Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 20
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de Razr
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    Londrina - PR
    Posts
    365

    Soluçao para raios nao enferrujar.

    Olá povo, como vou montar aros com raios, e ando boa parte no sítio, em estradas de chao, e sempre passo em poças de água, ou até mesmo enfrento lama, entao pensei: Se eu montar aros raiados, eles irao enferrujar fácilmente, entao conversando com meu mecanico, ele me disse q uma soluçao seria comprar raios cromados e envernizar-los depois de montados. Aí venho perguntar ao povo daqui:
    Alguem ja envernizou os raios? será q fica bom, será q amarela? Envernizando nao irá mesmo enferrujar ou ainda enferrujam?
    abçs

    Motivação, valores como honra e caráter,
    alertas sobre as armadilhas femininas e muito mais.
    https://www.facebook.com/blogmetendoareal

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    RS
    Idade
    33
    Posts
    2.146
    Nunca ouvi falar dessa de envernizar raios...

    Mas coloca de inox que não enferruja não. Quando meu pai reformou a Sahara dele todinha ele colocou os cromados e não duraram um ano, daí ele trocou por inox e até a última vez que eu vi a moto ainda estavam muito bons!

    faloowwww

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Idade
    44
    Posts
    413
    Compra raios de inox.

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de Razr
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    Londrina - PR
    Posts
    365
    Citação Postado originalmente por jatobá Ver Post
    Compra raios de inox.
    Citação Postado originalmente por Schao.gs Ver Post
    Nunca ouvi falar dessa de envernizar raios...

    Mas coloca de inox que não enferruja não. Quando meu pai reformou a Sahara dele todinha ele colocou os cromados e não duraram um ano, daí ele trocou por inox e até a última vez que eu vi a moto ainda estavam muito bons!

    faloowwww
    Entao, pensei nisso, mas ouvi falar q pra nao perder o brilho, tem q sempre tar polindo, e q quebram muito fácil, e como as estradas aqui sao cheias de buracos e pedras, creio q eles podem nao aguentar o "Tranco".
    Os da Sahara do seu pai perdem o brilho fácil ou ficam sempre brilhosos? ele reclamou de algum deles quebrar?

    Motivação, valores como honra e caráter,
    alertas sobre as armadilhas femininas e muito mais.
    https://www.facebook.com/blogmetendoareal

  5. #5
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    RS
    Idade
    33
    Posts
    2.146
    Citação Postado originalmente por Razr Ver Post
    Entao, pensei nisso, mas ouvi falar q pra nao perder o brilho, tem q sempre tar polindo, e q quebram muito fácil, e como as estradas aqui sao cheias de buracos e pedras, creio q eles podem nao aguentar o "Tranco".
    Os da Sahara do seu pai perdem o brilho fácil ou ficam sempre brilhosos? ele reclamou de algum deles quebrar?
    Ele não tem mais a moto, quando ele colocou esses raios logo em seguida ele a vendeu. Por isso que eu falei "a última vez que vi" estavam bons.

    De fato o inox não tem tanto brilho como os cromados, mas eu acho bonito mesmo assim, sem a necessidade de ficar polindo toda hora. Sobre quebrar acho que isso só é válido para quem realmente pratica off-road e motocross por que nunca vi nenhum quebrar em uso normal, um amigo meu tinha na Titan dele, outro em uma Bros, eu tive na minha primeira Titan, meu pai na Sahara, meu tio tem na XLX dele...

    faloowww

  6. #6
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    raio de inox ou zincado de qualidade. (só conheço ddl e eninco)

    Como o tempo e o vento...

  7. #7
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Não põe cromado não! A não ser que tu tenha tempo e paciencia de ficar limpando um por um sempre depois de chegar em casa após pegar uma chuva ou barro. Digo isso porque morava no interior e via barro sempre, passei por isso mesmo quando tinha raios cromados na minha moto. Duraram uns 5 anos, mas quando tirei os da dianteira principalmente já tava uns 70% marrom de ferrugem. Dá muito trabalho cuidar! Coloquei zincado depois, só dei uma polida com massa antes de montar e de vez em quando limpo bem com querosene. Não tem tanto brilho mas pelo menos ficam com carinha de novos por muito mais tempo se cuidar, não ficam enferrujados que é pior ainda.

    Ah sobre enverzinar não rola na minha opinião, primeiro porque é quase impossível pintar um raio cromado sem escorrer verniz, e outra é porque qualquer pedrinha que as jodas jogarem nos raios vai descascar e quando for ver tá lá a ferrugem. Então ou pega inox que tem uma aparencia melhor ou pega zincado que não é tão brilhoso mas cuidando não fica feio, se passar uma cera de vez em quando dá um brilho até bacana!

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Idade
    44
    Posts
    413
    Citação Postado originalmente por Razr Ver Post
    Entao, pensei nisso, mas ouvi falar q pra nao perder o brilho, tem q sempre tar polindo, e q quebram muito fácil, e como as estradas aqui sao cheias de buracos e pedras, creio q eles podem nao aguentar o "Tranco".
    Os da Sahara do seu pai perdem o brilho fácil ou ficam sempre brilhosos? ele reclamou de algum deles quebrar?
    Eu trabalho com usinagem e sou formado em mecânica, e posso dizer, que os aços inoxidáveis de uma maneira geral são bem mais resistentes, que os aço carbono comuns.
    Mas se quer um cromado de qualidade, tem que mandar cromar,
    Esses cromos que vem nos raios tem uma camada muito fina por isso enferrujam rápido.

  9. #9
    Motociclista Avatar de wilson forps
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Localização
    Minas Gerais
    Posts
    1.446
    E se passar bombril ou lavar com solupam ativado limpa pedra detergente acido ai que nunca mais volta a brilhar !!!!!
    E lá vamos nós !!!!!!!!!!

  10. #10
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Tudo depende da qualidade do aro e dos raios. Aros de alumino muito finos trabalham bastante, bem mais do que os raios de inox suportam, nesse caso os raios podem quebrar, mas usando aros e raios bons, dura uma vida.

  11. #11
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103
    Vamos tentar finalizar:
    Coloque raios inox ou cromados e depois basta pinta-los com uma camada de resina cristal. Não é fácil?
    O ferrugem (oxidação) precisa de oxigênio para se desenvolver. No momento em que vc isolar a peça do oxigênio, não existirá oxidação.
    Espero ter ajudado.
    Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  12. #12
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Mas diz uma coisa, Ivan. Essa resina cristal será que aguenta bem? Mesmo pinturas resistentes, com o tempo apresentam falhas que dão origem à oxidação, e os raios são componentes muito expostos, pedrinhas que voam na pista, agua, barro... Uma lascada é o bastante para iniciar a ferrugem. Se for para resolver o problema, acho que mais negocio é apelar para o inox mesmo.
    Última edição por irai; 13-12-13 às 18:45.

  13. #13
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por irai Ver Post
    Mas diz uma coisa, Ivan. Essa resina cristal será que aguenta bem? Mesmo pinturas resistentes, com o tempo apresentam falhas que dão origem à oxidação, e os raios são componentes muito expostos, pedrinhas que voam na pista, agua, barro... Uma lascada é o bastante para iniciar a ferrugem. Se for para resolver o problema, acho que mais negocio é apelar para o inox mesmo.
    Foi isso que eu quis dizer ali em cima. Não conheço essa resina, mas se o Ivan recomenda deve ser resistente, fiquei curioso tambem agora. Porque verniz vai ser perda de tempo, a primeira pedrinha que pegar arranca uma lasca do verniz e já era. Quem já viu moto velha de trilha com tinta por cima dos aros e raios sabe como que é, primeiras voltas na trilha e já volta toda picada a pintura.

  14. #14
    Usuário de motoneta Avatar de Razr
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    Londrina - PR
    Posts
    365
    É, nao tinha pensado nessa parte das pedras mesmo, acho q é bem difícil parar alguma coisa nos raios, ou até mesmo no aro.
    Vou de Inox mesmo. abçs a todos

    Motivação, valores como honra e caráter,
    alertas sobre as armadilhas femininas e muito mais.
    https://www.facebook.com/blogmetendoareal

  15. #15
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103
    A resina cristal ou a resina isofitálica que nós usamos para fazer nosso barco, é muito resistente.
    Imaginem um raio inox recoberto pela resina cristal que é totalmente transparente.
    Acho que seria perfeito. Proteção total.
    Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

 

 

Tópicos Similares

  1. A solução para o Brasil
    Por César no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 20
    Último Post: 01-02-13, 09:51
  2. Raios inox são menos resistentes do que raios cromados?
    Por DaniloSS7 no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 02-06-12, 12:53
  3. Solução (liquido) para bateria!
    Por Mostarda_69 no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 05-01-07, 08:27

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •