Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 34

Tópico: frear moto

  1. #1
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    Bahia, Itabuna, Roça
    Idade
    33
    Posts
    107

    frear moto

    Pessoal essa pergunta pode ser meio boba, vir que em muitos sites fala que deve frear 70% dianteiro e 30% traseiro, eu acho isso meio estranho, será que em uma moto de 125cc se o caba frear assim em uma rodovia ele pode cair de cara no asfalto? Sei lá eu acho isso meio estranho. E essa parada de freio a disco na frente será qu não trava de vez não?

    Eu pensava que o freio da frente era so pra finalizar, tipo se eu parar na faixa ou perto de um carro.
    A auto escola que eu fiz não ensina nada disso.

  2. #2
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308

    Re:frear moto

    Esquece auto-escola cara. Eles só querem seu $$ e ensinar que é bom nada.

    Quando você anda de moto cerca de 70% do peso da moto e do piloto vão para a roda dianteira, por isso que ela freia mais. A roda traseira só arrasta, a dianteira para a moto

  3. #3
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Chapeco-SC
    Posts
    256

    Re:frear moto

    as chances do freio traseiro travar são bem maiores do que o freio dianteiro por isso confio mais no freio dianteiro,
    enquanto oque aprendeu na auto escola esquece , isso vc vai pegando a manha no dia a dia
    Abcs
    [img width=480 height=107]http://i52.tinypic.com/2h6shth.gif[/img]

    Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

  4. #4
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re:frear moto

    Cara, já cochei o freio dianteiro da intruder, sem pressionar o traseiro de quase dar fim de curso na bengala, digo que é mais fácil vc sair voando por não conseguir ficar encima da moto do que derrapar e cair, inclusive em todas as motos que tive com freio a disco dianteiro, quase nem uso o traseiro, principalmente nas 125 que são muito leves.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  5. #5
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    5.301

    Re:frear moto

    Eu trabalho em uma Auto Escola, melhor ficar quieto, e guardar nosso métodos

    :G

  6. #6
    Super Moderador Avatar de XxUNOxX
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Martinópolis/SP
    Idade
    34
    Posts
    5.592

    Re:frear moto

    Sempre freiei mais a dianteira da minha X e mesmo com o disco dianteiro e nunca sai voando, e olha que ja fiz "teste" de emergência com ela, fui numa vicinal perto de casa aqui e chamei mesmo o freio no máximo, a 80km/h, arrastou a traseira ao máximo quase de deixar o pneu quadrado e a dianteira deu quase fim de curso mais não travou.
    Então cada um com sua atitude, mais eu sempre vou usar 70% dianteiro

    Moto pra mim não é só uma opção de economia, e sim uma paixão!

    1ª Moto: DT 180 para TRILHA 1994/1994 (vendida)
    2ª Moto: XTZ 125X 2008/2008 (vendida)
    3ª Moto: NX4 Falcon 2005/2005 (atual)

    VAMOS RESPEITAR OS OUTROS COMO GOSTARÍAMOS DE SERMOS RESPEITADOS.
    Utilize a pesquisa antes de postar, qualquer Dúvida, mande MP

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  7. #7
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103

    Re:frear moto

    Esquece auto escola, eles te ensinaram como passar na prova e também como morrer rápido, mas isso não lhe disseram. Se o disco está na roda dianteira tem um motivo, a transferência de massa durante uma freada. Dificilmente as motos que tem disco na roda dianteira irão travar a roda em pista sêca, por isso pode chamar o freio com tudo e o freio traseiro deve ser usado com cuidado, pois, com a transferência de massa para a frente a tendência de travar a roda é muito grande. Por tanto siga e treina freadas desta forma 70% dianteiro e 30% traseiro. Com o tempo vc irá saber dosar a força no manete e no pedal.
    Na chuva se faz necessário uma pequena mudança, tente equilibrar a mema força tanto no dianteiro quanto no traseiro, 50% em cada.
    Só existe uma situação que só devemos usar o freio traseiro, mas isso fica para uma próxima oportunidade.
    Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  8. #8
    Super Moderador Avatar de XxUNOxX
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Martinópolis/SP
    Idade
    34
    Posts
    5.592

    Re:frear moto

    Complementando minha resposta a cima, acho que todos deveriamos conhecer os freios de nossas motos e não perguntar como deve-se freiar...
    Por exemplo, minha moto pode ser mais bruta na frenagem, outra XTZ pode ser maiis borrachuda...
    Acho que todos deveriam testar seus freios em uma simulação de emergência, ja imaginam se ao freiar 80 ou 90% do freio dianteiro estoura uma mangueira, quebra-se um cabo?

    eu sempre que posso faço um teste e vejo que aos 27mil km rodados esta chegando a hora de substituir a pastilha dianteira da minha.

    Abraços

    Moto pra mim não é só uma opção de economia, e sim uma paixão!

    1ª Moto: DT 180 para TRILHA 1994/1994 (vendida)
    2ª Moto: XTZ 125X 2008/2008 (vendida)
    3ª Moto: NX4 Falcon 2005/2005 (atual)

    VAMOS RESPEITAR OS OUTROS COMO GOSTARÍAMOS DE SERMOS RESPEITADOS.
    Utilize a pesquisa antes de postar, qualquer Dúvida, mande MP

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  9. #9
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re:frear moto

    Essa de 70/30% é a maior baboseira do ponto de vista do piloto. A unica pessoa que usa essas informações é o engenheiro que projeta o veiculo.

    Na hora que agente freia agente tem que saber os limites do nosso veiculo. Freia 70/30% numa rua de paralelepipedo na chuva pra tu ver o chão gostoso...


    Não adianta pedir pra ensinar. USE O SEU FREIO e tu vai sentir qual freia mais. Tire umas horas numa rua deserta pra conhecê-la, faz bem pra sua segurança.
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  10. #10
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    João Pessoa - PB
    Posts
    3

    Re:frear moto

    o blaugusto falou tudo, cada um tem conhecer a moto que tem, pq isso tbm varia das mecânicas das motos e tbm do peso do piloto, eu uso com mais freqüência o freio traseiro, é tanto que já fazem 2 anos que tenho minha moto, e já troquei as lonas traseiras mas nunca troquei as dianteiras.

  11. #11
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:frear moto

    Não tem regra fixa de quantidade de cada freio, cada caso é um caso, cada terreno é um terreno.
    O freio dianteiro é muito mais eficiente sim, mas ele depende completamente da aderencia da pista, se não é chão.

    Exemplo: num asfalto 100% limpo e seco, pode se usar o freio dianteiro sem medo algum, aliás é o terreno ideal pra usar e abusar dele.

    Agora vai freiar mais o dianteiro num asfalto sujo de areia, ou com pedrinhas soltas, ou numa pista de terra com saibro, ou até mesmo no barro tipo sabão... :k

    Se a roda de tras derrapa numa frenagem, tem chance de equilibrar a moto outra vez, se derrapar a dianteira não tem jeito, a moto desaparece debaixo das suas pernas.

  12. #12
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Maceió-AL
    Idade
    37
    Posts
    175

    Re:frear moto

    Quando é uma freada longa, por exemplo um semaforo fechado, chego a frear 100% dianteiro.
    Me acostumei com esses 70% dianteiro. Se eu for usar uma moto q soh tem traseiro eu não ando.
    Freio é dianteiro!

  13. #13
    Motociclista Avatar de amoras007
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Castanhal/Para - Brasil
    Idade
    41
    Posts
    837

    Re:frear moto

    Como o Bleno disse temos que conhecer a nossa moto, a minha dependendo da situação eu uso os
    dois, serta vez fui frear so o traseiro em uma pista de terra a motoca derrapou que quase vou pro chão
    o dianteiro tem que ser usado dosado com o traseiro, agora eu só uso em conjunto em uma emergencia
    eu uso 50% de cada.
    Vingança não é Justiça!!!
    Justiça é a punição
    aos que cometem qualquer
    crime ou ato de imprudencia ao
    seu semelhante.


    minha ex-moto suzuki Yes clik no link e veja as foto.

    http://www.pequenasnotaveis.com.br/f...s-fotos-pag-1/

  14. #14
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Matão-Sumaré
    Posts
    126

    Re:frear moto

    cara pensa assim vc tambem nao pode carca com tudo o freio diantero q se vai pro chao mesmo

    imagina q sua mão e um super sistema ABS, ai se faz o mesmo q o ABS faz, frea com eficiencia mas nao apertando tudo de uma vez
    se nao trava mesmo, e o traseiro nao e tao bom pq se vc precisa dele numa emergencia vc vai derrapar e é perigoso se na hra q começa
    derrapa anda mais rapido do q tava antes de aciona o freio ahuah. Tipo use o dianteiro e o traseiro meio q pra nivela a moto pra ela nao fica
    tipo dando RL , faz o teste e ve . vem numa velo pode ser media mesmo e frea so o da frente se vai ver como a traseira vai empina
    depois vc vem aciona o dianteiro e preciona o traseiro se vai ve q ela nao levanta muito.

    eu mesmo em situações de emergencia ja freie com tanta força q chego derrapar o pneu da frente (McGayver) mas consegui manter e nun cai n

    e é isso ai Como o amigo disse ali dos metodos dele de dar aula, o meu prof o metodo dele era comprar um coca fica numa barraquinha coberta enquanto eu fritava no sol treinando o " 8 " ....
    "Motos não são Perigosas, Motos são Vulneraveis, Perigosos são esses milhões de motorista imprudentes que tem por ai..."

  15. #15
    Usuário de motoneta Avatar de Destro
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Rio de Janeiro
    Idade
    45
    Posts
    466

    Re:frear moto

    No manual da Intruder diz que você inicia a frenagem com o freio traseiro, e somente depois se aperta o dianteiro... Na pratica não é bem assim...
    Tenho muito mais confiança no freio dianteiro (a disco) que no traseiro... Com certeza!

    Abraços e boas frenagens! :OK:
    Alone on Road Moto Grupo
    Visite nosso site!
    http://www.aloneonroad.com.br


 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •