Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 37
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Passo Fundo
    Posts
    47

    Canos esportivos e Xenon no RS - Esclarecimentos

    Olá pessoal!!

    Sou novo no fórum, na verdade acabei de me registrar só para responder essa questão de vocês!! hehehe
    Havia um tópico que foi muito debatido em relação á isso.. mas como fazia mais de 30 dias da última postagem, tive que criar outro tópico novo.

    Vou continuar como membro do fórum, gostei do fórum pelos outros tópico que li e vi que o pessoal mantém bom censo e respeito dentro de tal.

    Vou esclarecer as dúvidas do pessoal em relação á CANOS ESPORTIVOS aqui no RS, assim como o mesmo serve para TODOS os estados brasileiros:

    - O cano esportivo para MOTOS NÃO É MAIS PERMITIDO, ele ultrapassando ou não o limite de db (decibéis).
    Liguei para o Detran, para o Denatran, para o Inmetro e para a Polícia Rodoviária Estadual da minha cidade, e as informações que obtive foram as seguintes:

    1º- Havia uma lei que permitia o uso de cano esportivo em motos, mas o Contran revogou tal lei, sendo hoje proibido o uso de canos esportivos em motos.
    Não sei ao certo apartir de que ano o uso é proibido, mas sei que as motos que já possuem o CSV de cano esportivo não terão problema algum., poderão continuar usando sem problema algum.
    Agora estou certo que motos de 2009 pra cima que queiram colocar o cano esportivo poderão ser SIM autuados não por excesso de ruído, mas por adulteração de característica (Que pode ser recorrido e ganho, já que nas adulterações de características NADA SE FALA sobre escapamentos, mas sim de iluminação/aumento de potência do motor/carenagens).

    2º- O contran proibiu o INMETRO (apartir de 2009) de dar algum tipo de documentação que permita o uso de canos esportivos em motos.
    Ou seja, todos que ainda não possuem CSV de cano esportivo e que AGORA queiram colocar tal cano, irão só se incomodar, pois não terão como conseguirem LAUDOS que permitam a utilização de tal.

    Acho uma palhaçada isso, pois o cano da Roncar que possuo passou por todos os testes de emissão de ruídos, mas o único documento que comprova isto é o laudo com especificações técnicas do fabricante, não tendo nenhum selo do INMETRO. E sem este selo, de nada adianta o laudo, pois só é permitido o uso de canos esportivos quando se há previamente autorização do Detran, depois feito a vistoria, e posteriormente os novos documentos com o CSV de cano esportivo.


    Aproveitando a bíblia que já escrevi..uahuahahua... vou falar sobre os XENON'S aqui em PASSO FUNDO:

    Falei com os responsáveis do Detran e INMETRO aqui de Passo Fundo (RS) e tive a seguinte informação:

    O uso de XENON (Baixa Xenon/ Alt Halógena ou Baixa Halógena e Alta Xenon) assim como kit's BIXENON (Baixa e Alta XENON) SÃO PERMITIDOS e possuem CSV (Que fica nos documentos da moto permitindo tal uso) sem encomodação. A iluminação MÁXIMA permitida é de 6.000k e passam facilmente pela vistoria no INMETRO aqui de Passo Fundo (assim como em todo o RS, outros estados não sei informar).

    COMO PROCEDER PARA LEGAIZAR O XENON NA MOTO:

    1. Dirigir-se a um CRVA do município de domicílio/residência do proprietário:
    - Solicitar autorização prévia para alteração de características (ex.: mudança de cor, conversão de combustível, carroceria);

    2. Realizar a Vistoria de Identificação,apresentando o veículo com todos os equipamentos obrigatórios em condições de serem aprovados na vistoria (resolução Contran 14/98);

    3. Efetuar o pagamento no Banrisul, com a guia (GAD-E) fornecida pelo CRVA, referente a:
    - Taxa de Autorização para Alterar Características: R$ 68,32;
    - Taxa de Vistoria de Identificação: R$ 49,11.

    4. Efetuar a alteração de características do veículo;

    5. Comparecer a uma Instituição Técnica Licenciada (ITL) para certificar a segurança da transformação. ( Aqui em Passo Fundo o valor é de R$ 200,00. Maiores informações: 3327-7129).

    6. Retornar ao CRVA e apresentar:
    - Certificado de Segurança Veicular;
    - Original e cópia do RG, CPF e do comprovante de residência (se pessoa jurídica, Contrato Social e procuração, quando for o caso).

    7. Realizar a vistoria de identificação;

    8. Efetuar o pagamento no Banrisul, com a guia (GAD-E) fornecida pelo CRVA, referente a:
    - Taxa de Vistoria de Identificação: R$ 49,11.
    - Taxa de Expedição de CRV/CRLV: R$ 38,43;

    9. Aguardar a entrega do documento (CRV/CRLV) pelo Correio em até 10 dias, lembrando que o pagamento com cheque implica no aguardo do prazo bancário de compensação.

    O Valor total gasto é de R$ 404,95 para colocar o XENON ou BIXENON (Fora o custo do kit é claro).
    É um valor alto pessoal.... mas pelo menos nunca mais vão poder te encomodar por causa do Xenon né...vale a pena!
    Eu vou colocar!

    Espero ter ajudado!

    Abraços!


  2. #2
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    São Caetano do Sul/SP
    Idade
    43
    Posts
    193

    Re:CANOS ESPORTIVOS E XENON (BIXENON) no RS - Esclarecimentos

    Boa
    [img width=520 height=78]http://img339.imageshack.us/img339/3395/assv.jpg[/img]
    Motard Fase 1 Completa Fase 2 logo http://www.pequenasnotaveis.com.br/f...tard-200-0808/
    Burgman Sem Tempo de Mexer
    XR marrom marrom puro barro http://www.pequenasnotaveis.com.br/f...-xr-de-trilha/

  3. #3
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Nov 2009
    Localização
    Canoas
    Idade
    45
    Posts
    232

    Re:CANOS ESPORTIVOS E XENON (BIXENON) no RS - Esclarecimentos

    E os escapamentos de carros barulhentos, esses pq não aparecem pode né, que bestera isso mesmo.

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de FloodDesu
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Indaiatuba - SP
    Idade
    30
    Posts
    2.459

    Re:CANOS ESPORTIVOS E XENON (BIXENON) no RS - Esclarecimentos

    Besteira esse monte de regra que não pode alterar isso, não pode aquilo, mas ninguém vê aqueles carros sem condições pra andar nas ruas, aqueles motoristas que fecham os outros inúmeras vezes [quantas vezes você tem que freiar porque o cara te fecha e mesmo você estando certo, é perigoso ele falar que não pode ultrapassar pela direita, ou falar que você está errado] e que matam mas saem impunes, isso daí eles nem ligam, agora personalizar a moto, muitas vezes deixando-a mais segura, isso não pode, né? É, lisar lisarb, cada vez mais tenso isso daqui.
    Pode me chamar de Flood
    The Green Arrow

  5. #5
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re:Canoas esportivos e Xenon no RS - Esclarecimentos

    Se a tal certificação do Xenon... evitar akeles focos na lua e na cara dos outros pilotos/motoristas... tá perfeito!!
    Confesso q fico curioso para saber o q eles de fato fazem na certificação... ou o q exigem para dá-la!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  6. #6
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Canoas esportivos e Xenon no RS - Esclarecimentos

    Ali não fala nada, mas acho que o proibimento do cano esportivo deve ser por alterar a emissão de poluentes, já que as motos novas possuem o catalisador. Até aí essa proibição faz algum sentido. ''Pras motos novas''.

    Agora aquela velha baboseira de alteração de característica do veículo @#$% que pariu!!! | É como já disseram aí sobre os carros. Dá vontade de socar esse pessoal das blitz embaixo de cada carro tambem, pra conferir o escapamento desde a saída do motor até a ponteira. É muito coveniente só olhar para o escape da moto e complicar só porque não tem o formato do original. Se a lei é pra valer que valha pra todos, não só pros motoqueiros que eles teimam em ver como criminosos e arruaceiros só porque querem personalizar a sua moto.

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de R. Gennaro
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Panambi - RS
    Idade
    32
    Posts
    109

    Re:Canoas esportivos e Xenon no RS - Esclarecimentos

    sei que posso estar fazendo uma pergunta idiota, mas mesmo assim vou arriscar: O que seria o CSV de cano esportivo?? uma espécie de laudo? autorização??

  8. #8
    Lenda do Fórum Avatar de Yuri_RN
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Natal-RN
    Idade
    38
    Posts
    10.379

    Re:Canoas esportivos e Xenon no RS - Esclarecimentos

    Dexa a Cb ficar Pronta, eita roncOOo! jamais vou tirar meu Jeskap!

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  9. #9
    Motociclista Avatar de apu
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    RS
    Idade
    74
    Posts
    1.421

    Re:Canoas esportivos e Xenon no RS - Esclarecimentos

    parabens pelo texto royce, ficou tudo muito claro. tambem sou do RS (novo hamburgo).

    a unica coisa que me deixa "encafifado" é o seguinte:

    pq a sarachu, jeskap, roncar e etc continuam tocando o barco? ora pois, se NINGUEM pode por escape esportivo em nenhum estado, qq uma jeskap da vida vai fazer? ainda nao fecharam as portas pelo que vejo, e tambem pelo que vejo, cada vez fazem mais e mais modelos de escape. pq será?

  10. #10
    Lenda do Fórum Avatar de Yuri_RN
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Natal-RN
    Idade
    38
    Posts
    10.379

    Re:Canoas esportivos e Xenon no RS - Esclarecimentos

    Citação Postado originalmente por apu Ver Post
    parabens pelo texto royce, ficou tudo muito claro. tambem sou do RS (novo hamburgo).

    a unica coisa que me deixa "encafifado" é o seguinte:

    pq a sarachu, jeskap, roncar e etc continuam tocando o barco? ora pois, se NINGUEM pode por escape esportivo em nenhum estado, qq uma jeskap da vida vai fazer? ainda nao fecharam as portas pelo que vejo, e tambem pelo que vejo, cada vez fazem mais e mais modelos de escape. pq será?
    Jeskap fechar? é difícil mano! a melhor marca de ponteiras nacionais fechando... é ruim heim!

    quando a minha ficar bem detonada vou mandar buscar outra!

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  11. #11
    Usuário de motoneta Avatar de jf k1
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    triangulo mineiro
    Posts
    322

    Re:Canoas esportivos e Xenon no RS - Esclarecimentos

    por isso q eu nao moro em cidades grandes :G :G :G :G :G aqui onde eu moro os puliça nao da multa so enxem o saco ja fui parado um monte de vezes em blits com a minha twister carenada e ninguem nunca me multou so enxeram o saco, ms sei q se eles resolverem levar eu to errado :d :d :d :d mas eles acham o problema de documentos atrazados mais importante, ate cnh eles relevam , mas com alguem habilitado pra levar a moto embora

  12. #12
    Motociclista Avatar de maurim
    Data de Ingresso
    Nov 2009
    Localização
    Fortaleza
    Idade
    34
    Posts
    777

    Re:Canoas esportivos e Xenon no RS - Esclarecimentos

    A moleque!!! Agora a minha motoca vai ganha um
    Ronco um olho azul...
    falta so o dinheiro :lol:
    "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo."

    http://www.pequenasnotaveis.com.br/f...06-06-a-32762/

  13. #13
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Idade
    32
    Posts
    1.021

    Re:Canoas esportivos e Xenon no RS - Esclarecimentos

    Eu ando com escape esportivo desde que comprei minhas motos
    Da pra ver na lenta que não é original o escape
    Nas blits os puliça nem falam nada { na minha opnião eles não sabem :-/ }

    Só pedem os doc ea cnh ...

  14. #14
    Usuário de motoneta Avatar de turuna
    Data de Ingresso
    Dec 2008
    Localização
    Itabira-MG
    Idade
    32
    Posts
    274

    Re:Canos esportivos e Xenon no RS - Esclarecimentos

    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Ali não fala nada, mas acho que o proibimento do cano esportivo deve ser por alterar a emissão de poluentes, já que as motos novas possuem o catalisador. Até aí essa proibição faz algum sentido. ''Pras motos novas''.
    outro dia tava vendo um video da roncar e o apresentador falou que os canos deles ja vem com catalisador tbm... achei até estranho na hora...

  15. #15
    Motociclista Avatar de Cachorro
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Posts
    1.784

    Re:Canoas esportivos e Xenon no RS - Esclarecimentos

    Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    Confesso q fico curioso para saber o q eles de fato fazem na certificação... ou o q exigem para dá-la!
    Exigem que tu pague um monte de taxas, no DETRAN e no INMETRO. . Simples assim.

    E pra quem for multado por escape esportivo sem decibelímtro, não assine a multa!

    Não há como polícia multá-lo baseado no "acho que não é original, acho que tá barulhento demais".

    Mesma coisa pra multa por excesso de velocidade sem radar.

    Eu tenho escape esportivo e xenon na CBzona... e não vou tirar!


    Abs,
    Carregando...

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •