Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 78
  1. #1
    Motociclista Avatar de msguinha
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    RS
    Idade
    34
    Posts
    1.272

    Sobre os escapes Esportivos e as Multas sem sentido

    Prezados Senhores.

    A LAF INDUSTRIA E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS PARA MOTOCICLETAS LTDA, proprietária das marcas Tork e ProTork é
    uma empresa genuinamente brasileira que atua no ramo de fabricação de peças e acessórios para motocicletas a mais de 15
    (quinze) anos, sempre se dedicando a oferecer o melhor aos seus Clientes, seja com produtos modelo originais ou esportivos com
    designs arrojados, porém sempre com a preocupação de cumprir tudo aquilo que a legislação nos solicita. A respeito de ocorrências
    de multas e ou apreensões de motocicletas com a alegação que nossos escapamentos da linha Papaléguas ou pro tork estariam
    produzindo um ruído muito forte, acima do permitido por Lei, informamos que:
    1* Estes escapamentos possuem abafador com lã de vidro especial e desenvolvida para altas temperaturas, coberto em malha de
    aço e que é responsável pela dosagem do ruído e afirmação da compressão do motor. Porém alguns policiais, sem o devido
    conhecimento técnico, alegam que o escape é direto , o que não é verdade. Pois para ser direto ele teria que ser livre, sem abafador,
    somente um cano livre de obstáculos e filtros, o que por certeza não está acontecendo.

    2* Todos os nossos escapamentos tanto originais como esportivos limitam-se a emitir sons abaixo do que estabelece a Resolução
    número 252 de 01 de fevereiro de 1999 pelo CONAMA e está totalmente dentro das normas da NBR 9714, ou seja abaixo de 99
    decibéis.

    3* Qualquer veículo que colocar um escape esportivo, seja carro ou moto, produz um ronco mais forte e é diferente de acordo com
    cada veículo ou potência. Desta forma as motocicletas de baixa cilindrada, que sempre são mono ou bicilindricas, produzem ronco
    agudo em baixas rotações e conforme o aumento do giro do motor, fica mais grave e baixo. Isto explica a impressão que se tem de
    que o escape possa estar barulhento em baixas e médias rotações, em contrapartida, nas motocicletas de grande cilindrada ocorre o
    inverso, em baixas e médias rotações o ronco é baixo e em altas rpm´s o ronco é forte e grave. O que faz com que as autoridades
    insistam em multar as motocicletas de baixa cilindrada em detrimento as de alta cilindrada.

    4* Ocorre também alguns autos de infrações pelo motivo de descaracterização das motocicletas, o que também descordamos, pois o
    escapamento esportivo mantém a mesma finalidade técnica do original ou seja, a passagem dos gases do cilindro e a compressão do
    motor. Todas as medidas, ângulos e espessuras do tubo de saída do cilindro e do miolo interno da ponteira são semelhantes ao
    original, mantendo as mesmas funções técnicas, produzindo um ronco diferenciado, porém dentro do que estabelece a Lei, todos os
    escapamentos por nós fabricados emitem ruídos abaixo de 99 decibéis. Se um escapamento esportivo descaracterizasse a
    motocicleta, todo e qualquer acessório tais como bagageiros, baús, bauletos, protetores de pernas, protetores de escapamento etc.
    também seriam proibidos, pois estariam alterando a característica original da motocicleta, pois em sua grande maioria não
    acompanham estes itens de fábrica. De acordo com o artigo 230, parágrafos VII, IX, X, XIII, o que não pode ser alterado, são as
    lanternas, faróis, entre eixos, cor, tipo de combustível, pois estas mudanças alterariam os itens obrigatórios em uma motocicleta, e
    deveriam ser informados no documento da mesma.

    5* De acordo com a resolução de numero 252 de 01 de fevereiro de 1999 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), os
    limites máximos de ruído emitidos por veículos automotores na condição parada, para fins de inspeção e fiscalização de veículos
    automotores em uso, relativos aos modelos de veículos do ciclo Otto e Diesel são:

    TABELA – 1


    Tipo de veículo / motor Posição Limite máximo de

    Do Motor Ruído (dB(A))


    Veículos de passageiros até nove lugares e veículos de uso misto derivados de automóvel com motor

    Do Ciclo Otto e Peso Bruto Total < 3.856 kg Dianteira 95

    Traseira 103

    Veículos de passageiros até nove lugares e veículos de uso misto derivados de automóvel com motor

