Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 8 de 8
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de jf k1
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    triangulo mineiro
    Posts
    322

    Alongar relação de moto

    Pessoal boa noite!
    A relação da minha motoca esta nas ultimas portanto hora de trocar, então me veio a cabeça uma coisa, como funciona esse esquema de alongar as marchas tipo, coroa com dois dentes a menos ou pinhao menor, tenho uma b650 ela tem um torque bom de arrancada mas nao muito de velocidade final dai me veio a cabeça essa ideia. Alguem ae sabe dessas paradas e se danifica alguma coisa?

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Para alongar a relação, se usa um pinhão maior (em geral 1 dente é o limite, mais que isso pode ser bom para situações expecíficas, mas em geral não fica bom), ou uma coroa menor (uns 2 ou 3 dentes a menos na relação equivalem a 1 a mais no pinhão), mas eu não esperaria ganhar velocidade final com essa alteração. Principalmente em modelos com alguma pretenção esportiva, como a B650, as montadoras montam uma relação final que dê a maior velocidade possível, alonga-la vai fazer a moto perder retomada e não devará representar um ganho de velocidade, já que a relação original já está otimizada para o melhor aproveitamento do motor. O ganho pode acontecer sim em consumo e conforto, já que o motor girará menos para a mesma velocidade, e um 650cc tem o torque o bastante para manter velocidades "normais", mesmo com giro bem abaixo do alcançado com a configuração original.
    Se tu usar um bom kit de transmissão não haverá dano algum à outros componentes da moto e nenhum outro tipo de risco, então pode ir sem medo. O componente chave é a corrente, se ela arrebentar o estrago é grande, na moto e em ti, então tenha certeza de comprar uma boa.


    Então, se o teu intuito é ganhar top speed, dá uma pensada botar um filtro K&N, um escape esportivo proprio para ela, um 2 Brothers, um Akrapovic, ou equivalente, umas velas de iridium, isso já dá uma melhorada no fôlego da moto, mas o ganho é pouco, para conseguir uma melhora relevante é necessario tomar algumas medidas mais drasticas, eheh.... Acho que é mais jogo partir para uma B1250, que não é tão mais cara que a 650.
    Última edição por irai; 14-03-14 às 22:03.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de jf k1
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    triangulo mineiro
    Posts
    322
    ae valeu brow vou ver então o que eu faço, a motoca e boa mas pouco cv

    - - - Updated - - -

    alguem tem alguma ideia do que eu possa fazer?

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Poxa cara, se tu acha a B650 fraca, então tu está com uma moto da categoria errada, já que entre as nakeds médias na faixa das 600~650cc, apenas a Hornet é mais potente e não é essa diferença toda (ao menos não no motor, já na ciclistica é outro papo), todas as outras puxam menos que a Bandida.

    A tua é a N ou a S? Se for a N, botar a carenagem da S deve dar uma melhorada na top speed.
    Última edição por irai; 15-03-14 às 19:23.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  5. #5
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    se o sensor de velocidade dela ficar no eixo do pinhão que nem da fazer na estragou o esquema.

    Como o tempo e o vento...

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de jf k1
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    triangulo mineiro
    Posts
    322
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    se o sensor de velocidade dela ficar no eixo do pinhão que nem da fazer na estragou o esquema.
    ue como assim chiccoli? nao entendi!

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por irai Ver Post
    Poxa cara, se tu acha a B650 fraca, então tu está com uma moto da categoria errada, já que entre as nakeds médias na faixa das 600~650cc, apenas a Hornet é mais potente e não é essa diferença toda (ao menos não no motor, já na ciclistica é outro papo), todas as outras puxam menos que a Bandida.

    A tua é a N ou a S? Se for a N, botar a carenagem da S deve dar uma melhorada na top speed.
    A minha e uma n dessas carburadas e sem limitador de giro, então não é q ela e fraca eu so queria da um up na velo final dela, nao que eu vou sair por ai andando a mais de 200 mas em relaçãoa fazer 600, hornet ela fica um pouco a desejar sabe e no momento nao posso trocar de motoca rsrsrsrrrs.

  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Pois é, acho que pra ti, as modificações mais acessiveis são o filtro, o escape e as velas, isso deve dar uma soltada na moto, e se a tua é carburada fica mais facil de mecher. Um filtro com mais vasão, velas que melhoram a queima, um escape mais aberto, um ajuste fino nos carburadores... Não é uma melhora dratica, mas isso pode ser o suficiente pra dar ao motor o fôlego que ele precisa pra empurrar com uma relação mais longa. Acho que vale a tentativa.

    Sobre o sensor do velocímetro, quando o sensor é na roda, a marcação dele depende diretamente do giro da roda sobre o asfalto, portanto, irá marcar a velocidade "correta" (desconsiderando o erro habitual de fabrica), independente dos componentes que forem alterados antes dele (pinhão, coroa, relação primaria...). Já quando o sensor é no pinhão, a marcação não é atrelada ao giro da roda e sim ao giro do eixo do pinhão, então, alongar a relação fará o velocímetro marcar uma velocidade menor que a real, enquanto encurtar a relação faz o velocimetro marcar uma velocidade superior à real. Não sei onde é sensor da Bandit.
    Última edição por irai; 16-03-14 às 11:44.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  8. #8
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    Citação Postado originalmente por jf k1 Ver Post
    ae valeu brow vou ver então o que eu faço, a motoca e boa mas pouco cv

    - - - Updated - - -

    alguem tem alguma ideia do que eu possa fazer?
    aconselho voce pegar uma bandit 1250s , a diferenca de grana é pouca mas a potencia é bem maior....a banditona bate 260km/h de velocimetro enquanto a 650 fica nos 235km/h velocimetro....sem falar no torque que na 1250 é muito maior...
    mexer em relacao é sem futuro..fuça pra cá e pra lá e não adianta porque o motor naõ tem forca pra empurrar com relacao mais longa... o motor não enche na alta com relacao longa e não aumenta a velocidade final.

    - - - Updated - - -

    se quiser botar mais uma graninha..até na faixa dos 32 mil, da pra entrar numa hayabusa 2008 pouco rodada, procurando com calma acha moto boa...que, essa moto...resolve todos os seus problemas de potencia e velocidade final...essa é a melhor solucao pra quem quer correr.
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

 

 

Tópicos Similares

  1. Alongar relacao de Moto com Cardã?
    Por mvos no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 21-06-11, 15:13
  2. alongar relação da XTZ 125.
    Por marcelofreitas no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 13-06-11, 21:17
  3. alongar relação da Sundown MAX!
    Por Ademir26 no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 03-11-07, 18:35
  4. Alongar a relação da Yes?
    Por César no fórum Área de debate
    Respostas: 14
    Último Post: 29-11-06, 18:06
  5. Vou alongar a relação
    Por César no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 03-11-05, 12:44

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •