Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 5 de 5
  1. #1
    Administrador Avatar de Cyber
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Ponta Grossa - Paraná
    Idade
    39
    Posts
    7.501

    O primeiro brasileiro a correr na Ilha de Man (parte 2)

    [size=14pt]O primeiro brasileiro a correr na Ilha de Man (parte 2)[/size]

    [img width=450]http://www.jalopnik.com.br/wp-content/uploads/2011/09/rafa001-520x347.jpg[/img]

    Na primeira parte da entrevista, vocês conheceram um pouco da carreira de Rafael Paschoalin, piloto que será o brasileiro brasileiro a disputar o Tourist Trophy da Ilha de Man. Agora, é hora de conhecermos um lado mais graxeiro do projeto.

    Ah, sim. A foto acima não é exibicionismo (note a frente em contra-esterço): é a forma como o Rafa entra no “S” do Senna. Ele usa e abusa do trail braking para apontar o nariz da moto para o ponto de tangência, principalmente nas freadas mais fortes. Tem um outro cara que faz isso muito bem, chamado Alexandre Barros…

    Há diferenças de acerto entre uma regulagem para autódromo e para a Ilha de Man?
    Boa pergunta. Os treinos ainda não começaram para valer, e teremos que descobrir todas as diferenças ao longo dos próximos meses. Para ajudar, o Autódromo de Interlagos fica fechado por muito tempo (thanks F1), e Londrina passa atualmente por um recapeamento. É um pouco complicado. Às vezes a ficha cai, estamos no Brasil: seria mais fácil eu me tornar um jogador de futebol (nota do editor: via de regra, pilotos são péssimos jogadores de futebol. Não acreditem nessa!). Voltando a falar sobre a moto, na Ilha o traçado é extremamente longo. São 60,7 km e 256 curvas por volta, a maioria de alta. Por isso, o principal é ter uma moto rápida de reta (as motos de 1000 cilindradas andam em média de 210 km/h, com picos de 340 km/h!), e segura para os saltos e oscilações, sem reações muito histéricas. O motor sofre bastante, é extremamente importante aumentar a capacidade do radiador e também proteger bem essa peça essencial.

    E como fica a questão do combustível? Possui exatamente as mesmas especificações que temos aqui?
    Não, e essa é mais uma dificuldade. Claro que a moto possui um sistema de injeção que pode ser manipulado, mas temos que avaliar tudo isso, para chegar lá com tudo o mais pronto possível. É mais um fator que irá devorar um tempo que não temos, já que levamos a nossa vida “normal”, com dia-a-dia, contas para pagar… Por outro lado, temos a opção de alugar uma moto lá, algo mais barato e mais fácil. Talvez mais seguro também. Mas estamos com vontade de fazer tudo com as próprias mãos, para que no final das contas, a recompensa espiritual seja ainda maior.

    Agora, sobre pilotagem: como é possível “treinar” para um percurso tão longo e com trechos tão velozes? É possível memorizá-lo, ou ao menos, adotar referências dos trechos críticos?
    Além dos treinos em autódromo, tenho que andar um pouco nas estradas brasileiras, desenvolver um percurso com a mesma distância e ver o quão difícil vai ser a memorização de tudo. Acredito que a melhor estratégia é decorar os pontos críticos, como: “nessa curva eu morro”, “nessa eu fico só paraplégico”, “ahh, essa tudo bem, devo quebrar apenas as duas pernas”! Brincadeiras à parte, acredito que esse é o ponto chave para voltar vivo. Tenho que enfrentar uma prova com mais ou menos uma hora de duração, andando a mais de 200 km/h entre muros, postes e pessoas, qualquer erro pode custar muito caro. É preciso ter noção do risco de morte iminente, não é como correr em um autódromo, cheio de áreas de escape.

    The Spectacular T.T. (Crashes)(2of 4) IOM. TT (Isle of Man) Motorcycle Road Race

    Do que você viu até agora, existe algum (ou alguns) trechos, condições ou situações que te preocupam?
    Sim, todos! Assisto sempre um DVD que tenho de 2009. Tento decorar com a volta onboard parte do circuito. Esse vídeo acima também é bem interessante para mostrar o quão difícil é essa prova. E acreditem: o cara que cai no penhasco está vivo e deverá competir no ano que vem!

    Entre hoje e até pouco antes de junho de 2012, quais são os passos que você e sua equipe darão, em termos de preparação, logística e afazeres?
    Estamos na fase dos treinos. Estou praticando Motocross, que dá um bom condicionamento e pode ser feito sempre e tem um custo baixíssimo. Além disso, vamos começar com os treinos em pista, depois colocaremos em prática a estrada e no ano que vem, antes da ilha, temos que passar pela North West, que tem como principal agravante o modo “race” (disputa com outras motos) ao invés do modo “time trial” (tempo cronometrado) adotado no TT. No ano que vem pretendo visitar o local da prova antes, alugar uma bike de estrada e pedalar muito, para tentar memorizar um pouco mais as 256 curvas.

    [img width=320 height=480]http://www.jalopnik.com.br/wp-content/uploads/2011/09/rafa002-347x520.jpg[/img]

    fonte: jalopnik.com.br.

  2. #2
    Motociclista Avatar de iagosoares
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    32
    Posts
    1.694

    Re:O primeiro brasileiro a correr na Ilha de Man (parte 2)

    Espetáculo de video.

    É, não é pra qualquer um mesmo não!

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de leodinei
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Farroupilha - RS
    Posts
    402

    Re:O primeiro brasileiro a correr na Ilha de Man (parte 2)

    Bah, uma hora andando em média de 210 com picos de 340.
    O cara deve ficar dolorido por uma semana. Hahaha
    Demais, queria ter grana pra bancar uma brincadeira dessas
    Post da minha ninja 250r

  4. #4
    Motociclista Avatar de # BinhO #
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Idade
    35
    Posts
    731

    Re:O primeiro brasileiro a correr na Ilha de Man (parte 2)

    Citação Postado originalmente por Cyber Ver Post
    No ano que vem pretendo visitar o local da prova antes, alugar uma bike de estrada e pedalar muito, para tentar memorizar um pouco mais as 256 curvas.
    carak's :drool:
    256 curvas, tem que ter mto braço.... :0_0:

    ...e a nossa torcida continua... :OK:

    O Homem...
    Querendo Praticidade Criou a Roda,
    Querendo Conforto Criou o Carro,
    Querendo LIBERDADE CRIOU A MOTO...

  5. #5
    Lenda do Fórum Avatar de Yuri_RN
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Natal-RN
    Idade
    38
    Posts
    10.379
    Show de bola estou torcendo muito pra que ele consiga uma boa classificação!

    porem uma coisa me chamou a atenção.. Treinar nas estradas???

    so espero que ele não se MATE ou MATE um ou mas inocentes.

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •