Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 11 de 11
  1. #1
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Curitiba PR
    Idade
    40
    Posts
    538

    Pra quem tem scooter / dúvida

    Pessoal, só contando um causo de ontem....
    Na hora do almoço, peguei a burgman125 da namo pra ir levar umas peças para meu mecânico, que tá fazendo revisão na XT.
    Meio dia em Curitiba, chovendo, e atropelei uma velhinha.... eu tava parado no semáforo, e ela veio andando de costas, não entendi o motivo (mas agora fazendo um esqueminha no paint, entendi melhor). Enfim, não é por causa do acidente que postei.

    A questão é, percebi que o scooter não freia como deveria com a roda dianteira. Mesmo estando tudo em ordem pastilhas discos. Pilotando você percebe claramente que os freios estão ok, mas em uma emergência o freio dianteiro deixou a desejar, mesmo sendo a disco, enquanto o traseiro a tambor (que não usei na hora) segura bem mais.
    Fiquei a noite pensando e cheguei na seguinte conclusão.
    Como a suspensão é bastante curta e o motor fica praticamente na roda traseira, no momento da frenagem não ocorre um deslocamento de peso tão grande para a roda dianteira, mantendo-se atrás..... chutando números, diria que na burg, a divisão de peso normal ficaria 20% na frente e 80% atras, e no momento da frenagem o peso desloca e fica 30% na frente e 70% atrás. Na XT com certeza num momento de frenagem o peso deslocaria uns 60% na frente e só uns 40%, talvez menos.
    A pergunta é, alguém que tenha scooters, já percebeu (numa emergência) que o freio traseiro funciona melhor? (Ou eu que fui bração mesmo, por não conhecer direito a motinho??)

    Segue esqueminha no paint do acidente....


    http://img811.imageshack.us/img811/6...ente210910.jpg
    (EX) Titan 2003 ES Azul, Positron Duoblock, Trava de Disco Luma, Manopla azul
    (EX) XT600 97 Azul/Branca, alforges, parabrisa - carinhosamente HIPOPÓTAMA!!
    (EX) Kawasaki Ninja 250R 09 - Anda mais porque é verdinha, ou é verdinha porque anda mais?
    (atual) Suzuki GSXR 1100W 93 - 155HP de pura diversão

  2. #2
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Santa Isabel - SP
    Posts
    231

    Re:Pra quem tem scooter / dúvida

    Defeito, ou a outra hipotese

    Dificil de entender como o dianteiro não freie mais que o traseiro

    Alias, facil sim: tava chovendo né? Pastilha molhada não freia nada...Tambor nesse caso é melhor por ser fechado e conservar o calor lá dentro

    O conselho é com chuva, usar o freio mais vezes, para deixar seco (se der...claro) e em emergencia, estar 100% (com o disco quente, a agua bate e evapora - com o disco frio, fica uma lamina lubrificante entre o disco e a pastilha...dai, coitada da velhinha...)
    Mobylette II, a verdade está na cabeça de cada um!

  3. #3
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re:Pra quem tem scooter / dúvida

    Citação Postado originalmente por joao fernando Ver Post
    Defeito, ou a outra hipotese

    Dificil de entender como o dianteiro não freie mais que o traseiro

    Alias, facil sim: tava chovendo né? Pastilha molhada não freia nada...Tambor nesse caso é melhor por ser fechado e conservar o calor lá dentro

    O conselho é com chuva, usar o freio mais vezes, para deixar seco (se der...claro) e em emergencia, estar 100% (com o disco quente, a agua bate e evapora - com o disco frio, fica uma lamina lubrificante entre o disco e a pastilha...dai, coitada da velhinha...)
    Na teoria é assim mesmo. Mas é incrivel como entra agua por qqr coisinha no tambor traseiro. O dianteiro é bem mais dificil de entrar água...

    E o disco seco ou molhado é beeeeemmmm melhor que o tambor.
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  4. #4
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Curitiba PR
    Idade
    40
    Posts
    538

    Re:Pra quem tem scooter / dúvida

    Pois é.... disco molhado, tinha acabado de sair do serviço (tinha usado muito pouco).
    Enfim, peguei a XT hoje no almoço e estou melhor adaptado.... e não atropelei nenhuma velhinha no caminho (graças a Deus ela não machucou nada....)
    Em 15 dias mando a burg fazer uma revisão completa, por precaução.

    Obrigado a todos!
    (EX) Titan 2003 ES Azul, Positron Duoblock, Trava de Disco Luma, Manopla azul
    (EX) XT600 97 Azul/Branca, alforges, parabrisa - carinhosamente HIPOPÓTAMA!!
    (EX) Kawasaki Ninja 250R 09 - Anda mais porque é verdinha, ou é verdinha porque anda mais?
    (atual) Suzuki GSXR 1100W 93 - 155HP de pura diversão

  5. #5
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Dec 2008
    Posts
    179

    Re:Pra quem tem scooter / dúvida

    Lembrando que o estilo de pilotagem de uma scooter é totalmente diferente de uma moto normal. O mesmo vale para a frenagem.

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    Cascavel / PR
    Idade
    41
    Posts
    144

    Re:Pra quem tem scooter / dúvida

    Freio à disco é melhor que tambor em qualquer situação, nevando, chovendo granizo, no sol, etc...

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Curitiba PR
    Idade
    40
    Posts
    538

    Re:Pra quem tem scooter / dúvida

    Citação Postado originalmente por gd Ver Post
    Lembrando que o estilo de pilotagem de uma scooter é totalmente diferente de uma moto normal. O mesmo vale para a frenagem.
    Justamente.... por isso achei que a distribuição de peso na scooter no momento de frenagem ficasse mais na roda de trás....
    (EX) Titan 2003 ES Azul, Positron Duoblock, Trava de Disco Luma, Manopla azul
    (EX) XT600 97 Azul/Branca, alforges, parabrisa - carinhosamente HIPOPÓTAMA!!
    (EX) Kawasaki Ninja 250R 09 - Anda mais porque é verdinha, ou é verdinha porque anda mais?
    (atual) Suzuki GSXR 1100W 93 - 155HP de pura diversão

  8. #8
    Member
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Paulo
    Posts
    90

    Re:Pra quem tem scooter / dúvida

    tenho scooter (Eagle 150cc) e numa situação de frenagem em scooter pelo que já percebi é sempre melhor utilizar os dois freios ao mesmo tempo principalmente o traseiro , eu diria que deve segurar o freio traseiro e o dianteiro juntos e que numa situação de chuva se vc só usar o dianteiro, a scooter escorrega um pouco (em linha reta) e não segura como precisaria .


    Quer ganhar dinheiro pela Internet ? clicke no link abaixo...
    http://www.kitganhedinheiro.net/?7762

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de cabra de brasilia
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília-DF
    Idade
    43
    Posts
    4.487

    Re:Pra quem tem scooter / dúvida

    M.e.r.d.a.s acontecem....tem hora que conseguimos sair delas e tem horas que a única coisa que resta é trancar o fi o fó e esperar a lapada.

    Não é porque o disco de freio estava 1,026º graus abaixo da temperatuira correta de trabalho o o vento vindo da massa polar La Ninã fez entrar água no tambor o que acabou acarretando em uma perda de 0.97654% da eficiência do freio.


    Esses dias na faixa de pedestre eu dei sorte e consegui freiar a Lead a tempo...senão iria atropelar uma pedestre........já outra vez de carro foi só a lapada na traseira de outro que parou na faixa.

  10. #10
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Curitiba PR
    Idade
    40
    Posts
    538

    Re:Pra quem tem scooter / dúvida

    Citação Postado originalmente por andren Ver Post
    tenho scooter (Eagle 150cc) e numa situação de frenagem em scooter pelo que já percebi é sempre melhor utilizar os dois freios ao mesmo tempo principalmente o traseiro , eu diria que deve segurar o freio traseiro e o dianteiro juntos e que numa situação de chuva se vc só usar o dianteiro, a scooter escorrega um pouco (em linha reta) e não segura como precisaria .
    Foi o que aconteceu.... freei o dianteiro e a roda escorregou, mas foi em linha reta normal, e eu coloquei os pés no chão e fui equilibrando.... mas quando a roda passou na faixa de pedestres (lisa pacas) daí não teve jeito, a frente virou e foi pro meio-fio, torci o pé e cai.... e nisso a mulher que tava vindo de costas caiu por cima...
    Não usei o freio traseiro pois geralmente só uso em velocidade mais alta, só pra estabilizar na frenagem...
    (EX) Titan 2003 ES Azul, Positron Duoblock, Trava de Disco Luma, Manopla azul
    (EX) XT600 97 Azul/Branca, alforges, parabrisa - carinhosamente HIPOPÓTAMA!!
    (EX) Kawasaki Ninja 250R 09 - Anda mais porque é verdinha, ou é verdinha porque anda mais?
    (atual) Suzuki GSXR 1100W 93 - 155HP de pura diversão

  11. #11
    Piloto de moto Avatar de Guilherme Rabelo
    Data de Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    poços de caldas
    Idade
    41
    Posts
    3.491

    Re:Pra quem tem scooter / dúvida

    esse problema ai da faixa branca acontece com qualquer moto choveu elas ficam um sabao mesmo.....

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •