Estimada fraternidade do motociclismo,

Estou entrando no mundo das duas rodas somente agora, ao completar 30 anos decidi que era o momento certo, estou na iminência de comprar uma Yamaha Ténéré 250 cilindradas, a idéia é rodar um pouco para amaciar o motor, pegar o jeitão dela e depois partir em trips mais distantes.

Já tenho uma Suzuki Intruder 125cc que era do meu pai, estou treinando nela em frente de casa mesmo. Farei a prova para acrescentar motocicletas na minha habilitação daqui a uma semana.

Minha dúvida é a seguinte, eu tenho 1,80m de altura e 80kgs, não tenho problemas físicos e pratico esportes regularmente, será que a Yamaha Ténéré 250 é muito alta para mim? Tenho receio de ser um pouco baixo e não ter o equilíbrio/experiência de um motociclista mais "cascudo".

Andei lendo bastante sobre a Ténéré mas não cheguei a uma conclusão sobre a equação: Altura do piloto X Experiência X Conforto X Equilíbrio/Segurança.

Quanto tempo (ou kilômetros rodados) de experiência seria necessário para se aventurar numa viagem pelo Mercosul ? Tenho muito boa noção de trânsito, dirijo desde muito novo e já fiz longas viagens de carro, incluindo desertos e nevascas.



Agradeço quaisquer informações que me ajudem sanar estas dúvidas, um grande abraço a todos.





"Devagar também é pressa." - Agepê.