    Do Ciclo Diesel e Peso Bruto Total < 3.856 kg Dianteira 95

    Traseira 103

    Veículos de passageiros de uso misto com motores dos Ciclos Otto ou Diesel e com peso

    Bruto Total < 3.856 kg Dianteira 92

    Traseira 98

    Veículos de carga ou de tração com motor dos Ciclos Otto e Diesel e com peso

    Bruto Total < 3.856 kg Todos 101


    Motocicletas, motonetas, ciclomotores, bicicletas com motor auxiliar e veículos

    Assemlhedos Todos 99


    6* COMO INSPECIONAR E FISCALIZAR:
    Para fins de inspeção e fiscalização de veículos em uso, os ensaios para medição dos níveis de ruído deverão ser feitos de
    acordo com a norma brasileira NBR 9714 – Ruído emitido por Veículos Automotores na Condição Parado.

    METODO DE ENSAIO

    No que se refere à medição de ruído nas proximidades do escapamento, utilizando-se equipamento previamente calibrado
    pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO ou laboratórios pertencentes à Rede Brasileira
    de Calibração – RBC, observada a seguinte alteração no tocante à velocidade angular do motor, que deverá ser estabilizada nos
    seguintes valores, onde N é a velocidade máxima angular de potência do motor, sendo admitida uma variação máxima de ± 100 rpm.

    I – Para todos os veículos automotores, exceto os constantes nos incisos II e III: ¾ N.

    II – Para motocicletas e assemelhados:

    a) ½ N se N > 5000 rotações por minuto, ou.

    b) ¾ N se N < 5000 rotações por minuto.

    III – Para veículos que por projeto, não permitam a estabilidade à ¾ N: rotação máxima que possa ser estabilizada.
    Desta forma a podemos concluir que a prática de acelerar a motocicleta, por policiais de trânsito em blitz e em abordagens
    policiais, até o seu limite máximo de rotação, para se aferir com o ouvido se o escapamento é barulhento é inaceitável e foge de
    todos os padrões e normas estabelecidas;
    Esta é a única forma que se pode aferir com exatidão se os veículos e os escapamentos estão emitindo ruído acima do que
    estabelece a Tabela I. Sem a comprovação técnica acima descrita, qualquer atuação, apreensão ou retaliação que o proprietário do
    veículo venha sofrer por policiais ou agentes de transito, com alegação de excesso de ruído pelo escapamento seja ele original ou
    esportivo, será meramente atitude unilateral e arbitrária, não baseada em nenhum aspecto legal e técnico, já que o Artigo 230
    parágrafo XI do Código Nacional de Transito que é usado como argumento pelos policiais e agentes de transito, refere-se aos
    escapamentos e silenciadores defeituosos ou inoperantes (furados, quebrados, com as câmaras internas desgastadas) e modelos
    livres que não possuem miolo interno metálico ou com lã de vidro, o que não é o caso dos escapamentos Tork que são
    confeccionados cem por cento dentro dos padrões delineados acima e possuidores de lã de vidro, manta de aço e miolo perfurado
    que abafa e mantém a compressão do motor, portanto não são diretos ou livres.

    Gostaríamos de poder contar com maior bom senso e atenção quanto às explicações técnicas acima detalhadas, para que
    não haja este mal entendido entre os policiais de transito e os motociclistas, que buscam num acessório mais esportivo, resistente e
    durável estabelecer sua identificação e gosto pela sua motocicleta.
    Certos da compreensão agradecemos e nos colocamos a disposição.
    Atenciosamente

    LAF INDUSTRIA E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS PARA MOTOCICLETAS LTDA.
    Xtz é vida

  2. #2
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    São Paulo
    Posts
    160

    Re:Sobre os escapes Esportivos e as Multas sem sentido

    Muito esclarecedora essa matéria!!!
    Pena que não se é possível fazer chega-la até TODOS os quais ela deveria!!!
    E infelismente não posso andar com uma dessas no bolso, e mostrar pra todos policias da vida.....rsrs

  3. #3
    Motociclista Avatar de msguinha
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    RS
    Idade
    34
    Posts
    1.272

    Re:Sobre os escapes Esportivos e as Multas sem sentido

    Citação Postado originalmente por Celoroots Ver Post
    Muito esclarecedora essa matéria!!!
    Pena que não se é possível fazer chega-la até TODOS os quais ela deveria!!!
    E infelismente não posso andar com uma dessas no bolso, e mostrar pra todos policias da vida.....rsrs
    Concerteza, mas baseado nessa declaração da empresa, temos argumentos para nos defender, seja na hora da autuação ou na hora de elaborar o recurso, me arrependo de ter pago a minha multa por andar de Pro Tork, se soubesse tentaria me defender.
    Xtz é vida

  4. #4
    Motociclista Avatar de fredericoelias
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    Fortaleza - Ceará
    Idade
    37
    Posts
    1.048

    Re:Sobre os escapes Esportivos e as Multas sem sentido

    Aqui (Frotaleza/CE) é cheio de fan com coyote....acho que a polícia não autua, sei lá...

    Tenho vontade de colocar um escapamento legal na Bros, mas fico pensando que vou ter que tirar o protetor, e 99% deles eu não tenho como escutar o ronco original, pq aqui todo mundo que coloca trata logo de deixar ele faendo o maior baruho possível do escape. Queria um ronco legal, que se passasse por uma 250 , ou até mesmo sonhando uma XT660.... mas não faço idéia do que colocar, se tem como comprar e deixar mais silencioso/menos estralador...

    Acho que as mesmo essas empresas, que fazem os escapes com seriedade e profissionalismo, algumas até emitindo um certificado que está dentro das normas, ficam a merce dos "pilotos de fuga", que comprar a coyotes e devils, tiram tudo de dentro e fazendo barulho por ai acham que tão de R1.... vai entender.

    Homem, heterosexual, cristão e comedor de carne.
    Na luta pela defesa das minorias modernas.
    Veja o tópico da minha Fazer 2008 aqui Atualizado!

  5. #5
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Esteio - RS
    Idade
    39
    Posts
    161

    Re:Sobre os escapes Esportivos e as Multas sem sentido

    Tah loko meu... todos deiam saber disso! É abuso de autoridade o que acontece com nós motociclistas....
    [img width=143 height=130]http://img823.imageshack.us/img823/5585/hulku.jpg[/img]

    "Ser hoje melhor do que ontem... Isso sim é um desafio de verdade"

    2007 à 2010 - CG Titan 150 07/07 [VENDIDA]
    2010 - CBX Twister 250 05/05 [VENDIDA] http://www.pequenasnotaveis.com.br/f...prata-c-video/
    2011: NX4 Falcon 400 02/02 http://www.pequenasnotaveis.com.br/f...a-2002-new-up/

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    RS
    Idade
    33
    Posts
    2.146

    Re:Sobre os escapes Esportivos e as Multas sem sentido

    Tenho um amigo que tem uma verdadeira bíblia de multas por cano esportivo, NÃO PAGOU NENHUMA, recorreu todas e ganhou todas!

    Eu até o momento nunca fui multado, mas se for, vou recorrer também!

  7. #7
    Motociclista Avatar de msguinha
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    RS
    Idade
    34
    Posts
    1.272

    Re:Sobre os escapes Esportivos e as Multas sem sentido

    Citação Postado originalmente por Schao.gs Ver Post
    Tenho um amigo que tem uma verdadeira bíblia de multas por cano esportivo, NÃO PAGOU NENHUMA, recorreu todas e ganhou todas!

    Eu até o momento nunca fui multado, mas se for, vou recorrer também!
    Se puderes contribuir com o Forum, postando o modelo de recurso que o seu amigo usa, ficaremos agradecidos! :OK:
    Xtz é vida

  8. #8
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    5.301

    Re:Sobre os escapes Esportivos e as Multas sem sentido

    Eu Tenho um amigo meu que tem um coyote, e quando ele comprou recebeu um laudo com essas informações também, daí um domingo a tarde andando no centro, a viatura da policia se aproximou dele e mandou ele parar, e falaram e esse cano barulhento, daí ele bonito néah ?
    daí os policias, vai reeceber uma multa por usar o escapamento aberto, daí ele, mais naum é aberto eu tenho o laudo aki olha, aí o policial falou eu naum quero nem ver esse laudo enfia no c*, e fez uma multa e deu para ele, daí ele tentou reccorer mais naum consegui, pkbaa :NOOK:

  9. #9
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    5.301

    Re:Sobre os escapes Esportivos e as Multas sem sentido

    Citação Postado originalmente por Schao.gs Ver Post
    Tenho um amigo que tem uma verdadeira bíblia de multas por cano esportivo, NÃO PAGOU NENHUMA, recorreu todas e ganhou todas!

    Eu até o momento nunca fui multado, mas se for, vou recorrer também!
    ô Passa o Modeloo Mesmooo, Eu Também uso escapamento esportivo de vez em quando, porque estou na permissão ainda, daí nem arrisco muito, mais depois que eu pegar a definitivaaa, vou colocar e naum quero mais tiraar ]

  10. #10
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Caruaru-PE
    Idade
    33
    Posts
    460

    Re:Sobre os escapes Esportivos e as Multas sem sentido

    Citação Postado originalmente por SydmaaR Ver Post
    Eu Tenho um amigo meu que tem um coyote, e quando ele comprou recebeu um laudo com essas informações também, daí um domingo a tarde andando no centro, a viatura da policia se aproximou dele e mandou ele parar, e falaram e esse cano barulhento, daí ele bonito néah ?
    daí os policias, vai reeceber uma multa por usar o escapamento aberto, daí ele, mais naum é aberto eu tenho o laudo aki olha, aí o policial falou eu naum quero nem ver esse laudo enfia no c*, e fez uma multa e deu para ele, daí ele tentou reccorer mais naum consegui, pkbaa :NOOK:
    lol entaum teu amigo é mole pow...

    pq galera q tem coyote aqui (como eu, só n levei multa ainda) anda com o laudo e quando mostra pros Homi de merda, eles nem multa pq sabe q é perda de tempo...
    algums amigos q tem coyote jah levaram multa más sem ser altuado, tava passando e o guarda multa... dae recorre mostra o laudo e se for nescessario ( se for escape esportivo original ) leva pra fazer uma vistoria tecnica... pow ta dentro da norma... não pode ser multado se vc não ultrapassou o limite... claro tem gente q tira a lã de dentro e faz maior zuada ae nun tem doq reclamar...

    más tenho certeza q se eu for multado aqui por conta do coyote eu ganho... flw... ]

  11. #11
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re:Sobre os escapes Esportivos e as Multas sem sentido

    Mas peraí... dizer q nas motos de baixa cilindrada qdo o giro sobe o barulho fica mais grave e baixo???
    Da onde??
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  12. #12
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    5.301

    Re:Sobre os escapes Esportivos e as Multas sem sentido

    Citação Postado originalmente por TheSYNC Ver Post
    lol entaum teu amigo é mole pow...
    pq galera q tem coyote aqui...................
    é verdade, é que ele fez um modelo láh nada a ver, não quis pagar para fazerem daí teve que pagar a multa,
    tipo sempre que eu coloquei o meu, ando tranquilo para não chamar muito a atenção, e tenho um modelo para recorreer, e qualquer coisa pesso ajuda para a minha patroa daí ela conseguee, mais é que sabê sempre tem um PM que se acham os bons, mais eu para não arriscar muito só usarei em definitivo depois de maio quando pego a minha definitiva e inclusão da Carteira "C" :OK:

  13. #13
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Caruaru-PE
    Idade
    33
    Posts
    460

    Re:Sobre os escapes Esportivos e as Multas sem sentido

    Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    Mas peraí... dizer q nas motos de baixa cilindrada qdo o giro sobe o barulho fica mais grave e baixo???
    Da onde??
    q o som fica mais grave fica... más baixo eu discordo dahsudashduas

    a e quem tiver afim do laudo do Coyote TRS e SS para TITAN, FAN e YBR... Vou Passar agora... é com ele q eu ando na carteira...



    vlw... :OK:

  14. #14
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re:Sobre os escapes Esportivos e as Multas sem sentido

    Meudeusdocéu pessoal... alguém q entenda um MÍNIMO de música, áudio em geral... compara o som do cano com a moto em baixa rotação... e depois em alta!!
    Ele vai subindo o tom... ficando mais agudo conforme a rotação aumenta!!! Mesma coisa das motos grandes... só q o tipo de som q não é linear como o das I-4... é pipocado pq é mono ou bicilíndrico!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  15. #15
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    RS
    Idade
    33
    Posts
    2.146

    Re:Sobre os escapes Esportivos e as Multas sem sentido

    E aí pessoal, pode deixar que vou ver com ele!

    mas tenho quase certeza que é um modelo padrão que tem disponível aqui nas motopeças da cidade, eles deixam emcima do balcão pro pessoal pegar!

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •