Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 12 de 12
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de TskPG
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Praia Grande
    Idade
    30
    Posts
    272

    Question Freio de mão (estacionamento) duvida

    Eu fiz o CFC (teorico) um tempo atras, e nos simulados que eles fazem eu errei uma questão que me deixou com uma duvida.
    A pergunta era, onde que o freio de mão agi, eu coloquei o que eu sabia, que no caso é nos freios de trás do carro, porem minha resposta estava errado, a resposta certa era na transmissão do carro.
    E pelo que EU acho saber, pelo menos no meu carro (fiat idea) os freios de mão freiam as rodas de trás do carro, e ai o qq vcs acham? tem algum carro se sim quais, que o freio de mão agi na transmissão?

  2. #2
    Motociclista Avatar de romanex
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Carapicuíba
    Idade
    57
    Posts
    1.177
    Cara...na transmissão (também conhecido como cambiol) é o freio motor (basta tirar o pé do aceleredor com o carro engatado)...freio de mão atua nas rodas traseiras e freio do pé nas quatro rodas....
    detalhe: freio motor depende de onde é a tração do carro, dianteira ou traseira....

    para o freio de mão atuar no mesmo local da transmissão só em veiculos com tração traseira Ex: maverick....a grande maioria dos veículos atuais é tração dianteira
    para entender mais:
    http://carros.hsw.uol.com.br/diferencial.htm
    http://carros.hsw.uol.com.br/freios.htm
    Última edição por romanex; 03-08-12 às 17:31.
    http://2.bp.blogspot.com/-VXA60br7_KM/UgUHrODc6vI/AAAAAAAA-d0/lTT3jpFzSNk/s1600/Russian_Truck_Driver.gif

  3. #3
    Piloto de moto Avatar de Caique
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Duque de caxias RJ
    Posts
    4.866
    cara em carros com caixa automatica qd bota no (P)ele freia na caixa,mas aquela alavanca como em todos os carros e nas rodas trazeiras.....
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...c,29820.0.html
    Restauração Honda cg 125 1981 "moto antiga não anda nem voa,moto antiga desfila."

    Campanha => "[glow=red,2,300]Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." Entre também[/glow] ! !

  4. #4
    Motociclista Avatar de FelipeLiposo
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    São Paulo
    Idade
    35
    Posts
    550
    Lembro de ver freio de mão agir no câmbio em caminhões principalmente os pequenos como 608, 710 e outros, onde existe um tambor geralmente entre o câmbio e o eixo cardã. Acho que os carros com tração traseira deve acontecer a mesma coisa.

    e agora uma duvida: A posição P nos câmbios automáticos não é pra ser usada quando o carro está parado?
    Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
    Homer Simpson

  5. #5
    Motociclista Avatar de Eduardo Toda
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Santo André - São Paulo - Brasil
    Idade
    55
    Posts
    1.549
    Que eu saiba o freio de mão (estacionamento) só atua nas rodas traseiras. Usada por muitos drifteiros para bloquear as rodas traseiras para iniciar o drift, em carros com tração traseira. A posição P=parking serve para quando estiver estacionado, travar as rodas (bloquear) para que o veículo não ande, caso pare numa descida ou aclive muito acentuado. Diferente do N=neutral que não bloqueia as rodas quando o carro estiver estacionado.


    Poços de Caldas- Amigos de viagem, amigos para sempre...

    From Santo André - S.P. Brasil - Honda CG Titan 150 ESD 2007 -

  6. #6
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    antigamente era só rodas traseiras.., hoje depende do carro, apesar da maioria ainda ser na traseira..
    essa é mais uma das questões que fazem até um mecânico ficar na duvida..

    Como o tempo e o vento...

  7. #7
    Motociclista Avatar de romanex
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Carapicuíba
    Idade
    57
    Posts
    1.177
    cara...
    se alguém conhecer um carro com freio de mão ou também conhecido como de estacionamento, atuando nas rodas dianteiras e original de fabrica, me diz qual....
    levanta qualquer carro e olha por baixo...
    o freio de estacionamento é acionado por meio de cabos, que são ligados nas rodas traseiras e na alavnca do freio de mão...
    se tiver algum carro com freio de mão na dianteira, com certeza é uma tremenda gambi ou uma tremenda inovação (para passar os cabos até as rodas dianteiras e regula-los seria uma grande dificuldade, para chegar até as traseiras ele só acompanha o assoalho do carro), e estou curioso para conhece-la....posta ai.....
    http://2.bp.blogspot.com/-VXA60br7_KM/UgUHrODc6vI/AAAAAAAA-d0/lTT3jpFzSNk/s1600/Russian_Truck_Driver.gif

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de TskPG
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Praia Grande
    Idade
    30
    Posts
    272
    é então , pelo que eu saiba tbm, é por meio de cabos e freia a roda traseira! UAuHAuA a prova do cfc então tava errada :S

  9. #9
    Motociclista Avatar de norisk
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    xanxerê-SC
    Posts
    509
    correto o freio de mão é acionado por meio de cabos nas rodas traseiras e nao na transmição

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»
    Minha fanzinha *-* ~>
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/fotos-das-motocas-8/norisk-cg-125-fan-42901/

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de MPS2000
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    122
    Nunca ouvi falar em freio de mão na transmissão. Freio de mão é por cabos e nas rodas traseiras, independente da tração (se dianteira ou traseira).

  11. #11
    Motociclista Avatar de FelipeLiposo
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    São Paulo
    Idade
    35
    Posts
    550
    Freio de Estacionamento
    Tipo mecânico de alavanca, com atuação
    na entrada, árvore de transmissão

    Peguei isso aqui e um catálogo da Mercedes Benz, se trata do caminhão Accelo 915C. Pelo que sei árvore de transmissão é o cardã ou não? eu não encontrei fotos, mas na época do lançamento vi que tinha uma espécie de tambor no cardã que era responsável pelo freio de estacionamento. Com relação ao freio de estacionamento nas rodas dianteiras eu também gostaria de conhecer.
    Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
    Homer Simpson

  12. #12
    Motociclista Avatar de Jordano
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Imbé
    Idade
    38
    Posts
    1.220
    Citação Postado originalmente por FelipeLiposo Ver Post
    Lembro de ver freio de mão agir no câmbio em caminhões principalmente os pequenos como 608, 710 e outros, onde existe um tambor geralmente entre o câmbio e o eixo cardã. Acho que os carros com tração traseira deve acontecer a mesma coisa.

    e agora uma duvida: A posição P nos câmbios automáticos não é pra ser usada quando o carro está parado?
    Mesmo em carros de tração traseira o freio de mão atua diretamente nos tambores ou discos de freio traseiros, o caso do caminhão que tu falou, pelo que eu sei é o freio estacionário, mas o sistema é diferente dos carros justamente por causa do peso da carga.
    Jordano Santos
    www.smolarck.blogspot.com (computação gráfica)

 

 

Tópicos Similares

  1. Como adaptar freio de mão
    Por Jefferson Jones no fórum Preparação
    Respostas: 8
    Último Post: 16-08-11, 19:56
  2. Moto com "freio de mão puxado"
    Por ASR no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 27-01-10, 16:04
  3. Freio auxiliar na mão
    Por tianinho no fórum Área de debate
    Respostas: 10
    Último Post: 02-03-09, 00:25
  4. Duvida com freio trazeiro...
    Por Rel no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 03-07-07, 13:08

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •