Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 31 a 45 de 69
  1. #31
    Lenda do Fórum Avatar de Yuri_RN
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Natal-RN
    Idade
    38
    Posts
    10.379

    Re:Consumo Moto X Carros

    Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    Pq Brasileiro reclama do preço de combustível? Eu sei q é caro, os impostos são violentos... mas tb os cara não fazem a menor questão de economizar!!!
    Eu sou um cliente terrível para postos de gasolina.
    Passo de 20km/l no carro sim... cuidando bastante... pra mim não é stress!
    Passei de 60km/l na moto sim... cuidando bastante tb... pra mim não foi stress!

    Não quer te estressar cuidando da economia... paga caro então... mas não me enche o saco reclamando depois!!
    meu amigo so esclareça uma coisa como voce pilotou essa moto pra fazer 60km/l qual velocidade voce andava?

    porque meu sogro tem uma XTZ 125 ele anda tao devagar que as bicicleta passa dele! e o maximo que ele conseguiu foi 40km/l

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  2. #32
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Blumenau-SC
    Idade
    41
    Posts
    385

    Re:Consumo Moto X Carros

    Citação Postado originalmente por leodinei Ver Post
    Opa. seguinte pessoal, eu ia postar no tópico da cb 300 mas ia ficar off.
    Parece que a média da CB300 é uns 25km/l na boa, 20km/l a uns 120km/h
    Da Fazer é uns 30km/l na boa, 20km/l para menos nos mesmos 120km/h.
    A pergunta de 1 milhão de reais é a seguinte: Porque diabos as nossas motos fazem tão pouco perto de um uno economy ou novo gol?
    Elas tem:
    [list type=decimal][*]1/3 ou 1/4 do motor[*]1/4 do peso[*]1/3 ou 1/4 da potência(cv)[/list]
    Pra andar na mesma velocidade tomando chuva e gastando a mesma coisa não rola.
    Será que é falta de tecnologia nas nossas motos? E olha que eu não to falando de comparar o consumo de uma 1000cc, to falando das pequenas(250cc).
    Eu sei que as 150 com ie e as YBR são super econômicas, mas porque será que as 250 não são?
    Eu também já pensei muito sobre isto!
    O Furios já respondeu muito sobre isto nas suas postagens aqui.
    Se você for parar para pensar uma moto pequena é muito econômica mas não é nada eficiente!
    Como assim?
    Bom um uno 1.0 faz SIM seus 20Km/h na estrada, andando a 80Km/h constante. É só andar constante e devagar, sem mágica!

    Vamos raciocinar:
    Esse uno com 2 pessoas dentro pesa uns 900Kg, tem 1000 cilindradas e faz 20Km/l
    Uma Apache (propaganda hehehehehe) tem com 2 pessoas nela 248Kg e na BR entre 80 e 90Km/h eu faço 38Km/l!
    Só que olha só: Um uno tem um motor 6,6 vezes maior! A moto deveria fazer 6,6 vezes mais! Ou seja: Pra a moto ser eficiente ela teria que fazer 20 * 6,6 = 132Km/l!
    Bom olhando pelo outro lado: O uno pesa 3,6 vezes mais então a moto deveria fazer na estrada pelo menos 72Km/l

    Porque isso não acontece?
    Bom primeiro vem o fato do uno (fire) ter um motor de 55cv. Para andar a 80Km/h em uma estrada plana ele não precisa disso tudo, precisa só de 10cv (Não sei o número certo, mas é por aí sim). Ele só precisa disso aí porque a aerodinâmica dele é melhor e o vento não empurra ele tanto, e o que mais gasta é arrancar não manter velocidade. Já a moto a 80Km/h está tendo um grande trabalho para manter a velocidade pois o corpo humano, as roupas balançando (já viram que com roupa balançando a moto pega menos de final?), a moto sem carenagem, etc o motor tem que gerar MAIS potência que o uso está usando para manter a mesma velocidade!

    Então, porque também o motor da moto é MENOS eficiente? Devido ao que o Furios falou: Potência específica!
    Uma Apache tem 14,2cv e 150cc. Se esse motor de Apache fosse 'esticado' para 1000cc ele teria 94,6cv, o que é BEM mais que o motor de 55cv do uno fire! Então isso é o que todo mundo diz "Ah porque andando na 'casquinha' do acelerador gasta menos'.

    Mas agora vc se pergunta "Mas porque diabos então PROPORCIONALMENTE um motor de Apache é mais forte que um motor de uno fire?"
    Existem 2 respostas:
    1) A potência de um motor é resultado de TOQUE vezes RPM. Como todo mundo sabe qualquer motor de moto gira BEM mais que um motor de carro! No caso a moto gira pelo menos 33% a mais que um motor de carro, isto por si só já gera mais potência (o que não quer dizer q vc tem que esgoelar até o fim de giro a moto pra andar, é outros 500, outro assunto estou falando de como o engenheiro pensa). Outra coisa é o resto do projeto do motor. Por exemplo no comando de válvulas da moto os cruzamentos de válvula (momento em que ambas as válvulas de admissão e escape ficam abertas ao mesmo tempo gerando mais potência *E* consumo) é mais agressivo gerando natualmente mais potência - e menos torque. Como a moto é mais leve ela não precisa de tanto torque em baixas rotações como um carro. E por aí vai, falando em engenharia.

    2) Um uno fire é desenhado para um público alvo: O cara que quer andar na boa, gastando o mínimo possível em gasolina (deveria ser pelo menos, mas tem gente q não pensa assim). Já uma Apache o sujeito compra pra andar, quer ter velocidade e arrancada mesmo que isto faça gastar mais (ser menos eficiente). Então quando um engenheiro faz um motor de uno ele já é grande comparado com uma moto e daí eles tiram do motor o mínimo/máximo (média) possível para que o motor seja econômico e durável. Isto também explica o porque um motor de carro fazer digamos 300.000Km até pedir retífica e um motor de moto durar no máximo 100.000Km (exemplo!!)

    Não sei se deu para entender mas é por aí.
    Abraços

  3. #33
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re:Consumo Moto X Carros

    Fabiano.... ótimo post!

    Yuri... como o próprio Fabiano falou:
    Citação Postado originalmente por fabianoaspro Ver Post
    Eu também já pensei muito sobre isto!
    O Furios já respondeu muito sobre isto nas suas postagens aqui.
    Se você for parar para pensar uma moto pequena é muito econômica mas não é nada eficiente!
    Como assim?
    Bom um uno 1.0 faz SIM seus 20Km/h na estrada, andando a 80Km/h constante. É só andar constante e devagar, sem mágica!
    Sem mágica. Só cuidar da velocidade constante!!!
    Eu pego bons horários para viajar para usar meu ritmo econômico. Horário de pico... sem chance, horário dos apressados... sem chance!
    Andando a incríveis 80km/h constantes e SEMPRE cuidando para não acelerar mais nem desacelerar. As vezes estressa? Sinceramente não. Eu qro SEMPRE bater minhas médias de consumo.
    E te digo q não descanso enqto não chegar muito perto dos 25km/l com meu carro, na gasolina. No álcool ele já fez 19,6... então acho possível sim.


    Detalhe: todas as médias q eu cito foram feitas em um percurso de 300km (150 ida + 150 volta), onde abasteço em um posto logo antes de pegar a estrada, calibro os pneus (ainda frios) e estou sempre com carro/moto tinindo de pronto pra viagem. Faço todo o percurso e só reabasteço no mesmo posto, na mesma bomba para ter certeza do consumo.

    São dados muito confiáveis de qm faz isso há anos e não tem pq ficar inventando história, simplesmente virou um hobby pra mim ficar batendo essas marcas. Sei q sou exceção à regra, só qro comentar que isto é possível sim, uma vez q o assunto é o consumo. Fala-se no consumo médio e o consumo máximo (andando no máximo q o motor pode dar) e ainda acham isso lindo... mas pq nao falar do consumo andando da maneira mais ecologicamente correta?

    Um grande abraço à todos os irmãos (momento Ivan-RJ hahahaha)
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  4. #34
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Localização
    Bsb
    Posts
    278

    Re:Consumo Moto X Carros

    tive um peugeot 106 1998, que fazia 18km/l. Adorava o carro justamente por isso. Enchia o tanque e andava 740kms com um tanque de 40 litros. Era tudo o que eu precisava na época. um carro que me levava pra onde eu queria, sem quebrar e sem gastar muito. Fiquei com esse caro até o final de 2009. 11 anos depois ele já tava começando a dar mto problema. mas o consumo continuava excelente, na faixa de uns 17km/l.
    Se tivesse um carro que faz 20km/l hoje em dia, eu compraria um.
    Mas depois que a gente começa a andar com carro mais forte, com ar condicionado e outros confortos, fica dificil abrir mão dessas coisas. Aí esses 4 km/l a mais passam a não ser tão importantes. Meu carro atual faz 15km/l e to achando bom.
    Ainda vou pegar uma moto pequena pra tentar fazer os 40km/l que mtos falam aqui. O pessoal aqui do PN já chegou a uma conclusão sobre qual é a moto mais economica no mercado atual? Tava pensando na xtz pq gosto de trail. o que vcs acham? bros rende mais? factor? cg?

  5. #35
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    São Paulo a capital do rock!
    Posts
    2.339

    Re:Consumo Moto X Carros

    Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    Sei q sou exceção à regra
    bom q vc reconhece, vc é uma aberração do consumo de combustivel!

    Vc tem q reconhecer q consumo igual vc faz é dificilimo (20/L no carro, 60/L moto) e, ao contrario do q vc disse, precisa de muita magica sim e malabarismo tbem, kkkkkkk


    [size=20pt]Fica na miuda ai q é nóis na fita[/size]

  6. #36
    Motociclista Avatar de roschneider
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Blumenau SC
    Idade
    40
    Posts
    746

    Re:Consumo Moto X Carros

    bom
    proporcionalmente carro sempre vai ser mais economico
    proporçao potencia/economia

    meu chevette por exemplo to fazendo media de 18km/m³
    e o motorzinho 1.6 tem 85cv
    jah na strada eu fazia 25/30km/l no motorzinho de 20cv......
    Todos podem me chamar de Rodrigo prefiro assim....



  7. #37
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Blumenau-SC
    Idade
    41
    Posts
    385

    Re:Consumo Moto X Carros

    Ah outra coisa: Eu fiz um teste uma vez em um Fox 1.0 da empresa. Zerei o computador de bordo e andei 35Km NA CIDADE (Não era horário de pico) e fiz 17,8Km/l! Isso na cidade!
    Cara um motor 1.0 andando 40 ou 50Km/h na 5a marcha sem parar (claro isso é uma utopia) faz fácil uns 30Km/l! (ou bem perto)

  8. #38
    Motociclista Avatar de speedFan
    Data de Ingresso
    Jul 2008
    Localização
    Jacareí - SP
    Idade
    34
    Posts
    1.827

    Re:Consumo Moto X Carros

    Cara a solução é simples depende sempre do pé e da mão de cada hum sem contar condições de pista, tempo, regulagem motor, combustivel e outros... Bem a ídeia é simples uma moto 125cc percisa estar em média 7 mil giros para rodar a 100km/h um uno economy deve fazer em 3 ou 4 mil giros isso conta muito se vc pegar uma 125 cc e fazer uma viagem com media de 80 km/h ele vai fazer uma media otima de uns 40 km/l para mais minha moto na cidade eu faço 38 km/l dando umas puxadas de vez em quando.... E outra na da muito para comparar neh a retomada de uma moto eh bem melhor que a de um carro mil a rotação sem duvidas sera maior onde quanto mais acelara mais se gasta e o mesmo quando mais se pisa.....

    é relativo tudo tem o bendito "DEPENDE" onde nao faz sentido comparar.... como por exemplo de moto dou "corro" um pouco mais nem tanto mas um pouco mais pois na maioria das vezes estou sozinho no carro sempre estou com aguem onde ando mais de vagar pois vamos nos falando e sem contar se der merda"acidente" nao quero levar ninguem comigo hehe....


    Enfim tudo vai de rotação acelerou gastou...
    SpeedFan125
    Jacarei - SP
    Primeira: FAN 125 2008+VIPER+DISCO
    Atual: YS FAZER 2012

    «®» Campanha «®»"Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®

  9. #39
    Super Moderador Avatar de renanperim
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Americana/SP
    Idade
    37
    Posts
    3.630

    Re:Consumo Moto X Carros

    Quer uma comparacao mais real ainda?
    Palio 06 vs titan 09
    To com preguica de pesquisar os cv Viu huauahhaa
    Palio rodando no alcool: 7 no maximo 8 por litro
    Titan rodando no alcool: meados de 29-30.
    Se mudarmos para gasosa fica 9 pro palio e 36 pra titan.

    E o seguro dos 2 eh caro, hauhuahhahha
    Mas fazendo uma regra de 3 o seguro da cg eh menos caro.

  10. #40
    Lenda do Fórum Avatar de Yuri_RN
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Natal-RN
    Idade
    38
    Posts
    10.379

    Re:Consumo Moto X Carros

    MOTO é MOTO! Quem ama Moto jamais vai comparar carro com moto! ate mesmo porque carro é uma porcaria de 4 Rodas que inventaram!

    Ja tive carros Nacionais e Importado! e hoje tenho um Palio que por sinal nem sai da garagem! Moto é Liberdade!

    Poder pegar uma alto estrada e dar aquela acelerada NoOossaaa é bom demais!

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  11. #41
    Piloto de moto Avatar de César
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Campinas-SP
    Idade
    47
    Posts
    4.262

    Re:Consumo Moto X Carros

    Vamos compara os 2 zero, carro mil vs titan 150 carro é muito mais custo, a começar pelo valor de aquisição, um 1.0 básico tá 23 pilas, vc compra 3 Titans, ou uma Gs500 zera. Ipva então como é 4% do valor do bem carro paga-se muito mais.
    Carro que faz 20km/l a 120km/h que eu conheço só o Prius híbrido, no Brasil o Fusion Hybrid que lançou agora deve fazer isso.
    A vw conseguiu, sob condições ideais, fazer 20km/l com o novo gol 1.0 num teste, mas foi a 60km/h a nível do mar e com pneu bem calibrado e com pouco vento.
    Minha Fazer faz 27km/l a 120km/h, e 31km/l a 100km/h.
    Moto é tudibão!

  12. #42
    Piloto de moto Avatar de edumrq
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Santo André
    Posts
    4.442

    Re:Consumo Moto X Carros

    O povo ta fazendo milagre nessas médias, eu acho estressante sim ficar andando tentando gastar menos gasolina, tem gente que gosta, eu não gosto

    minhas médias

    xtz125 27 km/L só estrada
    xtz125 39 km/L só cidade
    omega 4.3 automatico gnv 6km/m³ (não lembro qual a medida do gnv acho que é m³)
    omega 4.3 automatico gasolina 4km/l
    opala 4.1 alcool 5km/l
    ipanema 1.8 gasolina 12km/l (estrada) e 7km/l (cidade)
    parati bolinha 1.6 10km/l cidade
    honda fit 1.4 automatico 16km/l estrada >>> esse foi o melhor de todos

    camarada meu tem um opala como motor 4400cc, todo mexido, nunca tivemos coragem de fazer a média, mas deve ser 2km/l no maaaximo
    [img width=123 height=130]http://1.bp.blogspot.com/_G6imWFDAEdU/S0Ux1x3mUnI/AAAAAAAAAD0/jXtSDNy5v30/s400/site_logo_basta+6_jpg.jpg[/img]

    Comprador hoje... Fornecedor amanhã

  13. #43
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Blumenau-SC
    Idade
    41
    Posts
    385

    Re:Consumo Moto X Carros

    Citação Postado originalmente por edumrq Ver Post
    O povo ta fazendo milagre nessas médias, eu acho estressante sim ficar andando tentando gastar menos gasolina, tem gente que gosta, eu não gosto

    minhas médias

    xtz125 27 km/L só estrada
    xtz125 39 km/L só cidade
    omega 4.3 automatico gnv 6km/m³ (não lembro qual a medida do gnv acho que é m³)
    omega 4.3 automatico gasolina 4km/l
    opala 4.1 alcool 5km/l
    ipanema 1.8 gasolina 12km/l (estrada) e 7km/l (cidade)
    parati bolinha 1.6 10km/l cidade
    honda fit 1.4 automatico 16km/l estrada >>> esse foi o melhor de todos

    camarada meu tem um opala como motor 4400cc, todo mexido, nunca tivemos coragem de fazer a média, mas deve ser 2km/l no maaaximo
    Hehehehehehe eu tenho um Passat 2.0 1979 de arrancada e faço pisando 700 METROS com o litro! Na estrada a 70Km/h faço no máximo 3Km/l!
    Fui levar ele para a garagem do meu pai para guardar lá, a 90Km de distância e cheguei lá na reserva do tanque... São casos e casos

  14. #44
    Piloto de moto Avatar de edumrq
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Santo André
    Posts
    4.442

    Re:Consumo Moto X Carros

    eu e esse meu camarada fomos pra um encontro em indaiatuba, foi 2 tanques só pra ir
    [img width=123 height=130]http://1.bp.blogspot.com/_G6imWFDAEdU/S0Ux1x3mUnI/AAAAAAAAAD0/jXtSDNy5v30/s400/site_logo_basta+6_jpg.jpg[/img]

    Comprador hoje... Fornecedor amanhã

  15. #45
    Usuário de motoneta Avatar de leodinei
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Farroupilha - RS
    Posts
    402

    Re:Consumo Moto X Carros

    Opa, não achei que ia dar tanto assunto nem que eu ia demorar tanto pra responder.
    Vamos lá...

    Citação Postado originalmente por blaugusto Ver Post
    Carro fazendo 20km/l andando a 120km/h???

    De onde tirou essas medidas leodinei??
    Internet, testes de revistas e até depoimentos no PN

    Citação Postado originalmente por Welton Ver Post
    Galera, acho que a ideia do topico do cara ainda nao foi respondida. À proposito, eu tambem sempre tive esse racicionio que leva a concluir que uma moto consome muito, muito mesmo perto do pouco que o motor dela dá. Mesmo com uma relaçao mm³ x CV maior, pouca coisa maior, não justificaria tanto essa diferença de combustivel:

    carro 1.0 (1000 mm³)= 14 km/l 70 cv
    moto 125 mm³ = 40 km/l 12 cv

    mm³ carro/moto= 8, ou seja, o consumo de uma 125 deveria ser 14 x 8= 112 km/L !!! Mesmo com uma relaçao mm³/cv maior, o consumo é mais de duas vezes maior!!!
    É por aí mesmo que eu penso.

    Mas a questão então é que para aumentar os km por litro então de uma Fazer 250 eu teria que aumentar o número de cilindros dela, carenar e sem aumentar os cv ainda? Tipo a hornet 250 4c mas carenada?
    Afinal qual a vantagem de um motor 250cc 1c contra um 1000cc 4c? É mais barato de produzir e só?
    Heheeh.
    T+
    Post da minha ninja 250r

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •