3. #3
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Bom Jesus dos Perdões
    Idade
    36
    Posts
    77

    Re:Freios: qual a maneira mais segura de usar???

    Eu sempre tento evitar frear nas curvas fortes, tomo o cuidado de frear antes de entrar nas curvas, qto ao disco eu tinha tambor na minha titan 03 ks e passei ela pra disco, sinceramento o disco faz um extrema diferença, já evitei de bater algumas vezes por conta do disco e nem quero pensar como seria se tivesse com tambor nessas horas. Acho que seria melhor alguem mais experiente aparecer por aqui mas pra mim acho que já basta evitar usar o freio dianteiro nas curvas fortes e ainda mais com piso molhado.
    Assinatura???

  4. #4
    Piloto de moto Avatar de jpedro91
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    33
    Posts
    4.216

    Re:Freios: qual a maneira mais segura de usar???

    o melhor jeito de utilizar o freio é FREIANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :k :k :k :k :k :k
    Ribeirão Preto - SP

  5. #5
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Lajeado - RS
    Idade
    39
    Posts
    38

    Re:Freios: qual a maneira mais segura de usar???

    meu o frio a disco e a tambor é usado da mesma forma, a grande diferença é a sensibilidade, e o jeito mais seguro d usar os freios é reduzindo do motor sim, oq ajuda muito em vc nao trava a roda e ai leva uma rasteira da motoca!!!!!

  6. #6
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Teresópolis/RJ
    Idade
    60
    Posts
    115

    Re:Freios: qual a maneira mais segura de usar???

    Uma matéria que li, e que espero ser útil!
    Atenção: este texto é uma tradução livre do original em
    http://www.sportrider.com/ride/146_0...riding_skills/ e possui os direitos resevados para ©
    2006 Sport Rider, uma publicação PRIMEDIA. Nosso intuito aqui é de apenas disseminar uma boa leitura para
    preservação do esporte, da cultura e principalmente dos integrantes envolvidos com o motociclismo. Não
    temos nenhuma ligação com a fonte escritora original e tampouco a intenção de utilizar os artigos para
    promoção.
    Série habilidades: A dança dos freios
    Por Andrew Trevitt

    1. É verdade que a maior força de frenagem de uma moto é proveniente do freio dianteiro, o traseiro pode
    ser usado de maneira particular para tornar sua pilotagem mais suave e segura. Em certas situações, usar o
    freio traseiro para diminuir a velocidade – ao invés de cortar o acelerador ou mesmo apertar o freio dianteiro
    – afetará menos a moto e o manterá alinhado em uma curva ao invés de sair dela. Para usar o freio traseiro
    corretamente, ele deve estar bem ajustado. O pedal deve estar à poucos milímetros abaixo do seu pé quando
    você estiver em sua posição normal de pilotagem. Um pedal mal regulado pode lhe forçar a sentar torto ou
    tornar difícil a ação de apertar o freio gradualmente.
    2. Quando entrar numa curva, deixe o freio traseiro apertado até o momento em que o freio dianteiro é solto
    e a moto estabilize inclinada. Isto impedirá que a frente da moto se eleve assim que o freio dianteiro é solto
    e antes que as forças de uma curva atuem. Isto serve para que mantenha as bengalas comprimidas. Assim
    que o acelerador começa a ser aberto, use o freio traseiro para modular ligeiramente a sua velocidade se
    você achar que está indo muito rápido. Nesta hora, fechar o acelerador transferirá muito peso para a
    dianteira e fará com que você abra o traçado da curva, entretanto, se aplicar o freio traseiro fechará o
    traçado da curva e o colocará do lado interno da curva. Tente evitar usar muito o acelerador
    simultaneamente com a correção no freio; você deve acelerar apenas para tirar o motor da marcha lenta e
    tirar o peso da roda dianteira.
    3. Durante manobras de baixa velocidade assim como retornos, o efeito giroscópico do motor funcionando
    mantêm a moto equilibrada. Você pode usar isso em seu benefício utilizando o freio traseiro e patinando um
    pouquinho a embreagem para manter o giro um pouco mais alto do motor. Tente fazer retornos usando
    diferentes combinações de embreagem, de freio traseiro e acelerador para achar o que funciona melhor para
    você e sua moto. Geralmente, a quantidade de giro de motor e embreagem para manter o chassi estável e
    em movimento é pouca quando associada à modulação de velocidade feita pelo freio traseiro. Tenha em
    mente que esta técnica acarreta em maior desgaste das pastilhas de freio traseiras e dos discos de
    embreagem, assim, devem ser verificados com mais frequência.
    4. Em curvas nas descidas de montanhas e serras o freio traseiro pode ser usado para evitar que se ganhe
    muita velocidade mesmo com o acelerador aberto – especialmente em longas descidas. Nas curvas, abra o
    acelerador o mais cedo possível para não sobrecarregar o pneu dianteiro com o peso da moto, e
    cuidadosamente use o freio traseiro para manter a velocidade desejada. As curvas de descidas de montanhas
    são conhecidas por sobrecarregar a dianteira da moto fazendo com que você abra o traçado das curvas, mas,
    mantendo o acelerador aberto e cuidadosamente aplicando o freio traseiro resultará numa distribuição de
    peso equilibrada e o mantém no traçado desejado. Com prática e experimentação, usar estas técnicas de
    freio traseiro se tornarão intuitivas e lhe darão mais confiança, suavidade e segurança em situações que
    antes lhe pareciam preocupantes.
    "Um monte de carros juntos é um engarrafamento, um monte de motos, é uma visão deslumbrante!!

  7. #7
    Piloto de moto Avatar de jpedro91
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    33
    Posts
    4.216

    Re:Freios: qual a maneira mais segura de usar???

    Citação Postado originalmente por WJMaboni Ver Post
    meu o frio a disco e a tambor é usado da mesma forma, a grande diferença é a sensibilidade, e o jeito mais seguro d usar os freios é reduzindo do motor sim, oq ajuda muito em vc nao trava a roda e ai leva uma rasteira da motoca!!!!!
    o problema de ir usando o "freio motor" que é reduzindo é o gasto processe do pneu :k,
    sempre o meu pneu traseiro da aquelas derrapadinha nas reduzidas violenta heuheuuhue
    Ribeirão Preto - SP

  8. #8
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2008
    Localização
    Feira De Santana BA
    Idade
    35
    Posts
    536

    Re:Freios: qual a maneira mais segura de usar???

    Citação Postado originalmente por jpedro91 Ver Post
    o melhor jeito de utilizar o freio é FREIANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :k :k :k :k :k :k


    concordoooooo
    "Wheeling não é bagunça , é esporte!" [img width=182 height=130]http://www.achetudoeregiao.com.br/atr/bandeiras_do_brasil.gif/Bandeira_da_Bahia.jpg[/img] Agajê Sua concessionária YAMAHA (75)8121-6468 Consórcios e Financiamentos

  9. #9
    Super Moderador Avatar de XxUNOxX
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Martinópolis/SP
    Idade
    34
    Posts
    5.592

    Re:Freios: qual a maneira mais segura de usar???

    Eu uso na maioria das vezes:

    40% traseiro e 60% dianteiro!


    Pouco antes das curvas fechadas reduzo 1 marcha, ou dou um simples toque em ambos freios (em caso de curva mais traseiro que dianteiro)...


    Em cidade uso creio que 70% dianteiro e 30% traseiro!

    Abraços!

    Moto pra mim não é só uma opção de economia, e sim uma paixão!

    1ª Moto: DT 180 para TRILHA 1994/1994 (vendida)
    2ª Moto: XTZ 125X 2008/2008 (vendida)
    3ª Moto: NX4 Falcon 2005/2005 (atual)

    VAMOS RESPEITAR OS OUTROS COMO GOSTARÍAMOS DE SERMOS RESPEITADOS.
    Utilize a pesquisa antes de postar, qualquer Dúvida, mande MP

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •