Caros Colegas,

Por favor, estou com alguns problemas com minha suzuki yes, e, antes de jogá-la fora e/ou definitivamente desistir das duas rodas por falta de profissionais qualificados na região onde moro, recorro à sua ajuda ou conselho!

Tenho lido várias mensagens, inclusive as postadas pelo JDuarte, tutoriais, videos explicando procedimentos e teorias de como se ajustar o sistema de combustão desta motoca.

Gostaria de contar a história dela:

Ano 2007, fiz as 3 primeiras revisõies, em dia, e por motivos financeiros, não pude acompanhar as demais. Por hábito, cumpri com as orientações do manual ao pé da letra, principalmente no quesito amaciamento de motor.

Até a moto atingir os 41000 km, sem sombra de dúvidas, ela rodava cerca de 40 km/l na estrada. Eu só a utilizo para me deslocar de casa para o trabalho. 99% do meu percurso é rodovia (raposo tavares, rodoanel e castelo branco). Ando cerca de 55 km por dia e, sem mentira alguma, RARAMENTE ultrapasso os 80 km/h POR OPÇÃO.

Quanto tive melhores condições financeira, retornei a moto à concessionária para revisão (41000km). De 37, 40 km/l, passou a fazer 35 km/l. Segundo o atendente, ainda por cima, me aconselhou a realizar a troca dos balancins, pois, pela demora na revisão, estavam pouco danificados e os ajustes feitos foram os mínimos. Como não podia arcar com o custo (180 reais de peça mais mão de obra), não fiz o trabalho. Também fui orientado que, se não forçasse o motor (e como costumeiramente não faço), não haveria problemas em continuar com os balancis do jeito que estavam, porém a moto não teria o mesmo rendimento. Tudo bem, então. Associei essa queda no rendimento km/l aos ajustes não adequados.

Com a lei do Kassab, e a minha insistente falta de recurso financeiro, resolvi levar a moto em algum mecânico, conhecido, da região, para ajustes tipo "revisão geral" para não ter sustos na hora da inspeção veicular. Passou na revisão com os valores: COc(%Vol)=1,47; HCc(ppm)=177 e Fator Dil.=2,33.

Imaginei que essa revisão feita pelo mecanico recomendado, iria contribuir para melhorar o rendimento km/l, o que não aconteceu. O susto é que de 35 km/l agora a moto não faz 30 km/l nem se eu empurrar. Está fazendo, em média, 26 km/l.

Colegas, por favor, gostaria muito da sua ajuda. Acredito que essa motoca ainda tem capacidade de voltar a trabalhar na casa dos 33 km/l, pelo menos.

Por favor, me deem uma luz, uma ajuda, uma orientação ou, pelo menos, me indique alguém que realmente saiba o que faz em motocicleta, pois os mecânicos da minha região TODOS ajustam tudo nas motocicletas à base do cheiro e do barulho e achismo. Conhecimento técnico tá dificir!

Após ler muitas coisas sobre o JDuarte, encontrei uma afirmação dizendo que ele é hobbista e não tem oficina. Hobbistas em sua maioria, são apaixonados e acabam até mesmo possuindo mais conhecimento técnico e prático do que muito engenheiro. Não tenho muita aptidão em fazer as coisas eu mesmo. Tenho receio de seguir os tutoriais por mim mesmo e acabar piorando a situação.

Moro na zona oeste de são paulo, Taboão da Serra. Gostaria muita da ajuda do vocês, quiçá do JDuarte se pudesse me agraciar orçando a manutenção da magrela.

Grande abraço a todos e no aguardo de sua ajuda!

Daniel Lopes.