A pergunta é essa aí pessoal...
Moto precisa de alinhamento e balanceamento ?
A pergunta é essa aí pessoal...
Moto precisa de alinhamento e balanceamento ?
"Quando tudo o mais falhar, finja-se de morto"
Suzuki YES - 2008
Sertãozinho- SP
A frota nacional de motocicleta é composta por cerca de 13 milhões de unidades. Para manter esta imensa “massa” de duas rodas rodando em perfeitas condições, as revisões preventivas são fundamentais. O motociclista deve verificar periodicamente freios, sistema de iluminação, óleo, transmissão (corrente, coroa e pinhão), suspensões e os pneus. Para aumentar a vida útil dos pneus e, consequentemente, o equilíbrio da motocicleta, o alinhamento e balanceamento das rodas devem ser feitos principalmente na hora da troca do pneu ou quando algum dano for constatado.
Aros amassados, raios frouxos, desgaste prematuro dos rolamentos do cubo da roda e até uma queda da motocicleta são fatores que causam o desalinhamento das rodas. Os reflexos destes problemas são vibrações excessivas no guidão, dificuldade de contornar curvas e desgaste prematuro e irregular dos pneus.
Segundo Fredy Tejada, engenheiro e consultor técnico da Casa Fernandes, revendedor de pneus de motos em São Paulo (SP), o motociclista brasileiro precisa criar o hábito de verificar semanalmente o estado das rodas e pneus. “Qualquer anomalia como, por exemplo, um amassado no aro ou raios com tensões diferentes ou quebrados, podem comprometer a dirigibilidade e, consequentemente, a segurança do piloto”, explica Tejada, dizendo que o alinhamento tem de ser feito por profissionais especializados e de acordo com a recomendação do fabricante.
“Este trabalho de alinhamento não precisa ser feito pontualmente, a cada três meses, por exemplo. Isso vai da sensibilidade do motociclista, que deve buscar sempre uma pilotagem mais confortável e segura. Um simples teste visual nos aros, raios e pneus podem evitar muitos problemas. Em resumo, o piloto tem que ter mais cuidado com a sua moto. E não esquecer também de calibrar o pneu semanalmente”, conta. Segundo Tejada, moto em perfeito estado oferece maior rendimento quilométrico do pneu e um menor consumo de combustível.
Balanceamento
Já o balanceamento das rodas é feito principalmente em rodas de liga leve usadas em motos acima de 600cc, que calçam em sua grande maioria pneus radiais. Hoje, há dois tipos de balanceamento para as rodas de liga leve: o estático, feito manualmente; e o dinâmico, realizado por uma máquina computadorizada, muito semelhante às utilizadas nas oficinas especializadas em carros. Porém, a operação estática é ainda a mais popular, sendo utilizada inclusive no Mundial de MotoGP. Isso em função de sua maior sensibilidade.
Para Gregory Ross, proprietário da Alemão Pneus, tradicional ponto de venda pneus e conserto de rodas da capital paulista, “o balanceamento faz o casamento perfeito entre os pneus e a roda”. Segundo o especialista, haverá um desgaste prematuro do pneu, danos ao rolamento e ao sistema de freios, além de comprometer a dirigibilidade. “Alemão”, como é mais conhecido, afirma que toda vez que um pneu é substituído, a roda deverá passar por um novo balanceamento. “O investimento é baixíssimo (a partir de R$ 30,00) se comparado com o valor de um pneu novo de primeira linha. Isso sem dizer no conforto e a segurança que uma roda balanceada irá oferecer ao piloto”, conclui.
Fonte: Pesquisa google.com
Reza a lenda que em motos de baixa cc não precisa.
Testa pragente, Bartolin!!!
Prende um pesinho na roda e vai dar um rolé. Se der diferença me avisa que eu vou na hora balançear a minha!! rsrsrs...
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Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ
Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.
se tu não conseguir andar sem as mãos no plano era uma boa dar uma revisada nos aros
Aproveitando esse assunto tenho uma curiosidade:
O pneu dianteiro das motos de voces gasta parelho ou o lado esquerdo gasta mais?
Depois explico porque perguntei.
Isso é relativo,vc deve virar mais para a esquerda kkk.
http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...c,29820.0.html
Restauração Honda cg 125 1981 "moto antiga não anda nem voa,moto antiga desfila."
Campanha => "[glow=red,2,300]Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." Entre também[/glow] ! !
Tem uns doido que anda sempre no canto da pista.
Deve gastar mais de um dos lados, nesse caso!! hehehe...
Da minha Web tava gastando mais de um dos lados o dianteiro... era o rolamento...
Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ
Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.
Sobre o desgaste questionei isso com um "mexanico" pois o meu pneu dianteiro aparentava ter o desgaste levemente maior do lado esquerdo (esquerdo eu estando sentado no banco) e ele me disse ser normal, tanto que tinha uma titan lá e ele me mostrou e o desgaste do lado esquerdo também era um pouco maior. Por desencargo chequei a roda da minha moto depois, não tá torta, rolamentos estão ok, dai nem encanei com isso. O engraçado é que troquei o pneu e este que está agora o desgaste está uniforme, a diferença é que esse ainda tá meia vida e o outro já tava no fim, quando chegar a hora de trocar esse vou olhar denovo.
É que uma vez tava na oficina de um amigo meu conversando quando ele fala pra mim: Já reparou que as motos daqui gastam mais o lado esquerdo do pneu dianteiro? Eu fiquei meio assim mas quando ele viu que eu tava estranhando ele me disse para olhar todas as motos que tivesse lá. E realmente todas estavam com um lado mais desgastado que o outro, inclusive a minha que eu nunca tinha notado... Comecei a reparar nas notos pela cidade e não vi nenhuma com o desgaste igual nos 2 lados.
Ele me falou que seria pela geografia da cidade. Cidade pequena, o centro tem várias quadras e a galera nos fds ficam dando voltinhas ao redor do centro. Mas daí eu pensei: Eu só uso a minha no mesmo trajeto ida e volta para o serviço e contei as curvas e são exatamente divididas. Conferi minhas motos, todas alinhadas e todas mais gastas do lado esquerdo. E agora, teria explicação? Meu pai falou que talvez fosse pela tração da moto ser do lado esquerdo ela tipo força o quadro para aquele lado e o pneu gasta mais com essa força da tração. Na falta de outra explicação to nessa aí do meu pai por enquanto kkkkk.
podem reparar é muito mais fácil deitar a moto para o lado esquerdo do que o direito...
Voltando ao assunto do tópico,Se não precisace fazer,não existiria.
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Voltando ao assunto do tópico:
Não sei se é lei, mas acho que tem que fazer.
Usar a moto em perímetro urbano com velocidade moderada até vai. Agora passa dos 80 com uma moto se sacudindo toda pra ver o perigo que é!
Reza a lenda que em motos de baixa cc não precisa.
Em praticamente todo forum tem topico sobre esse assunto.
Aqui no PN mesmo já foi discutido isso...
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Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.