Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 37

Hybrid View

  1. #1
    Motociclista Avatar de Punker
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Porto Alegre
    Idade
    36
    Posts
    669

    Qual refrigeração é melhor?

    Estava pensando qual tipo de refrigeração é melhor?!
    Ar, óleo ou água?
    Qual a diferença e qual a aplicação de cada uma?
    "É melhor ficar calado e ser considerado um tolo, do que falar e eliminar qualquer dúvida.”
    Abraham Lincoln

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de chriskopsch
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Bento do Sul, SC
    Idade
    33
    Posts
    2.706
    Com certeza refrigeração a água é muito melhor, mais eficiente.

    Dá uma lida nisso:http://www.motosblog.com.br/4665/com...-refrigeracao/
    Última edição por chriskopsch; 06-06-13 às 15:29.

  3. #3
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    a ar!, pq não ferve!
    palavras da volks na época do fusca, um tempinho antes de inventar o AP. o restante da história do mundo já conhece..

    Como o tempo e o vento...

  4. #4
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    46
    Posts
    851
    99,8% dos veículos fabricados no mundo usam refrigeração liquida (agua) não precisa nem comentar porque.

  5. #5
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    A água é muito melhor que ar, a óleo é muito rara, lembro de alguns modelos grandes da Suzuki que usaram essse sistema uma época, não confunda com o radiador de óleo que tem em alguns modelos simples, como da Fazer, CB, etc, elas continuam sendo refrigeradas a ar.
    Só que como tem custo mais alto, obviamente não é utilizado pela maioria dos modelos de motos populares

    A VW é um caso engraçado, na época dos modelos a ar, alardeava que a ar era superior, por que não fervia, depois passou a usar o sistema a água que segundo sua propaganda era inferior, kkkk
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

  6. #6
    Motociclista Avatar de Punker
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Porto Alegre
    Idade
    36
    Posts
    669
    Seria o ideal desta forma?

    Ar - baixa cc
    Óleo - média cc
    Água - alta cc

    Sendo que a água serviria para todos os tipo, porém não necessário?

    Entendi que tem o radiador a óleo, que resfria o tal com o contato com o ar mas no caso da água também é resfriada pelo contato do radiador com o ar, não?
    "É melhor ficar calado e ser considerado um tolo, do que falar e eliminar qualquer dúvida.”
    Abraham Lincoln

  7. #7
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Citação Postado originalmente por Punker Ver Post
    Seria o ideal desta forma?

    Ar - baixa cc
    Óleo - média cc
    Água - alta cc

    Sendo que a água serviria para todos os tipo, porém não necessário?

    Entendi que tem o radiador a óleo, que resfria o tal com o contato com o ar mas no caso da água também é resfriada pelo contato do radiador com o ar, não?
    Que eu saiba não existe nenhuma moto média refrigerada a oleo, como eu já disse, não confunda aquele radiador de oleo que tem na TW, Fazer, CB, etc, isso não é motor refrigerado a óleo, o motor como um todo é refrigerado a ar, porém o oleo lubrificante tb é resfriado, isso ajuda, mas não é ele que refrigera o motor e sim o ar.

    Eu lembro que teve umas Suzuki grandes , me parece que foi a GSX-R até o ano 92, que eram realmente refrigeradas a óleo, isso é um sistema bem diferente.

    Refrigerado a água é sempre melhor, independente da cilindrada, só que é mais caro, as Agrale 125 da década de 80 eram refrigeradas a água
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

  8. #8
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    "a melhoria no sistema de refrigeração tende a potencia tirada do motor por um todo."

    exemplo, um motor de 50cc 4t com 18cv.., sem uma boa refrigeração ele num da a 1ª volta.
    ja os vw 1600 tinha qts cv ? uns 50~60cv ?

    Como o tempo e o vento...

  9. #9
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    "a melhoria no sistema de refrigeração tende a potencia tirada do motor por um todo."

    exemplo, um motor de 50cc 4t com 18cv.., sem uma boa refrigeração ele num da a 1ª volta.
    ja os vw 1600 tinha qts cv ? uns 50~60cv ?
    Acho que esse é o quesito. Cada refrigeração é necessária de acordo com a potencia extraída do motor.

    Um exemplo simples entre motos semelhantes e potencia extraída bem diferentes:

    RD135cc - 16 cv - AR
    DT180cc - 16,5cv - AR
    DT200cc - 25cv - ÁGUA

    Apesar de 45 cilindradas a mais, a DT180 tem só 05cv a mais de pontencia que a RD.
    Já a DT200 com só 20 cilindradas a mais que a DT180 consegue extrair mais 8,5cv. Não é pouco! Essa extração maior de potencia precisa de refrigeração melhor.
    Assim como as Agrales Elefantre, que com tambem 200 cilindradas tinha 30cv, tambem com refrigeração líquida.

    A Biz125cc rende 9,1cv, se colocassem refrigeração líquida em um motor desses era capaz dele congelar no inverno kkkk
    Última edição por magrao tk; 06-06-13 às 19:46.

  10. #10
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Acho que esse é o quesito. Cada refrigeração é necessária de acordo com a potencia extraída do motor.

    Um exemplo simples entre motos semelhantes e potencia extraída bem diferentes:

    RD135cc - 16 cv - AR
    DT180cc - 16,5cv - AR
    DT200cc - 25cv - ÁGUA

    Apesar de 45 cilindradas a mais, a DT180 tem só 05cv a mais de pontencia que a RD.
    Já a DT200 com só 20 cilindradas a mais que a DT180 consegue extrair mais 8,5cv. Não é pouco! Essa extração maior de potencia precisa de refrigeração melhor.
    Assim como as Agrales Elefantre, que com tambem 200 cilindradas tinha 30cv, tambem com refrigeração líquida.

    A Biz125cc rende 9,1cv, se colocassem refrigeração líquida em um motor desses era capaz dele congelar no inverno kkkk

    mas voltando a minha teoria, um motor de 50cc 4t pra tirar 18 cv.., qq iria precisar ^^ 4 agulhas girando a 25 mil rpm com refrigeração a nitrogênio ?? ^^

    Como o tempo e o vento...

  11. #11
    Motociclista Avatar de coreanas
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Idade
    64
    Posts
    1.272
    Um bom exemplo é a RD350LC que tinha 63 cv no exterior (55cv no Brasil) enquanto a RD350R5 a ar tinha cerca de 40 cv, dependendo do ano. É muita diferença para motores semelhantes. As LC andavam 'frias' .
    Última edição por coreanas; 06-06-13 às 20:17.

  12. #12
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    mas voltando a minha teoria, um motor de 50cc 4t pra tirar 18 cv.., qq iria precisar ^^ 4 agulhas girando a 25 mil rpm com refrigeração a nitrogênio ?? ^^
    Aí eu não sei, mas para tirar 40hp de um motor 25cc dois radiadores bastam!

  13. #13
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Aí eu não sei, mas para tirar 40hp de um motor 25cc dois radiadores bastam!
    25, ou 125 ?

    Stone, se não me engano a taxa de eficiência da gasolina no ciclo Otto já ta em 42%, num é mais só 33%, tinha visto umas pesquisas 2011 que chegaram em 51% na Europa, mas se isso ja chegou nas ruas eu não sei.

    Como o tempo e o vento...

  14. #14
    Motociclista Avatar de coreanas
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Idade
    64
    Posts
    1.272
    Àgua é o melhor. Óleo tb é bom, mas muito complexo. Motores de aeronaves à pistão são na maioria a ar, porque é mais leve e tem muita ventilação, alguns motores radiais da 2ª guerra eram resfriados com injeção de álcool (que possui água) ou mesmo água pura dentro dos cilindros, junto com a mistura, só isso gera mais 30% de potência. Mas veículos terrestres e náuticos é por água nas paredes do bloco. Embarcações podem puxar água do ambiente (rio, mar) para resfriar, mas o normal são canos de cobre ao longo do casco em contato com a água ambiente, a água do motor circula por esses canos.

    Refrigeração à água ajuda no ruido e na pré-ignição.
    Última edição por coreanas; 06-06-13 às 17:11.

  15. #15
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308
    Motor refrigerado a água se torna mais eficiente pois sempre trabalha na temperatura ideal de trabalho.
    Em preparações, aguenta maior taxa de compressão pela refrigeração mais eficiente sem dar detonação

 

 

Tópicos Similares

  1. 125? qual a melhor custo x benefício? qual comprar
    Por GuiAntunesSouza no fórum Área de debate
    Respostas: 47
    Último Post: 09-08-11, 01:16
  2. refrigeração liquida X refrigeração a ar.
    Por marcelofreitas no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 10-03-09, 01:04
  3. Qual a melhor moto trail qual a mais em conta???
    Por MAO_SANTA no fórum Área de debate
    Respostas: 26
    Último Post: 25-09-08, 13:41
  4. Respostas: 29
    Último Post: 23-11-07, 09:35

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •