Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 58
  1. #1
    Motociclista Avatar de jobarte
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    37
    Posts
    1.142

    Amaciar a moto, mitos e verdades

    Bom, desde a primeira vez que eu subi em uma moto eu ouço falar nisso,
    "Sua moto foi bem amaciada"
    "Para sua moto andar bem, você tem que amaciar ela"
    "Sua moto esta rápida, você amaciou legal ela"
    Então resolvi abrir este tópico para debatermos sobre este conceito, o que é mito e o que é verdade
    ex Honda NXR 150 Bros ESD 2010 Vermelha "Piru"
    Yamaha Factor ED 2013 vermelha "Pipoca"
    Yamaha XTZ 150 Crosser ED laranja "Rapodengo"

  2. #2
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re:Amaciar a moto, mitos e verdades

    Mito: Os motores atuais já são amaciados em fábrica

    Fato: Os motores atuais AINDA precisam passar por uma fase de amaciamento de 3 fases.
    1ª - Giro baixo
    2ª - Giro médio
    3ª - Giro alto

    Mito: Algumas marcas vêm com um fluido de amaciamento junto ao óleo

    Fato: O primeiro óleo deve ser trocado antes dos 1000km

    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de Destro
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Rio de Janeiro
    Idade
    45
    Posts
    466

    Re:Amaciar a moto, mitos e verdades

    Blau,

    Dessa que a primeira troca de oleo deve ocorrer antes dos 1000 eu não sabia... vou falar com os mecanicos da Suzuki a respeito, e pedir que isto seja feito na minha...
    Na Suzuki a recomendação é esta mesmo... Até 750 km não pode passar de 5000 giros... de 751 até 1000 não pode passar de 6500... depois de 1200 km rodados é só alegria...
    Vou confessar que quase nunca consigo manter os 5000... fico nos 5500 :#

    Abraços
    Alone on Road Moto Grupo
    Visite nosso site!
    http://www.aloneonroad.com.br


  4. #4
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re:Amaciar a moto, mitos e verdades

    Destro, no manualç deve estar primeira troca com 1k e as outras com 3k, não é??
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    966

    Re:Amaciar a moto, mitos e verdades

    Minha moto desde os primeiros KM sempre andei normal, mas eu andando normal não passo de 6.000rpm, uma vez ou nunca mando uns 9.000rpm nela, tipo andando todo dia vou passar a marcha a 9.000rpm uma vez só em toda semana!!!

  6. #6
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    Santa Maria da Vitória-ba
    Posts
    1.296

    Re:Amaciar a moto, mitos e verdades

    cara antigamente tinha todo um ritual de amaceamento dos motores devido as folgas dos componentes do motor, hoje em dia nao precisamos nos preocupar devido a emgearia atual e otimos lubrificantes éxeto as 2t que divido a seu sistema de lubrificação direta no combustivel, nos primeiros kilometros se emgorda a mistura do ólio.
    Apesar de tudo seja vc mesmo,mas lembre-se que mudar pra melhor faz parte da evolução humana

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de Destro
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Rio de Janeiro
    Idade
    45
    Posts
    466

    Re:Amaciar a moto, mitos e verdades

    Citação Postado originalmente por blaugusto Ver Post
    Destro, no manualç deve estar primeira troca com 1k e as outras com 3k, não é??
    Não sei véio... vou dar uma olhadinha hoje a noite!

    Mas valeu pela dica!

    Abraços
    Alone on Road Moto Grupo
    Visite nosso site!
    http://www.aloneonroad.com.br


  8. #8
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    Rio Grande do Sul - Canoas
    Idade
    34
    Posts
    926

    Re:Amaciar a moto, mitos e verdades

    a minha é 1,3,6,9,12 e assim vai .
    Visite a minha nega: http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...c,30867.0.html

    "Quer descobrir se há vida após a morte? Mexa na minha moto!"

  9. #9
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re:Amaciar a moto, mitos e verdades

    Citação Postado originalmente por luciano streetfhather Ver Post
    cara antigamente tinha todo um ritual de amaceamento dos motores devido as folgas dos componentes do motor, hoje em dia nao precisamos nos preocupar devido a emgearia atual e otimos lubrificantes éxeto as 2t que divido a seu sistema de lubrificação direta no combustivel, nos primeiros kilometros se emgorda a mistura do ólio.
    PaidaRua, não é nem questão de ter bons lubrificantes e a engenharia atual ser muito avançada.

    Dentro dos motores tem muitas peças que trabalham atritando umas com as outras.
    Comando de valvulas, valvulas, pistões, bielas...
    Tudo isso precisa sim do amaciamento.

    Se vc comprar 10 bielas originais, todas elas vão ter medidas diferentas. Vai ser coisa de milésimos de milimetros, mas é o suficiente pra necessitar de um periodo de assentamento entre as peças que compõem o conjunto.
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  10. #10
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    Santa Maria da Vitória-ba
    Posts
    1.296

    Re:Amaciar a moto, mitos e verdades

    Citação Postado originalmente por blaugusto Ver Post
    PaidaRua, não é nem questão de ter bons lubrificantes e a engenharia atual ser muito avançada.

    Dentro dos motores tem muitas peças que trabalham atritando umas com as outras.
    Comando de valvulas, valvulas, pistões, bielas...
    Tudo isso precisa sim do amaciamento.

    Se vc comprar 10 bielas originais, todas elas vão ter medidas diferentas. Vai ser coisa de milésimos de milimetros, mas é o suficiente pra necessitar de um periodo de assentamento entre as peças que compõem o conjunto.
    O meu rei tú quer enssinar o padre resar missa ó paí ó :-/ o que eu quis dizer é que a engearia de antigamente nao era taum precisa como a de hoje, e nao tinha bons lubrificantes como os de hoje, pra se ter uma ideia o mobil1 API/SF estar 3 gerações atras du yamalube e havoline ambos API/SL copriendes | |
    Apesar de tudo seja vc mesmo,mas lembre-se que mudar pra melhor faz parte da evolução humana

  11. #11
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    campinas - sp
    Idade
    38
    Posts
    615

    Re:Amaciar a moto, mitos e verdades

    cada um tem um conceito ne...
    lembro d qdo comprei uma titan em 2006, fui perguntar pro mecanico responsavel pela oficina...
    ele foi bem claro, ate uns 500km, ande normal...sem esticar mto, mas tb nao precisa ter mta do da moto...
    a partir dai, ele falou pra descer a lenha...se quisesse, andar sem dó...
    e foi o q eu fiz...
    vendi ela com 35 mil km, e a unica coisa (além d oleo) q mexi no motor foi o esticador da corrente de comando...e a moto nao tinha uma barulhinho sequer...
    mas sei la...as vezes tive sorte...kauaukaukaku
    'MORRER JOVEM O MAIS VELHO POSSÍVEL!!"

    Vendo Suplementos Importados

  12. #12
    Motociclista Avatar de jobarte
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    37
    Posts
    1.142

    Re:Amaciar a moto, mitos e verdades

    A minha Bros mesmo, comprei ela em fevereiro, ficou parada um mes na garagem (sim, tive problemas com Detran MG - não emitiram minha CNH porque eles conseguiram perder minha pauta la dentro)
    Ai emprestei a moto ao meu mestre (sim, ele me ensinou tudo o que sei sobre motos, inclusive consegui convençer ele a se cadastrar aqui, motoboy experiente, 23 anos em duas rodas) porque a dele foi para manutenção e tinha que esperar por peças. Até então eu tinha andado 5 vezes sem a CNH, senti ela meio dura. Quando enfim minha CNH saiu e eu fui dar uma voltinha na motoca, senti uma leveza enorme, nas curvas, para acelerar e talz, ai que o Sergio falou que ela foi bem amaciada, então fiquei com essa pulga na orelha, pois to com medo de comprar a lander X e não saber "amaciar" ela.
    ex Honda NXR 150 Bros ESD 2010 Vermelha "Piru"
    Yamaha Factor ED 2013 vermelha "Pipoca"
    Yamaha XTZ 150 Crosser ED laranja "Rapodengo"

  13. #13
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Recife-PE
    Idade
    36
    Posts
    2.808

    Re:Amaciar a moto, mitos e verdades

    No meu manuel tem dizendo que a primeira é com 1000km.... segunda com 4000km... terceira com 8000.... e assim vai... mas eu acho que nem tudo deve ser como ta no manuel... se precisar trocar o oleo antes dos km´s previstos troco sem prow nenhum!!!

    é o amaciamento é de hiper importancia para a moto em geral...

    eu que o diga... abri um topico parecido com esse uma vez e peguei varias dicas...

    Valeu grande familia do PN!!!
    [img width=480 height=106]http://img517.imageshack.us/img517/3301/pn1i.jpg[/img]
    Moto é minha paixao!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=YwTzmBmq8Rw
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/f...s-fotos-pag-4/

  14. #14
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re:Amaciar a moto, mitos e verdades


    Citação Postado originalmente por luciano streetfhather Ver Post
    O meu rei tú quer enssinar o padre resar missa ó paí ó :-/ o que eu quis dizer é que a engearia de antigamente nao era taum precisa como a de hoje, e nao tinha bons lubrificantes como os de hoje, pra se ter uma ideia o mobil1 API/SF estar 3 gerações atras du yamalube e havoline ambos API/SL copriendes | |
    Não quero ensinar ninguém não... quero apenas compartilhar o meu cconhecimento e mostrar os meus embasamentos.
    Se esles estiverem errados, quero que sejam corrigidos.

    Mas o meu conhecimento de mecanica e engenharia me provam que o periodo de amaciamento é essencial para o futuro da moto.
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  15. #15
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Recife-PE
    Idade
    36
    Posts
    2.808

    Re:Amaciar a moto, mitos e verdades

    Citação Postado originalmente por blaugusto Ver Post
    Não quero ensinar ninguém não... quero apenas compartilhar o meu cconhecimento e mostrar os meus embasamentos.
    Se esles estiverem errados, quero que sejam corrigidos.

    Mas o meu conhecimento de mecanica e engenharia me provam que o periodo de amaciamento é essencial para o futuro da moto.
    So complementando BL ... tanto pra motos antigas quanto atuais... amaciamento é essencial para qualquer moto.....

    Vou dar um exemplo que meu amigao Zack citou...

    EX: se um dia vc entra na academia e nao é acostumado a pegar peso algum certo... vc ja vai chegar e colocar 80K pra malhar????
    Nao mesmo ne... a mesma coisa é a moto... quando 0km vc colocaria 120km/h nela??? acho que nao ne...

    BLaugusto concordo com vc sim... pois é essencial o amaciamento em qualquer veiculo 0 km!!!
    [img width=480 height=106]http://img517.imageshack.us/img517/3301/pn1i.jpg[/img]
    Moto é minha paixao!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=YwTzmBmq8Rw
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/f...s-fotos-pag-4/

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •