Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados da Enquete: Você desce da moto quando ela está sendo abastecida?

Votantes
111. Você não pode votar nesta enquete
  • Nunca

    43 38,74%
  • Sempre

    40 36,04%
  • As vezes

    28 25,23%
Página 4 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 23456 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 46 a 60 de 91
  1. #46
    Motociclista Avatar de romanex
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Carapicuíba
    Idade
    57
    Posts
    1.177
    Conversão da MPv nº 1.883-17, de 1999 Dispõe sobre a fiscalização das atividades relativas ao abastecimento nacional de combustíveis, de que trata a Lei no 9.478, de 6 de agosto de 1997, estabelece sanções administrativas e dá outras providências.

    "VIII - deixar de atender às normas de segurança previstas para o comércio ou estocagem de combustíveis, colocando em perigo direto e iminente a vida, a integridade física ou a saúde, o patrimônio público ou privado, a ordem pública ou o regular abastecimento nacional de combustíveis:
    Multa - de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais); "

    Creio que há um pequeno equivoco da sua parte...
    norma não precisa ser lei, pode ser uma diretriz técnica de segurança...

    como você mesmo diz:

    “ ressalvados os casos de interdição regulados em leis especiais."

    isso quer dizer que, se a ABNT, ou qualquer outra entidade apresentar um laudo confirmando o procedimento (aqui cabem as agências reguladoras), esse tem força de lei sim, pois há uma lei (a lei LEI No 9.847, DE 26 DE OUTUBRO DE 1999. ), que estabelece que se os postos não tomarem as medidas adequadas em relação ao abastecimento e não executarem as mesmas, passa a ser passivo de multa, conforme previsto em lei.

    O problema é que, como nunca aconteceu, e que muitos acreditam que nunca aconteça, e que dificilmente aconteça (tem que existir todas as condições para o fato ocorrer), o gerente do posto avalia o caso e considera melhor enfrentar o risco do que tentar encontrar pelo em casca de ovo....

    "Sei que vou ser chamado de chato, tá pode ser, mas esse negócio foi feito pura e simplesmente por questões de nêgo que abastece, fecha o tanque e sai vazado do posto, nada a ver com segurança, pois se fosse o caso, isso também seria feito para carros e não apenas motos."

    e o que impede que o individuo faça a mesma coisa, descendo ou não da moto????
    Última edição por romanex; 14-12-11 às 18:02.
    http://2.bp.blogspot.com/-VXA60br7_KM/UgUHrODc6vI/AAAAAAAA-d0/lTT3jpFzSNk/s1600/Russian_Truck_Driver.gif

  2. #47
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893
    Citação Postado originalmente por romanex Ver Post
    Conversão da MPv nº 1.883-17, de 1999 Dispõe sobre a fiscalização das atividades relativas ao abastecimento nacional de combustíveis, de que trata a Lei no 9.478, de 6 de agosto de 1997, estabelece sanções administrativas e dá outras providências.

    "VIII - deixar de atender às normas de segurança previstas para o comércio ou estocagem de combustíveis, colocando em perigo direto e iminente a vida, a integridade física ou a saúde, o patrimônio público ou privado, a ordem pública ou o regular abastecimento nacional de combustíveis:
    Multa - de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais); "

    Creio que há um pequeno equivoco da sua parte...
    norma não precisa ser lei, pode ser uma diretriz técnica de segurança...

    como você mesmo diz:

    “ ressalvados os casos de interdição regulados em leis especiais."

    isso quer dizer que, se a ABNT, ou qualquer outra entidade apresentar um laudo confirmando o procedimento (aqui cabem as agências reguladoras), esse tem força de lei sim, pois há uma lei (a lei LEI No 9.847, DE 26 DE OUTUBRO DE 1999. ), que estabelece que se os postos não tomarem as medidas adequadas em relação ao abastecimento e não executarem as mesmas, passa a ser passivo de multa, conforme previsto em lei.

    O problema é que, como nunca aconteceu, e que muitos acreditam que nunca aconteça, e que dificilmente aconteça (tem que existir todas as condições para o fato ocorrer), o gerente do posto avalia o caso e considera melhor enfrentar o risco do que tentar encontrar pelo em casca de ovo....

    "Sei que vou ser chamado de chato, tá pode ser, mas esse negócio foi feito pura e simplesmente por questões de nêgo que abastece, fecha o tanque e sai vazado do posto, nada a ver com segurança, pois se fosse o caso, isso também seria feito para carros e não apenas motos."

    e o que impede que o individuo faça a mesma coisa, descendo ou não da moto????
    Vamos novamente, uma recomendação, eu posso contestar e assumir o risco de minha ação, e é isso que faço.

    Outra, coisa a lei 9847 fala de pena ao se deixar de atender as normas de segurança e blablabla.

    Essas normas deverão ser criadas por orgãos que tenham tal direito, uma ABNT, Inmetro e afins. Uma norma que a Shell criou, eu não sou obrigado a seguir.

    Como o caso de capacetes, nós somos obrigados a usar capacete com selo do Inmetro pq existe a lei falando que é obrigado o Inmetro acreditar o capacete. Se a Peels fizesse essa norma, ninguém seria obrigado a seguí-la.

    Outra coisa, não existe equívoco nenhum na minha atitude, pois existe uma grande diferença de normas (criadas pela ABNT, ANP, Inmetro, etc, etc, etc) e RECOMENDAÇÕES.

    Recomendação eu não sou, em nenhum momento, obrigado a seguir. Se o posto tem a recomendação por parte de sei lá quem de pedir para o motociclista descer da moto ao abastecer, eu posso me recusar numa boa.

    Um ótimo exemplo, aconteceu na semana passada quando fui abastecer em um posto do Walmart perto da casa da minha garota. Sempre abasteci lá quando precisei e até o gerente do posto é meu conhecido já, pois ele era frentista do posto do lado de casa que sempre abasteço, desde que tenho moto, mas enfim.

    Parei na bomba, falei quanto ia colocar e a menina me pediu para descer, detalhe que isso sempre acontece com gente nova no posto, pois os frentistas velhos já me conhecem, aí informei que eu não ia descer e ela retrucou que então não poderia abastecer, que por causa da Lei XYZ ela não poderia abastecer.

    Disse que gostaria de ver tal Lei, pois a desconhecia e caso fosse real, eu me prontificava a descer do veículo. Ela apontou o poste ao lado da bomba e disse que estava colada lá a tal Lei.

    Fui até o poste e só precisei ler as duas primeiras linhas, que, não lembro o texto corretamente, mas falava que segundo a norma XYZ da ANP que era de regras para abastecimento DO POSTO e não do cliente final, deveriam ser seguidas as recomendações XPTO.

    Pedi para ela ler o papel com atenção e me dizer onde falava sobre pilotos de MOTOS terem que descer do veículo.

    Ela disse que era assim e pronto e que não ia abastecer.

    Pedi que ela chamasse o gerente e ela disse que ele não estava lá.

    Retruquei como que um posto fica sem um responsável e disse que eu queria um resposável, nisso ela pediu alguns instantes e foi chamar um cara de outra bomba, o cara veio, pegou a pistola e abasteceu a moto sem falar nada.

    Ele até falou, esquenta não que ela é nova, que ela ainda estava trabalhando com o livrinho de regras que passaram para ela no curso, embaixo do braço.

    Respondi que percebi isso e que sei da recomendação que eles tem e tudo mais.

    No fim o cara falou que isso lá tá deixando de ser pedido, exatamente pq não muda nada e tem gente, como eu, que tá retrucando e o gerente apenas vem e fala que pode abastecer.

    O gerente vem no cliente e fala que pode abastecer, exatamente pq ele sabe que não tem embasamento nenhum para se recusar a abastecer uma moto com o piloto em cima.

    Bom, é isso aí.

    ---------- Post added at 09:20 ---------- Previous post was at 09:18 ----------

    E Romanex, correto, se a ABNT, Inmetro e outros orgãos que criam normas fizerem tal procedimento e se essa passar a valer como Lei, como foi o caso dos selinhos de capacete, beleza, mas enquanto for recomendação de dono de posto, aí é discutível.

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  3. #48
    Motociclista experiente Avatar de Bandit
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    33
    Posts
    2.643
    Aki em BH, alguns postos pedem pra descer, outros nao ligam... por uma lado muitos ficam com medo de assaltos..

    mas eu olho por outro ponto de vista.. a moto nao e um veiculo estavel normalmente a pessoa equilibra a moto com os dois pés no chao, na hora de abastecer.. imagina agora, se por descuido a moto balance enquanto esta sendo abastecida, e por acidente a pistola saiu do bocal do tanque, e derrame gasolina no motor quente..entendeu, ali ja era, vira um caos...

    Talves por isso, as vezes e melhor descer da moto..

    Clique na Imagem abaixo e configura as fotos da Falcona


  4. #49
    Motociclista Avatar de romanex
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Carapicuíba
    Idade
    57
    Posts
    1.177
    A Agencia reguladora ANP (Agência Nacional do Petróleo), tem o poder de criar leis em sua area de atuação...
    então é uma lei sim...
    e preve punição para o posto que não cumprir...
    é como falei, as vezes é mais fácil descumprir uma regra ou lei do que ficar discutindo o ordenamento jurídico...
    detalhe, eu afirmei lá no início que eu também não desço, porém, nunca me pediram...
    se pedirem, desço, mas para não complicar a vida do posto de gasolina, que pode levar uma multa por isso..
    o que eu não faço nem a pau Juvenal é atender celular na hora que estou abastecendo...
    e nem dentro da área do posto...
    como diz um velho deitado espanhol: "eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem"
    detalhe, no quesito "integridade física" previsto na lei, está incluso o possivel "abastecimento" das partes baixas do piloto...
    que acredito não ser nem um pouco agradavel...
    como a minha moto é baixa, qualquer coisa é só levantar rápidinho, mas em motos mais altas, isso já fica complicado...
    continuo achando mais prudente e polido descer quando solicitado...
    http://2.bp.blogspot.com/-VXA60br7_KM/UgUHrODc6vI/AAAAAAAA-d0/lTT3jpFzSNk/s1600/Russian_Truck_Driver.gif

  5. #50
    Motociclista Avatar de @teago
    Data de Ingresso
    May 2011
    Localização
    S/P
    Idade
    33
    Posts
    726
    Cara, nunca vi ninguém fazer isso aqui em sampa, pelos menos na z/s. mas engraçado que as advertência são direcionada para os carros, eles mal sita moto nessa parada ai.
    ha também NUNCA nenhum abastecedor pediu pra mim descer da moto.

  6. #51
    Motociclista Avatar de romanex
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Carapicuíba
    Idade
    57
    Posts
    1.177
    Aqui na região houve uma época que os frentistas nem chegavam perto de motoqueiro com o capacete na cabeça (medo de assalto), só atendiam depois que você tirasse o capacete (como se isso fosse impedir o assalto), mas também nunca me pediram para descer no abastecimento...
    é que o tempo perdido com a descida da moto, colocar no cavalete, abastecer, tirar do cavalete e desocupar a vaga, acaba atrapalhando o bom andamento da "fila" de abastecimento... Porém, como já disse, o posto é passível de multa e em certas regiões, por um motivo ou por outro, o posto tem um receio maior dessa multa, pedindo para o motociclista descer...
    se me pedirem desço de boa, porém como não pedem, me atenho somente em não usar o celular, que aprendi nas aulas de Logística e Transportes da FATEC, que, em armazenamento e manipulação de cargas perigosas(no caso inflamáveis) ser essa uma condição necessária...

    ah... só uma curiosidade quanto ao motociclista sair sem pagar do posto...

    ontem fui abastecer no Carrefour de Osasco, um cara com um Sandero entrou na fila do abastecimento, parou pra frente da bomba, roubou um detergente de para brisa, engatou a ré (se fosse para a frente, não tinha como passar sem quebrar a cancela), quase bateu em dois carros e saiu chingando os donos dos carros...
    o frentista ficou de boca aberta e depois foi tranqüilizar a coitada da senhora de um corsa, que o cara quase levou junto quando da fuga...
    depois é motociclista/motoqueiro que não presta....
    Última edição por romanex; 20-12-11 às 19:07.
    http://2.bp.blogspot.com/-VXA60br7_KM/UgUHrODc6vI/AAAAAAAA-d0/lTT3jpFzSNk/s1600/Russian_Truck_Driver.gif

  7. #52
    Piloto de moto Avatar de cabra de brasilia
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília-DF
    Idade
    43
    Posts
    4.487
    Na letra fria da lei só quem pode dar baculejo em você ou no seu carro é o delegado de polícia......nunca vi ninguém questionar algum PM quando ele manda o caboclo abrir as perna......porque sabe que a raquetada na orelha é dita e certa né.

    Agora o coitado do frentista eu sei bem como sofre...cliente faz aquele espetáculo é praticamente dito e certo que o canalha do gerente manda o coitado pra rua.....

    Então é aquele negocio....ser humano me comporta pela conveniência...com PM ele não canta de galo porque sabe que se fod......já com frentista ai ele desconta o ódio do dia a dia.......


    Hospital paciente ou acompanhante solta os cachorros sem dó nos vigilantes/ porteiros e pessoal do guichê.....ai chega na frente do médico peida bunito e ainda baba um ovo........
    Última edição por cabra de brasilia; 17-12-11 às 18:00.

  8. #53
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    Fortaleza - Ceará
    Idade
    37
    Posts
    214
    Ja vi ouvi falar de casos e casos sobre isso.
    EU ACHO que não tem muito sentido não... Os gases emitidos e armazendos em um caminhão-tanque é bem diferente de um tanquezinho de 13lts com suspiro. Estudei MOPP e sei como é.

    Quanto a questão de sair de cima da moto, acredito menos ainda, seja porque o cel pode tocar e explodir, seja por outro motivo. O que tenho visto é que, hoje tornou-se "seguro" abastecer. Ja reparou nos carro que estão vindo com abertura interna do tanque de combustível? Antigamente você tinha que entregar a chave, forçando o desligamento do motor. Hoje, vc no conforto do seu ar condicionado, pára no posto, abre a tampinha, o cara abastece, paga e tudo sem sair do carro ou correr risco de ser assaltado durante um abastecimento, além do conforto, como eu disse.

    Então, você não acha que a fábrica pensou nisso? Acha que inventou a abertura interna do tanque só pra o motorista não entregar a chave o frentista? Ou você acha que ela calculou os riscos de saber que existe um motor em combustão funcionado, que há gases dentro de um tanque de possíveis 40l e que pode ser aberto e reabastecido normalmente? Acho que não...
    Up! Up! Up!
    Comprei uma CG150 Sport! \o/

    Ex: CBX200 Strada - CG125 Fan 07 - CG150 ES 06 - CG150 Sport.

  9. #54
    Motociclista Avatar de romanex
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Carapicuíba
    Idade
    57
    Posts
    1.177
    A diferença é que o motor está num compartimento fechado, a aproximadamente 1,5 metros do bocal do tanque...
    e não tem nenhum celular perto do bocal do tanque...
    se o cara estiver usando o ar condicionado, vai estar em ambiente fechado, sem contato com o bocal de combustivel...
    Você não acha que a fábrica também pensou nisso...
    mas e na moto...
    a situação é igual???
    creio que não....
    bocal a aproximadamente 30 cm do motorista e logo abaixo de sua cabeça...
    no minimo o meu bom senso diz que não é uma boa ideia usar eletronicos ou eletricos em cima de um bocal de combustivel...
    se os gases são tão inofensiveis assim, dá pra acender um fosforo em cima do bocal, a uns 20 cms só pra ver se o tanque tá vazio...
    você tem coragem de fazer isso? Eu não!
    meu bom senso e minha capacidade cognitiva não me permite...
    Última edição por romanex; 26-12-11 às 11:50.
    http://2.bp.blogspot.com/-VXA60br7_KM/UgUHrODc6vI/AAAAAAAA-d0/lTT3jpFzSNk/s1600/Russian_Truck_Driver.gif

  10. #55
    Motociclista Avatar de sandro lara
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    presidente prudente
    Idade
    49
    Posts
    877
    magrão ,pelo pouco que entendo de eletricidade ,as faíscas gerada por partes de reles,chaves,alternador etc...são "cargas secas ou frias ao contrario do celular que funciona por micro ondas +ou- igual a de um forno micro ondas e esse tipo de energia tende a ser muito quente ,por isso quando toca o celular a massa de ar em volta dele esquenta momentaneamente de uma vez e é isso que causa a combustão.

    no carro o positivo fica centrado e o negativo é o polo externo ,na bomba de combustível também tem um aterramento negativo ou seja (energia fria), uma onda de frequência celular é sempre positiva ,por isso o aquecimento precoce ,e ai esta sua resposta porque o
    celular é o vilão ,ao abastecer forma-se uma grande quantidade de eletrons negativos e ao tocar o celular perto forma-se uma grande quantidade de eletrons positivo e ainda por cima aquecidos ,ai meu amigo é roça.
    Última edição por sandro lara; 26-12-11 às 12:52.
    Armas não matam pessoas,pessoas,matam pessoas.

  11. #56
    Motociclista Avatar de cmairon
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Ipatinga - MG
    Idade
    43
    Posts
    843
    É o certo seria mesmo descermos da moto, segurança para nós mesmo, mas vou falar a verdade, desço só de vez em quando, isso quando tem algo que me agrada na loja de conveniências pq do contrário fico na moto mesmo, vou começar a adotar essa postura de descer da moto na hora de abastecer...
    ..:: Não tenho tudo o que amo... Mas amo tudo o que tenho!


    http://www.pequenasnotaveis.com.br/p...00-98-a-38768/

  12. #57
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por sandro lara Ver Post
    magrão ,pelo pouco que entendo de eletricidade ,as faíscas gerada por partes de reles,chaves,alternador etc...são "cargas secas ou frias ao contrario do celular que funciona por micro ondas +ou- igual a de um forno micro ondas e esse tipo de energia tende a ser muito quente ,por isso quando toca o celular a massa de ar em volta dele esquenta momentaneamente de uma vez e é isso que causa a combustão.
    Faz sentido Sandro, mas mesmo assim... não sei qual é a frequencia que um celular opera, mas com certeza não é tão alta quanto a frequencia de um micro ondas. Pois quanto menor a onda, maior é a frequencia. E é essa agitação molecular que a alta frequencia produz que esquenta as coisas.

    E mesmo que um celular aquecesse o ar em volta, seria apenas uma área grande aquecida. Ao contrário de uma faísca, que não é fria, é um ponto de muito, muuuuito calor gerado, mas concentrado em uma área muito pequena e gerado em frações de segundo.

    São 2 coisas diferentes o calor espalhado pelo ar e esse mesmo calor concentrado em uma pequena partícula como uma faísca. Um não causa combustão e o outro causa.

  13. #58
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    44
    Posts
    3.485
    Bem, sempre desço só pelo fato de que não sei se o frentista pode dar a louca e apertar a bomba e jogar gasolina em mim e no motor quente...alias se falhar o retorno do bico, transbordar e cair no motor quente...Deus me livre e livre a todos de descobrir o que aconteceria numa dessa. E pra mim...não vejo problema nenhum de descer da moto, colocala no cavelete central e esperar ele encher o tanque, depois vou la, pago, volto na bomba, me preparo, subo na moto e vou embora. Não vejo nada de mais nisso. To pagando o melhor produto do posto geralmente, eles que me atendam corretamente. Agora...entendo quem não tem cavelete central na moto tem que equilibrar pra encher o tanque por completo...por isso eu evito moto que não me de essa opção.

  14. #59
    Usuário de motoneta Avatar de brunolbo
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Localização
    Belo horizonte
    Idade
    39
    Posts
    351
    em todos os postos que vou nenhum frentista pede para descer da moto, acho que aqui em bh nao tem nenhum posto que faz isso

  15. #60
    Usuário de motoneta Avatar de diegocarvalho
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Vitória, ES
    Idade
    35
    Posts
    182
    Sempre desço, pois pago sempre com o cartão, então é costume.

 

 

Tópicos Similares

  1. Stilo está sendo fabricado no Rio Grande do Sul
    Por Luigi no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 9
    Último Post: 31-07-08, 15:48
  2. Neste momento um Prisma 0 km está sendo leiloado por R$2.718,00.
    Por Japaparadoxx no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 13
    Último Post: 28-06-08, 10:06
  3. Você sabe que está ficando louco no séc. XXI quando...
    Por vinicius.a no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 5
    Último Post: 16-05-08, 07:04
  4. Quando a moto esta fria....
    Por wendell no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 22-01-07, 12:04
  5. Quando você recebe uma multa já usou esta desculpa.........
    Por cacamba no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 6
    Último Post: 06-07-06, 09:08

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •