Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 21
  1. #1
    Motociclista Avatar de msguinha
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    RS
    Idade
    34
    Posts
    1.272

    Mito ou Verdade? Pintar o motor é prejudicial??

    Galera to pensando ainda essa ano em pintar o motor da Tw de preto Brilhante e mandar cromar todos os parafusos.

    Ouvi, acho que até aqui no PN que é prejudicial pro motor pintar, especiamente se a cor for escura, dizem que o motor esquenta mais e tal, pois a pintura de fabrica é especialmente pra auxiliar o resfriamento.

    Isso confere?

    Valeu!
    Xtz é vida

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de Gera
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Hidro - Gyn
    Idade
    35
    Posts
    448

    Re:Mito ou Verdade? Pintar o motor é prejudicial??

    Cara... Eu nunca ouvi falar disso não...

    Mais vamos ver as outras opiniões ...

    Mais creio que não afete nada não...

    Abraço

  3. #3
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Mito ou Verdade? Pintar o motor é prejudicial??

    Já ouvi falar isso tambem.
    O motor é feito de um material de fácil dissipação.
    Mas dizem que a tinta isola o metal do motor do ambiente externo, fazendo aquecer mais.

    Tem um cara que jateou completamente o motor de uma DT, e disse que não ia pintar por esse motivo.
    Eu sei lá, alguem sabe dizer se o material do motor é poroso? Pois é a única explicação que me vem na cabeça, tipo a tinta tampar os poros, e o ar não resfriar o suficiente o metal.

    Tem muita gente aqui do fórum que já pintou o motor de suas motos, e não vi ninguem reclamar de aquecimento. Então mesmo que aqueça, deve ser pouca coisa que não chega a comprometer o motor.

  4. #4
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Taió - SC
    Idade
    31
    Posts
    137

    Re:Mito ou Verdade? Pintar o motor é prejudicial??

    Acredito que não faça mal ao motor, tem tanto preparador que faz isso, olha as motos do Polaco, se duvidar até o pistão é colorido (risos) UHSAUH

  5. #5
    Motociclista Avatar de msguinha
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    RS
    Idade
    34
    Posts
    1.272

    Re:Mito ou Verdade? Pintar o motor é prejudicial??

    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Já ouvi falar isso tambem.
    O motor é feito de um material de fácil dissipação.
    Mas dizem que a tinta isola o metal do motor do ambiente externo, fazendo aquecer mais.

    Tem um cara que jateou completamente o motor de uma DT, e disse que não ia pintar por esse motivo.
    Eu sei lá, alguem sabe dizer se o material do motor é poroso? Pois é a única explicação que me vem na cabeça, tipo a tinta tampar os poros, e o ar não resfriar o suficiente o metal.

    Tem muita gente aqui do fórum que já pintou o motor de suas motos, e não vi ninguem reclamar de aquecimento. Então mesmo que aqueça, deve ser pouca coisa que não chega a comprometer o motor.
    Pois é, mas tipo se voce está no sol de camisa preta, teu corpo esquenta mais do que se tu tivesse com uma camisa branca por exemplo. O preto "puxa" o calor pra dentro enquanto o branco reflete pra fora. Mas esse exemplo é com o Sol, fonte de calor externa, no caso do motor o calor viria de dentro.

    Será q influencia??
    Xtz é vida

  6. #6
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Pará
    Idade
    35
    Posts
    682

    Re:Mito ou Verdade? Pintar o motor é prejudicial??

    Citação Postado originalmente por msguinha Ver Post
    Pois é, mas tipo se voce está no sol de camisa preta, teu corpo esquenta mais do que se tu tivesse com uma camisa branca por exemplo. O preto "puxa" o calor pra dentro enquanto o branco reflete pra fora. Mas esse exemplo é com o Sol, fonte de calor externa, no caso do motor o calor viria de dentro.

    Será q influencia??
    isso não faz sentido, só ela tivesse espaço entre a tinta e o motor, nem mesmo assim afinal precisa de luz pra ter cor então mesmo que fosse tinta branca por dentro e sem luz seria preta.
    concordo com o colega la em cima, só se o motor tivesse um sistema de resfriamento por poros e outra tinta tapasse esses microporos. mas acho que não é o caso.
    "Em qualquer discussão envolvendo motocicleta, citar sites reconhecidamente errados como fonte confiável, constitui a perda do debate automaticamente".
    Lei de Scopie [adaptada]

  7. #7
    Piloto de moto Avatar de jpedro91
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    33
    Posts
    4.216

    Re:Mito ou Verdade? Pintar o motor é prejudicial??

    esquenta esquenta mais sim, mas não vai ser coisa a ponto de travar o motor não, nem perto disso! rs
    Ribeirão Preto - SP

  8. #8
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Posts
    109

    Re:Mito ou Verdade? Pintar o motor é prejudicial??

    [b]Olha cara...eu entendo mais de carros certo?!Mas baseado nisso posso lhe responder com segurança q naum eh uma boa idéia,eu sei q quando agente qer uma coisa bate o pé e tudo mais,só q temos q ver os malefícios da nossa atitude.

    O motor refrigerado a ar/óleo(como eh o caso das pequenas) trabalha a uma temperatura absurda se comparado aos refrigerados a água,por isso aquelas fendas no motor,são estas canaletas q facilitam a fluidez do ar na parte externa do motor provocando assim um certo rsfriamento na parte interior tbm.A tinta por sua vez irá inibir essa fluidez e ainda por cima criar uma proteção térmica,ou seja,irá dificultar o calor do motor de ser dissipado.

    Fica até bonitinho,e com os parafusos cromados então...mas naum vá por aí naum,meu cunhado tem uma Twister e jah sofreu um pouco com esse mau,além de ter rodado com óleo baixíssimo. Mas isso agente naum discute pq ele eh um lezado!

    Fica aí minha dica kra,arruma umas carenagens se quizer e puder e deixa o motorzinho respirar.Ok?! :OK:
    Entendedor de carros.

  9. #9
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re:Mito ou Verdade? Pintar o motor é prejudicial??

    Já cheguei a pensar muito nisso, creio que talvez não dê muitos problemas, na teoria vai esquentar mais sim, porém tem que ver ao certo se esta diferença será prejudicial à dissipação de calor do motor, de fábrica vem com tinta epóxi ou eletrostática eu acho, se for pintar, evite deixar muito grosso de tinta.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  10. #10
    Motociclista Avatar de msguinha
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    RS
    Idade
    34
    Posts
    1.272

    Re:Mito ou Verdade? Pintar o motor é prejudicial??

    Citação Postado originalmente por Ahead Ver Post
    [b]Olha cara...eu entendo mais de carros certo?!Mas baseado nisso posso lhe responder com segurança q naum eh uma boa idéia,eu sei q quando agente qer uma coisa bate o pé e tudo mais,só q temos q ver os malefícios da nossa atitude.

    O motor refrigerado a ar/óleo(como eh o caso das pequenas) trabalha a uma temperatura absurda se comparado aos refrigerados a água,por isso aquelas fendas no motor,são estas canaletas q facilitam a fluidez do ar na parte externa do motor provocando assim um certo rsfriamento na parte interior tbm.A tinta por sua vez irá inibir essa fluidez e ainda por cima criar uma proteção térmica,ou seja,irá dificultar o calor do motor de ser dissipado.

    Fica até bonitinho,e com os parafusos cromados então...mas naum vá por aí naum,meu cunhado tem uma Twister e jah sofreu um pouco com esse mau,além de ter rodado com óleo baixíssimo. Mas isso agente naum discute pq ele eh um lezado!

    Fica aí minha dica kra,arruma umas carenagens se quizer e puder e deixa o motorzinho respirar.Ok?! :OK:
    Cara valeu muito pela dica, concerteza vou levar em consideração.

    Mas fendas que voce se refere são as da parte externa do cilindro? E se caso eu pintar com epoxi (tinta de fabrica), como o colega falou, não influencia?
    Xtz é vida

  11. #11
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Canoas - RS
    Idade
    36
    Posts
    121

    Re:Mito ou Verdade? Pintar o motor é prejudicial??

    cara tu poderia pensar tbm na questao de como vc usa sua moto??
    se usa para viajar, anda grandes distancias que esquente mto o motor... dai tem que ter uma boa refrigeração...
    agora se vc só usa ela para passear fim de semana, nao vai mto longe, ou para ir ao serviço, se sao tirinhos curtos e nao esquentam mto axo q nao faria mto mal bloquear um poukinho a discipação do calor...

    eu tbm to com grande vontade de cromar as tampas do mew motor e pintar o resto de preto brilhoso... axo vou pagar pra ver... vai foka show... heheheheh...
    "Os ventos que as vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar.. Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim,
    aprender a amar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre." (Bob Marley)

  12. #12
    Usuário de motoneta Avatar de jOSÉ
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Idade
    61
    Posts
    405

    Re:Mito ou Verdade? Pintar o motor é prejudicial??

    As aletas, são para resfriamento do cilindro, se olhar, vai ver que elas são maiores na parte de cima do motor, onde ocorre a explosão, na medida que vai descendo elas vão diminuindo de tamanho pois a temperatura do cilindro é menor na parte inferior, se tu colocar uma camada de tinta sobre elas vai fazer um isolamento térmico assim a troca térmica não vai ser eficiente, os motores pintados de fábrica é uma tinta especial para dissipar calor e as aletas são dimensionadas para isso.
    Tem gente que pinta as pinças do freio, também ocorre o mesmo problema superaquecimento do disco do freio e perda da eficiência do sistema de frenagem, tem gente que pinta os cubos das rodas, idem se for freio a tambor também vai aquecer e perder a eficiência do sistema. Tinta é um isolante térmico, já anodização e cromagem não são isolantes.
    O assobio do vento nas frestas da minha viseira é música. Aumentar a fresta é como colocar mais músicos na orquestra.

  13. #13
    Usuário de motoneta Avatar de Honda Motors
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Posts
    376

    Re:Mito ou Verdade? Pintar o motor é prejudicial??

    Definitivamente não é uma boa idéia. assim como os colegas disseram, a tinta não é apropriada como a que eles usam na fabricação. Quanto a porosidade, até uma lâmina bem lisa e espelhada de aco inox tem sua porosidade vista num microscópio, que de lá o alumínio da carcaça de um motor. Essa porosidade ajuda e muito no resfriamento, jogar tinta em cima isola essa troca de calor.
    Segundo o matemático Oswald de Souza é possível definir a qualidade de um ambiente usando a CG Titan. Em sua tese de mestrado no ITA ele começou com o seguinte axioma: A qualidade do ambiente é inversamente proporcional ao número de titans que se encontram no estacionamento.

  14. #14
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Mito ou Verdade? Pintar o motor é prejudicial??

    É, ontem depois de sair eu tava pensando em outra coisa:
    Já repararam que os poucos motores que vem pintados de fábrica tem uma cor fosca? Acho que isso tem uma razão.

    Numa pintura brilhosa a tinta cria uma camada lisa (a luz reflete melhor, é o que faz o brilho na pintura).
    Na pintura fosca a superfície é toda irregular (por isso a luz não reflete, causando a ausencia do brilho).



    Na pintura brilhosa toda a peça tem a mesma espessura de tinta, criando uma ''casca'' que abafa mais o material.

    Na pintura fosca tem várias partes da tinta que e espessura é bem pequena, dando a impressão inclusive de ser porosa. Isso deve isolar menos o motor do ambiente externo.

    Então acho que seria o recomendado pra quem quer pintar o motor, pintar com tinta fosca. E de preferencia uma fina camada, pois pelo que a maioria disse até agora, isso não é mito.






  15. #15
    Motociclista experiente Avatar de corsani
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Guabiruba-SC
    Idade
    51
    Posts
    2.761

    Re:Mito ou Verdade? Pintar o motor é prejudicial??

    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Já ouvi falar isso tambem.
    O motor é feito de um material de fácil dissipação.
    Mas dizem que a tinta isola o metal do motor do ambiente externo, fazendo aquecer mais.

    Tem um cara que jateou completamente o motor de uma DT, e disse que não ia pintar por esse motivo.
    Eu sei lá, alguem sabe dizer se o material do motor é poroso? Pois é a única explicação que me vem na cabeça, tipo a tinta tampar os poros, e o ar não resfriar o suficiente o metal.

    Tem muita gente aqui do fórum que já pintou o motor de suas motos, e não vi ninguem reclamar de aquecimento. Então mesmo que aqueça, deve ser pouca coisa que não chega a comprometer o motor.
    Citação Postado originalmente por Diego.fcs Ver Post
    Já cheguei a pensar muito nisso, creio que talvez não dê muitos problemas, na teoria vai esquentar mais sim, porém tem que ver ao certo se esta diferença será prejudicial à dissipação de calor do motor, de fábrica vem com tinta epóxi ou eletrostática eu acho, se for pintar, evite deixar muito grosso de tinta.
    é isso ai, mas tambem depende da construção do motor. a DT 180 é uma moto off que para não ficar barro agarrado no motor e aquecer demais tem as aletas muito curtas e é um motor que aquece bastante por isso o pessoal não gosta de pintar o cilindro e cabeçote . mas se observarem ja tivemos muitas motos de 4t e 2t com o motor pintado de preto, caso as RDZ, Turunas, XL 250, etc. acho que num motor igual a twister que é refrigerado com radiador de óleo poderia até aquecer mais, mas nada que prejudicasse alguma coisa.
    a colorgim tem uma tionta legal para escapamento que não é aquele preto fosco feio das tintas de alta temperatura, mas é mais brilhoso e bonito alem de ficar uma camada fina. quando eu pintava um escape com ele geralmente eu aquecia um pouco ele e quando a tintaz pegava não soltava mais.
    acho que a cor na dessipação nem tem muito haver mas sim a camada que ela forma que prejudica na dessipação . porque se observarem vcs verão muitos aparelhos de som principalmente que são pintados de preto, e esses aparelhos são muito sensiveis ao calor.

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •