Citação Postado originalmente por Defeacer Ver Post
Freio a disco salva vidas, e o tambor não? Engraçado, não vejo isso nas estatísticas.

Se é pra contar "causos" ou "testemunhos" eu também conto: ceeeerto dia estava eu a patroa, quase dando 11 da noite e tava lá eu a mais de 80 na descida de boa conversando com ela, pois era uma rua tranquila, até que um *** saí de uma rua que nunca passa ninguém e simplesmente cruza minha frente, ele tava devagar, eu fui lá freei , buzinei a muié ficou gritando e eu só pisquei e senti a moto batendo, naqueles milésimos de segundo eu vi a moto parada e o infeliz indo embora, como eu não tenho nenhuma crença em qualquer tipo de deus, pra mim só uma coisa salvou nossas vidas (minha e da patroa, porque eu queria mais que aquela desgraça que cruzou minha frente morresse junto se a moto batesse) e o que salvou foi os freios, tanto dianteiro quanto traseiro, ambos tambor, pra mim foi isso que salvou e o fato de eu não ter me desesperado e alicatado o freio. Esse foi um entre tantos outros, tantos buracos, tantos sustos e tantos tantos e mais tantos.

Já passei por situação de emergência com tambor, no molhado no seco e tô vivinho até hoje. Se tal freio fosse tão inútil acho que isso entraria nas estatísticas.
Motoqueiro bebado, cgzeiro sem retrovisor, motoqueiro que se acha imortal, motoqueiro que ta se fudendo pra manutenção da moto e fatores adversos morrem (matam) muito mais do que um freio a tambor. Parece que na cabeça de alguns freio a disco é pouca coisa inferior a ABS.
Defeacer, tu já andou numa moto maior tipo 125 ou 150 com freio a disco? se não andou não sabe como é a diferença...
Nesse seu caso aí, ou vc tava de boa ou tava a mais de 80... se andar a mais de 80 com garupa numa Crypton é andar de boa, nem imagino o que tu faz nessa moto sozinho...
O freio a tambor é eficiente dentro das suas limitações, mas o freio a disco é melhor. Isso a ciência explica