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Eu também já pensei muito sobre isto!
O Furios já respondeu muito sobre isto nas suas postagens aqui.
Se você for parar para pensar uma moto pequena é muito econômica mas não é nada eficiente!
Como assim?
Bom um uno 1.0 faz SIM seus 20Km/h na estrada, andando a 80Km/h constante. É só andar constante e devagar, sem mágica!
Vamos raciocinar:
Esse uno com 2 pessoas dentro pesa uns 900Kg, tem 1000 cilindradas e faz 20Km/l
Uma Apache (propaganda hehehehehe) tem com 2 pessoas nela 248Kg e na BR entre 80 e 90Km/h eu faço 38Km/l!
Só que olha só: Um uno tem um motor 6,6 vezes maior! A moto deveria fazer 6,6 vezes mais! Ou seja: Pra a moto ser eficiente ela teria que fazer 20 * 6,6 = 132Km/l!
Bom olhando pelo outro lado: O uno pesa 3,6 vezes mais então a moto deveria fazer na estrada pelo menos 72Km/l
Porque isso não acontece?
Bom primeiro vem o fato do uno (fire) ter um motor de 55cv. Para andar a 80Km/h em uma estrada plana ele não precisa disso tudo, precisa só de 10cv (Não sei o número certo, mas é por aí sim). Ele só precisa disso aí porque a aerodinâmica dele é melhor e o vento não empurra ele tanto, e o que mais gasta é arrancar não manter velocidade. Já a moto a 80Km/h está tendo um grande trabalho para manter a velocidade pois o corpo humano, as roupas balançando (já viram que com roupa balançando a moto pega menos de final?), a moto sem carenagem, etc o motor tem que gerar MAIS potência que o uso está usando para manter a mesma velocidade!
Então, porque também o motor da moto é MENOS eficiente? Devido ao que o Furios falou: Potência específica!
Uma Apache tem 14,2cv e 150cc. Se esse motor de Apache fosse 'esticado' para 1000cc ele teria 94,6cv, o que é BEM mais que o motor de 55cv do uno fire! Então isso é o que todo mundo diz "Ah porque andando na 'casquinha' do acelerador gasta menos'.
Mas agora vc se pergunta "Mas porque diabos então PROPORCIONALMENTE um motor de Apache é mais forte que um motor de uno fire?"
Existem 2 respostas:
1) A potência de um motor é resultado de TOQUE vezes RPM. Como todo mundo sabe qualquer motor de moto gira BEM mais que um motor de carro! No caso a moto gira pelo menos 33% a mais que um motor de carro, isto por si só já gera mais potência (o que não quer dizer q vc tem que esgoelar até o fim de giro a moto pra andar, é outros 500, outro assunto estou falando de como o engenheiro pensa). Outra coisa é o resto do projeto do motor. Por exemplo no comando de válvulas da moto os cruzamentos de válvula (momento em que ambas as válvulas de admissão e escape ficam abertas ao mesmo tempo gerando mais potência *E* consumo) é mais agressivo gerando natualmente mais potência - e menos torque. Como a moto é mais leve ela não precisa de tanto torque em baixas rotações como um carro. E por aí vai, falando em engenharia.
2) Um uno fire é desenhado para um público alvo: O cara que quer andar na boa, gastando o mínimo possível em gasolina (deveria ser pelo menos, mas tem gente q não pensa assim). Já uma Apache o sujeito compra pra andar, quer ter velocidade e arrancada mesmo que isto faça gastar mais (ser menos eficiente). Então quando um engenheiro faz um motor de uno ele já é grande comparado com uma moto e daí eles tiram do motor o mínimo/máximo (média) possível para que o motor seja econômico e durável. Isto também explica o porque um motor de carro fazer digamos 300.000Km até pedir retífica e um motor de moto durar no máximo 100.000Km (exemplo!!)
Não sei se deu para entender mas é por aí.
Abraços
Visite o meu blog com dicas, cuidados e manutenção sobre a Apache
www.eueminhaapache.blogspot.com
http://eueminhaapache.blogspot.com/2...ao-de-sua.html
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Fabiano.... ótimo post!
Yuri... como o próprio Fabiano falou:
Sem mágica. Só cuidar da velocidade constante!!!
Eu pego bons horários para viajar para usar meu ritmo econômico. Horário de pico... sem chance, horário dos apressados... sem chance!
Andando a incríveis 80km/h constantes e SEMPRE cuidando para não acelerar mais nem desacelerar. As vezes estressa? Sinceramente não. Eu qro SEMPRE bater minhas médias de consumo.
E te digo q não descanso enqto não chegar muito perto dos 25km/l com meu carro, na gasolina. No álcool ele já fez 19,6... então acho possível sim.
Detalhe: todas as médias q eu cito foram feitas em um percurso de 300km (150 ida + 150 volta), onde abasteço em um posto logo antes de pegar a estrada, calibro os pneus (ainda frios) e estou sempre com carro/moto tinindo de pronto pra viagem. Faço todo o percurso e só reabasteço no mesmo posto, na mesma bomba para ter certeza do consumo.
São dados muito confiáveis de qm faz isso há anos e não tem pq ficar inventando história, simplesmente virou um hobby pra mim ficar batendo essas marcas. Sei q sou exceção à regra, só qro comentar que isto é possível sim, uma vez q o assunto é o consumo. Fala-se no consumo médio e o consumo máximo (andando no máximo q o motor pode dar) e ainda acham isso lindo... mas pq nao falar do consumo andando da maneira mais ecologicamente correta?
Um grande abraço à todos os irmãos (momento Ivan-RJ hahahaha)
tive um peugeot 106 1998, que fazia 18km/l. Adorava o carro justamente por isso. Enchia o tanque e andava 740kms com um tanque de 40 litros. Era tudo o que eu precisava na época. um carro que me levava pra onde eu queria, sem quebrar e sem gastar muito. Fiquei com esse caro até o final de 2009. 11 anos depois ele já tava começando a dar mto problema. mas o consumo continuava excelente, na faixa de uns 17km/l.
Se tivesse um carro que faz 20km/l hoje em dia, eu compraria um.
Mas depois que a gente começa a andar com carro mais forte, com ar condicionado e outros confortos, fica dificil abrir mão dessas coisas. Aí esses 4 km/l a mais passam a não ser tão importantes. Meu carro atual faz 15km/l e to achando bom.
Ainda vou pegar uma moto pequena pra tentar fazer os 40km/l que mtos falam aqui. O pessoal aqui do PN já chegou a uma conclusão sobre qual é a moto mais economica no mercado atual? Tava pensando na xtz pq gosto de trail. o que vcs acham? bros rende mais? factor? cg?
[size=20pt]Fica na miuda ai q é nóis na fita[/size]
bom
proporcionalmente carro sempre vai ser mais economico
proporçao potencia/economia
meu chevette por exemplo to fazendo media de 18km/m³
e o motorzinho 1.6 tem 85cv
jah na strada eu fazia 25/30km/l no motorzinho de 20cv......
Ah outra coisa: Eu fiz um teste uma vez em um Fox 1.0 da empresa. Zerei o computador de bordo e andei 35Km NA CIDADE (Não era horário de pico) e fiz 17,8Km/l! Isso na cidade!
Cara um motor 1.0 andando 40 ou 50Km/h na 5a marcha sem parar (claro isso é uma utopia) faz fácil uns 30Km/l! (ou bem perto)
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Cara a solução é simples depende sempre do pé e da mão de cada hum sem contar condições de pista, tempo, regulagem motor, combustivel e outros... Bem a ídeia é simples uma moto 125cc percisa estar em média 7 mil giros para rodar a 100km/h um uno economy deve fazer em 3 ou 4 mil giros isso conta muito se vc pegar uma 125 cc e fazer uma viagem com media de 80 km/h ele vai fazer uma media otima de uns 40 km/l para mais minha moto na cidade eu faço 38 km/l dando umas puxadas de vez em quando.... E outra na da muito para comparar neh a retomada de uma moto eh bem melhor que a de um carro mil a rotação sem duvidas sera maior onde quanto mais acelara mais se gasta e o mesmo quando mais se pisa.....
é relativo tudo tem o bendito "DEPENDE" onde nao faz sentido comparar.... como por exemplo de moto dou "corro" um pouco mais nem tanto mas um pouco mais pois na maioria das vezes estou sozinho no carro sempre estou com aguem onde ando mais de vagar pois vamos nos falando e sem contar se der merda"acidente" nao quero levar ninguem comigo hehe....
Enfim tudo vai de rotação acelerou gastou...
SpeedFan125
Jacarei - SP
Primeira: FAN 125 2008+VIPER+DISCO
Atual: YS FAZER 2012
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Quer uma comparacao mais real ainda?
Palio 06 vs titan 09
To com preguica de pesquisar os cv Viu huauahhaa
Palio rodando no alcool: 7 no maximo 8 por litro
Titan rodando no alcool: meados de 29-30.
Se mudarmos para gasosa fica 9 pro palio e 36 pra titan.
E o seguro dos 2 eh caro, hauhuahhahha
Mas fazendo uma regra de 3 o seguro da cg eh menos caro.
MOTO é MOTO! Quem ama Moto jamais vai comparar carro com moto! ate mesmo porque carro é uma porcaria de 4 Rodas que inventaram!
Ja tive carros Nacionais e Importado! e hoje tenho um Palio que por sinal nem sai da garagem! Moto é Liberdade!
Poder pegar uma alto estrada e dar aquela acelerada NoOossaaa é bom demais!
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Vamos compara os 2 zero, carro mil vs titan 150 carro é muito mais custo, a começar pelo valor de aquisição, um 1.0 básico tá 23 pilas, vc compra 3 Titans, ou uma Gs500 zera. Ipva então como é 4% do valor do bem carro paga-se muito mais.
Carro que faz 20km/l a 120km/h que eu conheço só o Prius híbrido, no Brasil o Fusion Hybrid que lançou agora deve fazer isso.
A vw conseguiu, sob condições ideais, fazer 20km/l com o novo gol 1.0 num teste, mas foi a 60km/h a nível do mar e com pneu bem calibrado e com pouco vento.
Minha Fazer faz 27km/l a 120km/h, e 31km/l a 100km/h.
Moto é tudibão!
O povo ta fazendo milagre nessas médias, eu acho estressante sim ficar andando tentando gastar menos gasolina, tem gente que gosta, eu não gosto
minhas médias
xtz125 27 km/L só estrada
xtz125 39 km/L só cidade
omega 4.3 automatico gnv 6km/m³ (não lembro qual a medida do gnv acho que é m³)
omega 4.3 automatico gasolina 4km/l
opala 4.1 alcool 5km/l
ipanema 1.8 gasolina 12km/l (estrada) e 7km/l (cidade)
parati bolinha 1.6 10km/l cidade
honda fit 1.4 automatico 16km/l estrada >>> esse foi o melhor de todos
camarada meu tem um opala como motor 4400cc, todo mexido, nunca tivemos coragem de fazer a média, mas deve ser 2km/l no maaaximo
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Comprador hoje... Fornecedor amanhã
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eu e esse meu camarada fomos pra um encontro em indaiatuba, foi 2 tanques só pra ir
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Comprador hoje... Fornecedor amanhã
Opa, não achei que ia dar tanto assunto nem que eu ia demorar tanto pra responder.
Vamos lá...
Internet, testes de revistas e até depoimentos no PN
É por aí mesmo que eu penso.
Mas a questão então é que para aumentar os km por litro então de uma Fazer 250 eu teria que aumentar o número de cilindros dela, carenar e sem aumentar os cv ainda? Tipo a hornet 250 4c mas carenada?
Afinal qual a vantagem de um motor 250cc 1c contra um 1000cc 4c? É mais barato de produzir e só?
Heheeh.
T+
Post da minha ninja 250r