Vou dar uma contribuição a todos que tem moto, apache ou não.
O óleo da bengala tem que ser trocado após determinada quilometragem em geral se recomenda de 10 a 20 mil KM depende do uso se é tranquilo ou mais severo em ruas esburacadas...
Sintomas, a suspensão fica molenga e retorna muito as ondulações pois a mola faz seu trabalho mas o amortecedor não. Numa curva sua moto começa a balançar alem do que balançava antes, em freadas bruscas após afundar tudo ela da um soco pra cima ou invés de retornar a posição comum normalmente.
Não é quando o retentor estoura que tem que trocar, tem que trocar quando o óleo que está nas bengalas já perdeu suas propriedades e não trabalha mais como deveria. Alem do mais com o tempo parte da quantidade de óleo se reduz pois se perde enquanto a suspensão trabalha.
O correto é colocar um óleo especifico pra bengala, mas a grande maioria usa um óleo chamado ATF que serve originalmente para transmissão automática de carros, as propriedades especificas dos 2 tipos de óleo são muito parecidas mudando apenas um pouco a viscosidade em altíssimas temperaturas e não fará diferença pois não usamos a esse extremo, então o importante mesmo é o SAE dele que representa a viscosidade(espessura, grossura) dele para acertar a sua suspensão.
A grande maioria das motos usa SAE 10, caso queria uma suspensão mais firme troque por 15 ou 20, e mais macia 7,5 ou 5 e tudo depende de seu tipo de uso. Eu uso SAE 10 que veio na moto e gosto assim.
Eu mesmo troco e pago 9,90 no litro do Radnaq ATF A - SAE 10W20 e me rende 3 trocas como troco entre 10 a 15 mil Km me dura de 30 a 45 mil km por 9,90. que optar por uma oficina paga em media 30 reais mais o valor do óleo vendido na oficina.
Será que vale apena trocar o óleo se eu acho que assim ta bom?
Resposta: SIM, vale pois como em geral só você vai usando a moto você acaba por ir se acostumando com a suspensão mas ao trocar você percebe a nítida melhora em resposta e segurança ao fazer curvas e manobras de emergência alem do conforto.

PS: Em muitos manuais não vem essa informação, mas muitas CC/Oficinas oferecem o serviço na revisão após 12 ou 25 mil km, quando já esta certamente sem eficiência.

Eu já paguei por uma revisão de 12 mil Km onde vendiam a troca mas não realizaram a mesma...

Tem Tutoriais na WEB e não é difícil fazer a troca. Espero ter ajudado e Bons Km de alegria a todos.