Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 17
  1. #1
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239

    Som automotivo - impedância do módulo x impedância dos falantes

    Boa tarde galera, to com uma dúvida aqui, se tiver alguém que manja de som automotivo, como ligar essa aparelhagem:

    módulo BBuster SS1 3000GL - 4 canais de 125w rms em 4 ohms/stéreo; 4 canais de 200w rms em 2 ohms/stéreo e 2 canais de 400w rms em 4 ohms/bridged
    +
    2 subwoofer 12" 350w RMS 4 ohms
    2 supertwiter 200w 4~8 ohms
    2 drivers corneta 200w 4~8 ohms

    Como ligar isso tudo sem queimar meu amplificador?

    Li
    gar 1sub+1driver+1twiter em paralelo e por em 1canal bridge no amplificador e fazer o mesmo com o restante

    OU

    Ligar 2sub em paralelo em 1 canal bridge e os 2twiter+2drivers em paralelo no outro canal bridge?


    Qual o jeito certo de ligar?

  2. #2
    Motociclista Avatar de Rafael WF
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    São Leopoldo-RS
    Idade
    31
    Posts
    1.553
    Ligar 1sub+1driver+1twiter em paralelo e por em 1canal bridge no amplificador e fazer o mesmo com o restante
    Se vc junta sub com corneta em uma saida, vc naum vai consegui regula o som, vai sai grave nas corneta, ou muita voz nos sub
    OU

    Ligar 2sub em paralelo em 1 canal bridge e os 2twiter+2drivers em paralelo no outro canal bridge?

    Se vc ligar 2 sub em um bridge vai força seu modulo, ele aceita bridge em 4 ohms e os seus 2 Sub em paralelo vão fechar em 2ohms, as cornetas e tweeter pode liga assim, a frequencia é alta então a impedancia se torna insignificante (tem que regula o modulo pra toca em frequencia alta)

    Impossível faze a ligação fica boa com sua configuração vai ter que liga os sub em duas saidas stéreo, um em cada saida. Os drivers vc liga os dois em uma saida, e os tweeter liga os dois em outra saida. Não esquece dos capacitores nos drivers e tweeter.

    - - - Updated - - -

    O canal seria vc comprar outro módulo só para os sub.
    Última edição por Rafael WF; 04-11-12 às 19:14.

  3. #3
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239
    Citação Postado originalmente por rafael_wf Ver Post
    Ligar 1sub+1driver+1twiter em paralelo e por em 1canal bridge no amplificador e fazer o mesmo com o restante
    Se vc junta sub com corneta em uma saida, vc naum vai consegui regula o som, vai sai grave nas corneta, ou muita voz nos sub
    OU

    Ligar 2sub em paralelo em 1 canal bridge e os 2twiter+2drivers em paralelo no outro canal bridge?

    Se vc ligar 2 sub em um bridge vai força seu modulo, ele aceita bridge em 4 ohms e os seus 2 Sub em paralelo vão fechar em 2ohms, as cornetas e tweeter pode liga assim, a frequencia é alta então a impedancia se torna insignificante (tem que regula o modulo pra toca em frequencia alta)

    Impossível faze a ligação fica boa com sua configuração vai ter que liga os sub em duas saidas stéreo, um em cada saida. Os drivers vc liga os dois em uma saida, e os tweeter liga os dois em outra saida. Não esquece dos capacitores nos drivers e tweeter.

    - - - Updated - - -

    O canal seria vc comprar outro módulo só para os sub.

    Entendi, obrigado pela ajuda.

    Só confirma para mim:

    Posso ligar 1 sub em brigde que não tem problema, pois em bridge é 4 ohms, mesma impedância do sub.

    Posso ligar paralelo 2 drivers + 2 twiters em bridge sem problema ou é melhor ligar os 2 twiters em 1 canal e os 2 drivers no outro canal?

  4. #4
    Motociclista Avatar de Rafael WF
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    São Leopoldo-RS
    Idade
    31
    Posts
    1.553
    Citação Postado originalmente por Strada Prata Ver Post
    Entendi, obrigado pela ajuda.

    Só confirma para mim:

    Posso ligar 1 sub em brigde que não tem problema, pois em bridge é 4 ohms, mesma impedância do sub.
    Pode sim sem problemas.

    Posso ligar paralelo 2 drivers + 2 twiters em bridge sem problema ou é melhor ligar os 2 twiters em 1 canal e os 2 drivers no outro canal?
    Cara pra corneta e tweeter pode ser qualquer ligação, mas melhor seria os 2 driver em um canal, e os tweeter em outro, como te falei, corneta toca em frequencia alta, então a impedancia não importa muito.

  5. #5
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    kraii.,..., quando eu for colocar som no carro vou pedir uma receitinha de bolo barata pra ter um sozinho bão e barato.

    Como o tempo e o vento...

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    kraii.,..., quando eu for colocar som no carro vou pedir uma receitinha de bolo barata pra ter um sozinho bão e barato.
    Essa aparelhagem tá no carro, meu problema é que não posso ligar os 2 sub's em paralelo por causa da impedância.

    Acho que vou ligar os 2 sub's em série, ficando com 8 ohms na saída bridge de 4 ohms, daí não força o amplificador mas perco um pouco da qualidade do som.

    Tenho um som de carro ligado numa fonte de PC pra ouvir em casa também. A receita mais barata e com qualidade seria 1 sub, 1 twiter e 1 corneta + 1 amplificador bom. Dá pra tocar com boa qualidade, essa configuração é a que tenho em casa, toca bem pakas

  7. #7
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por Strada Prata Ver Post
    Acho que vou ligar os 2 sub's em série, ficando com 8 ohms na saída bridge de 4 ohms, daí não força o amplificador mas perco um pouco da qualidade do som.
    Na verdade ''qualidade'' tu não perde, vai perder só ''quantidade''.
    Não vai dar a mesma intensidade de som apenas, mas vai ter os mesmos graves e médio graves que teria ligando na impedancia certa.
    Se tiver controles pra equilibrar as saídas basta nivelar pra que os drivers e tweeters não abafem o som dos subs em série. Equalizando tudo vai perder um pouco de potencia mas vai ter qualidade e não vai sobrecarregar nada.
    Sempre que não tem casamento certo numa ligação prefiro perder potencia ligando em série do que correr riscos ligando coisas em paralelo com menor impedancia.

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239
    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Na verdade ''qualidade'' tu não perde, vai perder só ''quantidade''.
    Não vai dar a mesma intensidade de som apenas, mas vai ter os mesmos graves e médio graves que teria ligando na impedancia certa.
    Se tiver controles pra equilibrar as saídas basta nivelar pra que os drivers e tweeters não abafem o som dos subs em série. Equalizando tudo vai perder um pouco de potencia mas vai ter qualidade e não vai sobrecarregar nada.
    Sempre que não tem casamento certo numa ligação prefiro perder potencia ligando em série do que correr riscos ligando coisas em paralelo com menor impedancia.
    Valeu pela dica Magrão.

    O amplificador tem como regular o volume dos canais sim, eu liguei apenas um sub e tive que baixar o volume dos twiters e drivers por que tava parecendo o carro de vender pamonha kkkkkkk

    Se der tempo este fim de semana vou fazer a ligação dos 2 sub's em série. Essa é a caixa que tá no carro:


  9. #9
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    SP-Interior
    Idade
    40
    Posts
    816
    Posso dar meu pitaco? Os dois canais q saem da fonte ( CD MP3 etc ) nao possuem a mesma informaçao, por isso vc nao pode puxar o grave de um so canal ou o medio / twitter do outro. Funcionar funciona, mas eu sinto a perda de "profundidade" do som ao fazer isso.

    Se fosse eu, ligaria twitter, medio e sub, cada conjunto em paralelo um em cada canal do modulo em brigde, mas nao esquecendo de colocar divisor de frequencia passivo em cada falante. Vc vai pensar, a impedancia vai ficar errada, mas nao vai. O divisor passivo do sub ( geralmente um indutor ) nao deixa que o mesmo consuma sinal em alta frequencia, o mesmo acontece com medio e twitter. Cada um aproveita a potencia do modulo na sua faixa de atuacao, pois por exemplo, os divisores / twiters em baixa frequencia vao apresentar uma impedancia muito alta.
    Última edição por 2weels; 08-11-12 às 22:38.

  10. #10
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por 2weels Ver Post
    Posso dar meu pitaco? Os dois canais q saem da fonte ( CD MP3 etc ) nao possuem a mesma informaçao, por isso vc nao pode puxar o grave de um so canal ou o medio / twitter do outro. Funcionar funciona, mas eu sinto a perda de "profundidade" do som ao fazer isso.

    Se fosse eu, ligaria twitter, medio e sub, cada conjunto em paralelo um em cada canal do modulo em brigde, mas nao esquecendo de colocar divisor de frequencia passivo em cada falante. Vc vai pensar, a impedancia vai ficar errada, mas nao vai. O divisor passivo do sub ( geralmente um indutor ) nao deixa que o mesmo consuma sinal em alta frequencia, o mesmo acontece com medio e twitter. Cada um aproveita a potencia do modulo na sua faixa de atuacao, pois por exemplo, os divisores / twiters em baixa frequencia vao apresentar uma impedancia muito alta.
    Vai ficar com a ligação da maioria dos aparelhos de som stéreo residenciais. Nem percebi que dava. Perfeito!
    A diferença é apenas o gabinete, é como se usasse 2 caixas de som de 3 vias (woofer, mid e tweeter) Mas montadas numa caixa apenas.
    O difícil aqui é equilibrar o ganho de cada drive, porque provavelmente as cornetas e os tweeters vão berrar mais. E como vão estar todos em paralelo, só vai conseguir equilíbrio se os divisores de frequencia tiverem controle de ganho. Mas realmente é onde vai ter o melhor rendimento, qualidade e casamento de impedancia.

  11. #11
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239
    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Vai ficar com a ligação da maioria dos aparelhos de som stéreo residenciais. Nem percebi que dava. Perfeito!
    A diferença é apenas o gabinete, é como se usasse 2 caixas de som de 3 vias (woofer, mid e tweeter) Mas montadas numa caixa apenas.
    O difícil aqui é equilibrar o ganho de cada drive, porque provavelmente as cornetas e os tweeters vão berrar mais. E como vão estar todos em paralelo, só vai conseguir equilíbrio se os divisores de frequencia tiverem controle de ganho. Mas realmente é onde vai ter o melhor rendimento, qualidade e casamento de impedancia.
    Como se calcula a impedância no caso de ligar 1 sub 4 ohms + 1 driver 4~8 ohms + 1 twiter 4~8 ohms?

  12. #12
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por Strada Prata Ver Post
    Como se calcula a impedância no caso de ligar 1 sub 4 ohms + 1 driver 4~8 ohms + 1 twiter 4~8 ohms?
    A impedancia do driver e do tweeter não são levados em conta porque eles não trabalham nas mesmas frequencias e não devem ser ligados diretamente. Precisam de filtros.
    Pode usar um divisor de frequencias que é a melhor mas mais cara opção, ou então usar capacitores e bobina em série com eles.



    No tweeter pode se usar um capacitor de 2,2uF x250v de poliéster.
    Na corneta pode se usar um capacitor de 47uF x 250v, em série com uma bobina que pode ser feita em casa enrolando 100 espiras de fio esmaltado de cobre bitola 20 awg em um bastão de ferrite. (em rádios velhos encontra esse ferrite na antena de am).
    Ligação conforme o desenho.

    A função dos capacitores é filtrar o som grave, que detonaria os reparos do tweewter e corneta.
    E a bobina é pra filtrar os agudos, assim a corneta não vai berrar muito fino. Com isso o tweeter vai recber só o sinal agudo e a corneta o sinal intermediário (sem graves e sem agudos), fica cada um com seu cada um.
    E a impedancia a gente considera só a do sub que vai ser ligado direto na saída.
    Última edição por magrao tk; 09-11-12 às 19:58.

  13. #13
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239
    Eu tenho esses capacitores guardados aqui, só conferir se são os mesmo. Este FDS vou mexer na caixa. Obrigado a todos pela ajuda.

  14. #14
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239
    Magrão tk

    Onde se encontra essas espirais de fio esmaltado de cobre bitola 20 awg em um bastão de ferrite? Tem pronto pra comprar ou precisa fazer? Dei uma procurada no ML e não encontrei. Tem algum nome específico?

  15. #15
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    O fio tu consegue nessas casas que rebobinam motores elétricos, alternadores, etc.

    E os ferrites tu consegue em sucatas de radinho a pilha ou radios mais velhos com AM. É esse bastãozinho preto com uma espiral bem fina por cima.






    Vai depois de rebobinar ficar algo assim:




    Outra idéia que pode dar certo seria em vez de fazer a bobina usar um transformadorzinho pequeno, de fontes paraguaias, radinhos pequenos, usando o enrolamento secundário (fio mais grosso). Nunca fiz esse teste, mas acho que pode funcionar. A única coisa é que a corneta pode ficar com som abafado demais, já que a função dessas bobinas é tirar filtrar o agudo que iria pra corneta, já que o tweeter é que tem que reproduzir essa frequencia.
    Última edição por magrao tk; 29-11-12 às 19:59.

 

 

Tópicos Similares

  1. Ligar som automotivo em fonte de PC?
    Por Stone no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 14
    Último Post: 05-07-11, 23:07
  2. Módulo de ignição, CM Racing.
    Por AMP_Racing no fórum Preparação
    Respostas: 0
    Último Post: 04-09-10, 22:20
  3. som automotivo HBuster
    Por BrunoDias no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 46
    Último Post: 13-08-08, 18:23
  4. Par Coaxial Falantes Arlen 6" 50wrms
    Por CplNet no fórum Classificados
    Respostas: 0
    Último Post: 15-04-06, 16:23
  5. Vendo DVD Automotivo!
    Por danilo-japa no fórum Classificados
    Respostas: 0
    Último Post: 29-11-05, 14:08

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •