Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 17
  1. #1
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Posts
    571

    Terminal da bateria com zinabre.

    Olá pessoal.
    Comprei uma bateria nova, depois de 3 semanas de uso vi que o terminal negativo tava com um zinabre, parece ácido da bateria que quase desintegrou o parafuso. Pra soltar ele da porca tive que usar um desengripante, mesmo assim saiu com dificuldade.

    Pq se dá isso é como evitar?

    Bom dia galera.

  2. #2
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Terminal da bateria com zinabre.

    A causa desse zinabre exatamente porque eu não sei. Ou é por causa da corrente elétrica que circula, ou pela própria ação do tempo ou até pelo ácido da bateria. Mas isso sempre acontece entre o terminal da bateria e o conector que são feitos de metais diferentes. Se não me engano os terminais são de chumbo e os conectores de cobre ou latão, que tem essa tendencia de reação química entre eles.

    Pra limpar e evitar a oxidação passa uma escova de aço nos terminais e nos conectores depois aplique graxa misturada com pó de grafite. Fica muito bom. :OK:

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de ShimAdA
    Data de Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Ribeirão Preto-SP
    Idade
    36
    Posts
    446

    Re:Terminal da bateria com zinabre.

    Esse zinabre que cria é pelos vapores do ácido mesmo, para evitar eu passo vaselina em pasta e sempre tive bons resultados.

  4. #4
    Motociclista Avatar de romanex
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Carapicuíba
    Idade
    57
    Posts
    1.177

    Re:Terminal da bateria com zinabre.

    Na verdade, o problema de criar zinabre é porque na fundição do borne da bateria que é de chumbo, ele ficou "poroso", deixando assim subir a umidade da solução da bateria pelos poros do borne, que faz uma reação química com o cobre e com o chumbo, criando o zinabre...
    é por isso que algumas baterias criam zinabre e outras não (se a fundição foi feita adequadamente, ela não irá criar zinabre)
    Quanto ao procedimento, é o que passaram, pode ser graxa, mas o ideal é aquelas vaselinas brancas...
    lembre de limpar bem o terminal primeiro.....
    para retirar todo o resíduo de zinabre, você pode fazer uma solução de bicarbonato (água com um pouco de bicarbonato), só que tenha cuidado para não cair dentro da bateria, pois o bicarbonato reage com o acido e neutraliza ele....
    depois você faz como o magrão TK falou...
    Antigamente, o pessoal cortava uma arruela de feltro, banhava em solução de bicarbonato e colocava na base do terminal....
    assim o bicarbonato neutralizava o acido que subia pelos poros do polo da bateria, evitando a criação de zinabre....
    se você usar desse método junto com o uso de graxa ou vaselina, nunca mais terá esse problema...

    :OK: :OK:
    http://2.bp.blogspot.com/-VXA60br7_KM/UgUHrODc6vI/AAAAAAAA-d0/lTT3jpFzSNk/s1600/Russian_Truck_Driver.gif

  5. #5
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re:Terminal da bateria com zinabre.

    Na bateria da Yes tem um encaixe pra colocar um tubinho, pros gases não irem pros contatos.
    Veja se nessa bateria não tem isso...
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  6. #6
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    Maringá
    Idade
    37
    Posts
    1.356

    Re:Terminal da bateria com zinabre.

    para limpar o zinabre agua quente é ótima, a ideia da arruela com solução de bicarbonato não ruim , mas é bom passar uma graxinha nos terminais!
    [img width=136 height=130]http://naointendogifs.files.wordpress.com/2010/11/ladrao.gif[/img]

    FOTO DA "poderosa" rsrsrsr http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...html#msg458562

  7. #7
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re:Terminal da bateria com zinabre.

    Pra limpar o zinabre pode usar limão tb!
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  8. #8
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re:Terminal da bateria com zinabre.

    Citação Postado originalmente por blaugusto Ver Post
    Pra limpar o zinabre pode usar limão tb!
    Limão limpa que é uma beleza! Utilizo para limpar a grelha antes de fazer um churrasco.

    Procure sempre dar uma conferida, compre um spray de Limpa Contatos e dá umas espirradas.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  9. #9
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Posts
    571

    Re:Terminal da bateria com zinabre.

    Na hora borrifei um óleo spray, vou fazer o que vcs orientaram, interessante que foi só no borne negativo o + ficou limpinho

  10. #10
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Terminal da bateria com zinabre.

    Citação Postado originalmente por ASR Ver Post
    Na hora borrifei um óleo spray, vou fazer o que vcs orientaram, interessante que foi só no borne negativo o + ficou limpinho
    Não sei porque geralmente é o negativo que oxida mais. Será que o sentido da corrente influencia isso? Pois ao contrário do que muita gente pensa a corrente elétrica sai pelo pólo negativo e entra pelo positivo.

  11. #11
    Senior Member Avatar de chuckzin
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    Joinville - SC
    Idade
    37
    Posts
    683

    Re:Terminal da bateria com zinabre.

    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Não sei porque geralmente é o negativo que oxida mais. Será que o sentido da corrente influencia isso? Pois ao contrário do que muita gente pensa a corrente elétrica sai pelo pólo negativo e entra pelo positivo.
    Pode ser, ainda mais que o polo negativo é utilizado por todo sistema elétrico, ja o positivo nem tanto assim, (como?) os farois usam o negativo da bateria, porém positivo do estator

  12. #12
    Manoel Araujo dos Passos
    Guest

    Re:Terminal da bateria com zinabre.

    Citação Postado originalmente por blaugusto Ver Post
    Pra limpar o zinabre pode usar limão tb!
    Coca- Cola tbm limpa !!!


  13. #13
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308

    Re:Terminal da bateria com zinabre.

    Zinabre é nada mais que sulfato de cobre, ou seja, ácido sulfúrico da batera + cobre do terminal do cabo
    Para limpar é só jogar água corrente que sai tudo


  14. #14
    Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    40
    Posts
    20

    Re:Terminal da bateria com zinabre.

    Citação Postado originalmente por ASR Ver Post
    Olá pessoal.
    Comprei uma bateria nova, depois de 3 semanas de uso vi que o terminal negativo tava com um zinabre, parece ácido da bateria que quase desintegrou o parafuso. Pra soltar ele da porca tive que usar um desengripante, mesmo assim saiu com dificuldade.

    Pq se dá isso é como evitar?

    Bom dia galera.




    eu cortei dois pedacinhos daquela esponja scot britte furei no meio pra passar o suporte do parafuso dos terminais....coloquei um pouco de oleo diesel ................e naunca mais zinabre..........essa merda d zinabre.....atrapalha at a carregar a bateria...
    Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que a explique e ninguém que não a entenda.

  15. #15
    Motociclista Avatar de Bortolin
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Sertãozinho/SP
    Idade
    45
    Posts
    1.336

    Re:Terminal da bateria com zinabre.

    vixe...o da minha YES tá desse jeito....final de semana se der vou limpar...
    "Quando tudo o mais falhar, finja-se de morto"
    Suzuki YES - 2008
    Sertãozinho- SP

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •