Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 14 de 14
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de Arthur®
    Data de Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Minas Gerais
    Idade
    36
    Posts
    434

    Dúvida quanto a embreagem...

    Olá pessoal
    Bom, q eu nao entendo nada de moto nao é novidade pra ninguem, me falta tempo, ferramenta e local apropriado pra poder fuçar e aprender =/ e com isso surgem alguams duvidas quanto ao comportamento da motoca..então, vamos la:

    1ª) Hj fui regular a folga da manete da embreagem, conforme manda o manual da motoca, coloquei a moto no cavalete central com a roda de traz no alto, apertei a embreagem e coloquei a 1ª, não soltei a embreagem, nisso a roda começo a girar como se tivesse soltado a embreagem e a moto tivesse em movimento...soltei a embreagem e de teste tentei colocar uma 2ª, sem usar embreagem, funciono numa boa....ai pinto a duvida, esse comportamento é normal ou a embreagem ta meio presa?

    2ª) Existem alguma relação entre Corrente esticada e lubrificada x troca de marcha? Pode ser da minha kbeça mais sempre q a corrente da em boas condições, esticada e lubrificada, a troca de marcha parece ficar mais suave..existe alguam relação ou é só psicológico isso? uhauhaauhahuauha

    Vlw atenção galera!

    abraços.

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de chriskopsch
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Bento do Sul, SC
    Idade
    32
    Posts
    2.706
    Normal cara.
    Até quando vc tá andando vc pode trocar sem usar embreagem, somente subir sem embreagem, reduzir não é aconselhável.

  3. #3
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    É normal sim, a roda no ar gira porque o próprio óleo movimenta as peças por causa da viscosidade. Como em 1ª a moto tem mais força pra tocar a roda acontece mais em 1ª, de 2ª em diante o peso da roda já resiste mais. Só estaria errado se com a roda no chão ela fizesse isso querendo sair mesmo com embreagem puxada, ou desse algum tranco violento ao engatar a marcha.

    Sobre a relação lubrificada ou seca dar diferença, acho que não é psicológico não. Tambem sinto isso. Tudo lubrificado sempre funciona melhor e claro que uma coisa ajuda a outra. Pra dizer a verdade até quando a moto foi lavada depois de estar muito suja embarreada eu sinto diferença tambem, hehe.

    - - - Updated - - -

    Editei meu comentário.
    Última edição por magrao tk; 02-06-12 às 14:03.

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de Arthur®
    Data de Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Minas Gerais
    Idade
    36
    Posts
    434
    Citação Postado originalmente por chriskopsch Ver Post
    Normal cara.
    Até quando vc tá andando vc pode trocar sem usar embreagem, somente subir sem embreagem, reduzir não é aconselhável.
    Menos mal entao, achei q a embreagem tava presa...outro subi uma marcha sem segurara a embreagem, nao foi de prposito, mas deu certim ...uhahuahahahau...vlw ajuda

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    É normal sim, a roda no ar gira porque o próprio óleo movimenta as peças por causa da viscosidade. Como em 1ª a moto tem mais força pra tocar a roda acontece mais em 1ª, de 2ª em diante o peso da roda já resiste mais. Só estaria errado se com a roda no chão ela fizesse isso querendo sair mesmo com embreagem puxada, ou desse algum tranco violento ao engatar a marcha.

    Sobre a relação lubrificada ou seca dar diferença, acho que não é psicológico não. Tambem sinto isso. Tudo lubrificado sempre funciona melhor e claro que uma coisa ajuda a outra. Pra dizer a verdade até quando a moto foi lavada depois de estar muito suja embarreada eu sinto diferença tambem, hehe.

    - - - Updated - - -

    Editei meu comentário.
    Vlw magrao pela explicação completa do "felomeno" ocorrido com a minha motoca..uhahuahauha...fora isso o restante ta normal, o engate da marcah é suave e quando to sobre a ponto a arrancada é normal, nada forçado não
    Quanto a lubrificação e troca de marcha, eu resolvi pergutnar pq eu nao sei explicar pq q ocorre, mas q eu percebo isso eu percebo e q bom q eu nao sou o único .
    Vlw atenção e as explicações.
    Abraços.

  5. #5
    Iniciante Avatar de Geliard
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Novo Horizonte - SP
    Idade
    33
    Posts
    50
    Normal rodar mesmo com a embreagem acionada (quando está no cavalete)
    Minha moto tem a embreagem "meio estranha" eu acho, quando vou soltando o manete (queimando embreagem) bem de leve ela sai meio que de pulinhos/tranquinhos hehehe
    apesar que eu deixo ela sempre baixa, agiliza a pilotagem no meu ponto de vista.

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de Arthur®
    Data de Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Minas Gerais
    Idade
    36
    Posts
    434
    Citação Postado originalmente por Geliard Ver Post
    Normal rodar mesmo com a embreagem acionada (quando está no cavalete)
    Minha moto tem a embreagem "meio estranha" eu acho, quando vou soltando o manete (queimando embreagem) bem de leve ela sai meio que de pulinhos/tranquinhos hehehe
    apesar que eu deixo ela sempre baixa, agiliza a pilotagem no meu ponto de vista.
    Pra pilotar eu tb prefiro ela baixa...mas depois q volto da revisao de 1km ela volto beeem alta, no talo eu diria, fico um pouco estranho no inicio mais acho q o comportamento da moto melhoro a impressao q eu tinha é q ela muito baixa, nao acionava a embreagem toda xD...se era isso ou nao eu nao sei, mas tinha essa impressao, desde entao deixo ela alta

  7. #7
    Motociclista Avatar de Cachorro
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Posts
    1.784
    Corrente bem esticada e lubrificada melhora sim nas trocas de marchas.

    Dias atrás troquei só o pinhão da CB que já tava gasto e já senti diferença, tanto no barulho da relação quanto nas trocas de marchas.

    Abs,
    Carregando...

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    Tenho costume de trocar de marcha sem embrear
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  9. #9
    Motociclista Avatar de CkOFan
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Porto Alegre - República Rio-Grandense
    Posts
    1.548
    Quando vou trocar a embreagem da minha, ela faz um barulho estranho, tp um CLACK.
    Principalmente quando vou engatar a primeira. Percebi que o cabo da empreagem está bem esticado (tanto que tava pegando no chassi, deixando umas marcas).
    Pode ser por isso? A minha impressão é que, quando troco a marcha, a embreagem não puxa o sufuciente e acaba forçando.

  10. #10
    Iniciante Avatar de Geliard
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Novo Horizonte - SP
    Idade
    33
    Posts
    50
    Citação Postado originalmente por Arthur® Ver Post
    Pra pilotar eu tb prefiro ela baixa...mas depois q volto da revisao de 1km ela volto beeem alta, no talo eu diria, fico um pouco estranho no inicio mais acho q o comportamento da moto melhoro a impressao q eu tinha é q ela muito baixa, nao acionava a embreagem toda xD...se era isso ou nao eu nao sei, mas tinha essa impressao, desde entao deixo ela alta
    Fato, sempre voltam da oficina altas... Deve ser o melhor e mais indicado.
    Mas eu acho que atrapalha na agilidade, apesar que com tudo se acostuma neh. É so pegar o jeito.
    Peguei a Bros da firma do meu irmão, nova e a embreagem lá em cima... apanhei um tanto no começo, ainda mais na lama, mas no final da tarde nem tava sentido mais que tava alta hehehe

    Evidente que se ficar muito baixa não vai acionar totalmente, a minha tem vez que sinto isso, ai subo um pouquinho... o suficiente pra desengatar e engatar sem trancos mais fortes. As vezes pra colocar no N tenho que dar um toquinhos no acelerador pra ela desengatar...

  11. #11
    Motociclista experiente Avatar de Bandit
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    33
    Posts
    2.643
    Eu ja consigo tocar de boa, subir e descer as marchas sem da tranco algum, e costume, nao ando sempre assim, mas as vezes eu pratico, principalmente qd to com alguma sacola na mao esquerda ou algo, envio fica apertando embreagem toda hora, pra nao enrosca com a manete kkkkkkk

    so sair com a motoka sem aperta embreagem, q eu ainda nem tentei kk, mas parar e colocar o neutro ja to fera tb kk...

    Clique na Imagem abaixo e configura as fotos da Falcona


  12. #12
    Usuário de motoneta Avatar de Arthur®
    Data de Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Minas Gerais
    Idade
    36
    Posts
    434
    Citação Postado originalmente por Bandit Ver Post
    Eu ja consigo tocar de boa, subir e descer as marchas sem da tranco algum, e costume, nao ando sempre assim, mas as vezes eu pratico, principalmente qd to com alguma sacola na mao esquerda ou algo, envio fica apertando embreagem toda hora, pra nao enrosca com a manete kkkkkkk

    so sair com a motoka sem aperta embreagem, q eu ainda nem tentei kk, mas parar e colocar o neutro ja to fera tb kk...
    Daqui a poco vc ja poder fazer uma personalização...arrancar a manete de embreagem..uhauhauhauhauhauha...mas nao prejudica ficar trocando sem acionar a embreagem nao?

  13. #13
    Motociclista experiente Avatar de Bandit
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    33
    Posts
    2.643
    Pelo oq eu sei, NAO..pois as motos trabalham com marchas em sequencia, diferentes dos carros, em si, a embreagem das motos sao bem simples, fazendo um leve trabalho... a nao ser q o cara for um grosso, e fica forçando as marchas e dando trancos, mas claro se tem embreagem e pra se usar neh, ate pq e meio impossivel fica rodando sem embreagem numa moto FEITA pra se usar...

    Mas e legal mostrar a habilidade XD

    Clique na Imagem abaixo e configura as fotos da Falcona


  14. #14
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Embreagem muito baixa alem de dar tranco mais forte pra engatar fica ruim de achar o neutro.
    E em motos mais antigas acontece até de escapar a marcha. Já me aconteceu na RX e na TDR, Ambas com a embreagem muito baixa eu engato a 1ª, vou sair e quando força o motor pega neutro. Basta regular certinho que nunca mais acontece.

    Sobre a dúvida do tranco ao engatar 1ª, tambem é normal, principalmente com o motor frio. Bom é deixar esquentar, e antes de engatar dar umas 3, 4 apertadas no manete pra descolar bem os discos.

    A minha TDR cola a embreagem parada alguns dias, nunca descobri o que é, mas já acostumei. Antes de ligar o motor boto uma 3ª, aperto a embreagem e dou trancos pra frente e pra trás, até desgrudar. Aí sim ligo ela. E quando vou sair engato primeiro a 2ª, pro tranco ser menor e depois passo pra 1ª. Depois que rodo com ela a embreagem fica normal.

 

 

Tópicos Similares

  1. Embreagem [Dúvida ]
    Por Williams no fórum Área de debate
    Respostas: 10
    Último Post: 15-10-10, 20:23
  2. Dúvida quanto a emplacamento
    Por Firestorm no fórum Área de debate
    Respostas: 12
    Último Post: 11-06-10, 23:53
  3. Dúvida quanto a equipamentos de camping.
    Por Alan Ranieri no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 10
    Último Post: 25-03-10, 14:51
  4. Dúvida sobre embreagem
    Por ASR no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 20-01-10, 19:36
  5. Dúvida quanto as Rodas...
    Por f3rn4nd0 no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 24-11-06, 12:45

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •