Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 16 a 25 de 25

Tópico: Preço do Etanol

  1. #16
    Motociclista experiente Avatar de Carleetos
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Maceió/AL
    Idade
    36
    Posts
    2.333

    Re:Preço do Etanol

    Pois é, o governo faz graça pras potências exportando a preço baixo, e o cidadão que se $#@%$#. Revoltante.

    * off: Acho que nem precisava mudar o título do tópico, pois o 'me ajuda ai pô' foi posto entre aspas de propósito, satirizando aquilo que o Datena fala no programa dele, o que foi explicado na primeira postagem, enfim..
    1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
    2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
    3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
    4ª: Biz 110i 2017
    5ª: Fan 160 ESDi 2019
    6ª: Fuçando o OLX...

  2. #17
    Motociclista Avatar de Nickneo
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Aracati - CE
    Idade
    36
    Posts
    831

    Re:Preço do Etanol

    Desde a onda dos carro flex, se bem me lembro, nunca tivemos um preço do alcool que valesse realmente a pena. Mas aqui na região tem uma história de uma pessoa que vende alcool a 1,50. Obviamente não é posto de gasolina e tem que ter confiança se o combustível é de qualidade. Nunca abasteci lá, até porque minha moto é gasolina apenas.

  3. #18
    Motociclista experiente Avatar de Carleetos
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Maceió/AL
    Idade
    36
    Posts
    2.333

    Re:Preço do Etanol

    Citação Postado originalmente por Nickneo Ver Post
    Desde a onda dos carro flex, se bem me lembro, nunca tivemos um preço do alcool que valesse realmente a pena. Mas aqui na região tem uma história de uma pessoa que vende alcool a 1,50. Obviamente não é posto de gasolina e tem que ter confiança se o combustível é de qualidade. Nunca abasteci lá, até porque minha moto é gasolina apenas.
    O consumo do etanol é 30% maior que o da gasolina. Então o valor do litro de etanol na bomba deve representar menos de 70% do valor da gasolina pra valer a pena.

    Tem uma conta que ensinam, também, para você fazer na hora de abastecer. Dividir o valor do etanol pelo da gasolina, se o resultado for igual ou maior que 0,7, não vale a pena, se for menor que 0,7 você deve abastecer com etanol. O resultado condiz exatamente com os valores da tabela.

    No primeiro exemplo: Gas=2,20 ; Alc=1,54

    1,54 / 2,20 = 0,7 | 0,7 * 100 = 70 = 70% do preço da gasolina.


    Aqui valia muito a pena, mas o preço do etanol disparou e a gente volta pra :cocô:.
    1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
    2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
    3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
    4ª: Biz 110i 2017
    5ª: Fan 160 ESDi 2019
    6ª: Fuçando o OLX...

  4. #19
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    44
    Posts
    3.485

    Re:Preço do Etanol

    Citação Postado originalmente por Carleetos Ver Post
    O consumo do etanol é 30% maior que o da gasolina. Então o valor do litro de etanol na bomba deve representar menos de 70% do valor da gasolina pra valer a pena.

    Tem uma conta que ensinam, também, para você fazer na hora de abastecer. Dividir o valor do etanol pelo da gasolina, se o resultado for igual ou maior que 0,7, não vale a pena, se for menor que 0,7 você deve abastecer com etanol. O resultado condiz exatamente com os valores da tabela.

    No primeiro exemplo: Gas=2,20 ; Alc=1,54

    1,54 / 2,20 = 0,7 | 0,7 * 100 = 70 = 70% do preço da gasolina.


    Aqui valia muito a pena, mas o preço do etanol disparou e a gente volta pra :cocô:.
    Não é bem sempre nessa linha. Tem gente que usa o carro pra se locomover nem por 10 km por dia. Um carro flex no alcool vai desperdiçar muito numa situação dessa e a diferença pode ser maior do que se rodasse no mesmo esquema usando gasolina. O certo em alguns casos e saber o qto teu veiculo faz por litro na condição de uso, se no alcool faz 10 por litro, pega o valor do litro do alcool e divide por 10 ai vc vai ter o custo por km rodado. Faça o mesmo com gasolina e chegue ao custo por km rodado e ai sim vc tera um custo mais exato na minha opinião. Vc sabendo o qto teu carro faz com cada combustivel no seu trajeto de costume fica facil decidir na bomba. Teve uma colega nossa aqui no trampo que mesmo qdo o alcool tava barato, ela tava tomando preju, pois o percurso dela era muito curto e o carro no alcool bebia de mais por não dar tempo nem de esuqentar direito.
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

  5. #20
    Motociclista experiente Avatar de Carleetos
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Maceió/AL
    Idade
    36
    Posts
    2.333

    Re:Preço do Etanol

    Citação Postado originalmente por Marcio Dorigon Ver Post
    Não é bem sempre nessa linha. Tem gente que usa o carro pra se locomover nem por 10 km por dia. Um carro flex no alcool vai desperdiçar muito numa situação dessa e a diferença pode ser maior do que se rodasse no mesmo esquema usando gasolina. O certo em alguns casos e saber o qto teu veiculo faz por litro na condição de uso, se no alcool faz 10 por litro, pega o valor do litro do alcool e divide por 10 ai vc vai ter o custo por km rodado. Faça o mesmo com gasolina e chegue ao custo por km rodado e ai sim vc tera um custo mais exato na minha opinião. Vc sabendo o qto teu carro faz com cada combustivel no seu trajeto de costume fica facil decidir na bomba. Teve uma colega nossa aqui no trampo que mesmo qdo o alcool tava barato, ela tava tomando preju, pois o percurso dela era muito curto e o carro no alcool bebia de mais por não dar tempo nem de esuqentar direito.
    Realmente o álcool é consumido um pouco mais quando o mtor está frio, mas esses 30% não são absolutos, pode ter uma margem pequena variando, mas pode fazer o teste você mesmo.

    Usando o carro (ou moto) em uma condição normal, uns 10~20km de percurso, usando somente um dos combustíveis, depois somente o outro e faça a média. É sempre muito aproximado de 30%.

    Digo isso porque, além de ter lido em algumas fontes, fiz médias com minha moto. A maioria dava aproximadamente 28km/l com álcool e 37~8 km/l com gasolina. Se fizer a mesma conta vai ver que dá aproximadamente isso.

    Se o valor do etanol tiver mais baixo de acordo com aquela tabelinha, vale a pena; eu usava somente etanol na minha e gastava menos, vai por mim.
    1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
    2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
    3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
    4ª: Biz 110i 2017
    5ª: Fan 160 ESDi 2019
    6ª: Fuçando o OLX...

  6. #21
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    44
    Posts
    3.485

    Re:Preço do Etanol

    Sim, Carleetos, pequenos trechos em que o carro não chega a esquentar direito o desperdicio é maior, e dependendo do preço do alcool é desvantagem em relação a trechos longos como vc citou. Tb tem um lance de transito pesado, aonde carro movido no alcool pode consumir de mais no arranca e para, mais que na gasolina. É tudo questão de ver o trajeto usual e qto em cada combustivel o veiculo faz. Bem, eu hj não teria um carro flex...acho que ainda não chegaram no ponto de render o que um mesmo modelo renderia sendo um unico combustivel. Ja melhorou pacas, acho que a proxima geração de motores e sistema de injeção/ignição que sair vai ser melhor e chegar mais perto da perfeição. Mas ajudaria muito se o governos melhorasse a qualidade da gasolina, aumentando um pouco mais a octangem dela e tirando um pouco do alcool anidro.
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

  7. #22
    Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Itabuna - BA
    Posts
    41

    Re:Preço do Etanol

    Pra todo caso, é só multiplicar o preço da gasolina por 0,7 ...se o valor obtido for maior que o preço do alcool, vale a pena for alcool..do contrário abasteça com gasolina.

  8. #23
    Motociclista experiente Avatar de Carleetos
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Maceió/AL
    Idade
    36
    Posts
    2.333

    Re:Preço do Etanol

    Citação Postado originalmente por DenissonXD Ver Post
    Pra todo caso, é só multiplicar o preço da gasolina por 0,7 ...se o valor obtido for maior que o preço do alcool, vale a pena for alcool..do contrário abasteça com gasolina.
    Pois é. É exatamente como tem na tabela e como eu disse, dá no mesmo.

    Citação Postado originalmente por Marcio Dorigon Ver Post
    Sim, Carleetos, pequenos trechos em que o carro não chega a esquentar direito o desperdicio é maior, e dependendo do preço do alcool é desvantagem em relação a trechos longos como vc citou. Tb tem um lance de transito pesado, aonde carro movido no alcool pode consumir de mais no arranca e para, mais que na gasolina. É tudo questão de ver o trajeto usual e qto em cada combustivel o veiculo faz. Bem, eu hj não teria um carro flex...acho que ainda não chegaram no ponto de render o que um mesmo modelo renderia sendo um unico combustivel. Ja melhorou pacas, acho que a proxima geração de motores e sistema de injeção/ignição que sair vai ser melhor e chegar mais perto da perfeição. Mas ajudaria muito se o governos melhorasse a qualidade da gasolina, aumentando um pouco mais a octangem dela e tirando um pouco do alcool anidro.
    Mas aí acho que a perda é muito pequena. Eu andei com álcool no carro da minha mãe por um bom tempo também, não cheguei a fazer média nele mas quando eu usava álcool rendia mais dinheiro, pros mesmos trajetos. Tô dizendo a minha experiência, não sei se sua amiga ou você tiveram experiências diferentes. Na moto eu fiz médias e, como eu disse, na ocasião valia muito a pena por causa do preço do álcool. Era uma realidade, que hoje estou perdendo as esperanças de ver acontecer de novo.
    1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
    2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
    3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
    4ª: Biz 110i 2017
    5ª: Fan 160 ESDi 2019
    6ª: Fuçando o OLX...

  9. #24
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    44
    Posts
    3.485

    Re:Preço do Etanol

    O percurso da minha amiga num ford k 2010 era menos de 5km rapaz...tava ridiculamente beberrão. Conheço um pessoal que teve os primeiros palio flex 1.0 e falavam que andando de boa com transito livre até que ia, mas transito pesadão vira um bebum sem cura :lol: Tb participo no form do civic, e vejo o mesmo relato nos new civic´s flex...transito pesado o bixo bebe ridiculamente, mas transito livre vai de boa, isso da maioria. Tb acho que não teremos mais alcool barato não.
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

  10. #25
    Motociclista experiente Avatar de Carleetos
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Maceió/AL
    Idade
    36
    Posts
    2.333

    Re:Preço do Etanol

    É uma pena, as pessoas e o meio ambiente iam ganhar bem mais com isso.
    1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
    2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
    3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
    4ª: Biz 110i 2017
    5ª: Fan 160 ESDi 2019
    6ª: Fuçando o OLX...

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •