Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 31 a 32 de 32
  1. #31
    Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Localização
    Lagoa Santa - MG
    Idade
    46
    Posts
    41
    Boa noite a todos!

    Amaciar motor... tema controverso né?
    O Manual diz uma coisa, o mecânico diz outra, e o colega do primo da namorada tem uma terceira opinião.
    Fato é que com o passar do tempo você sente o motor mais solto, ganhar rotação mais rapidamente.

    Atualmente percebe-se isso em menor intensidade, os processos de usinagens estão cada vez mais precisos, eliminando grandes diferenças em medidas e as tais rebarbas.
    Em um motor retificado, você percebe isso com muita intensidade, foi feito fora da fábrica, o processo de amaciamento se torna mais delicado.

    Em motores novos sempre segui um pouco do que sugere o manual, mesclando com uma dose de "inadimplência" e nunca tive problemas com eles.
    No manual da minha moto atual fala para não ultrapassar os 5K RPM, mas como meu trajeto é grande parte feito em estrada, isso acaba não sendo possível.
    Antes dos primeiros 1000 km rodados, as vezes estava a 6,5K RPM ou 7K, mas por curtos períodos de tempo, nunca ando na mesma rotação por muito tempo, nem depois de amaciado, as vezes andava dentro dos 5K RPM e até abaixo disso, mas sempre usando uma marcha apropriada para a rotação.
    Aos 1000KM troca de óleo, e filtro e limpeza daquela telinha que tem um imã.

    Sempre fiz assim com carros e motos e nunca tive problemas, acredito que a recomendação do manual seja mais para resguardar o motor e piloto/motorista de possíveis falhas em componentes como bomba de óleo e etc.

    Acredito mais que é mais prejudicial para o motor elevar muito o giro ele com ele ainda frio, independente da quilometragem já rodada, que extrapolar um pouco a rotação recomendada durante o amaciamento.

    Sei que fazendo assim rodei 240.000km com um corsa 1.0 que comprei 0KM e o motor tinha mais saúde que eu, eu fumo, ele não.

    Abraços

    Clayton

  2. #32
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Pois é, em alguns motores nota-se bem mais a diferença de rendimento após o amaciamento. Não tenho condições de avaliar a Intruder que tive, pois foi minha primeira moto e eu ainda estava me habituando à pilotagem de uma motocicleta, mas percebi uma diferença razoavel entre a Titan de um colega meu e a minha GSR (compramos quase na mesma época), a CG dele veio toda amarrada, a moto não desenvolvia nos primeiros kilômetros, mas foi se soltando e acabou ficando muito boa em uns 2.000Km, já a GSR sempre teve praticamente o mesmo desempenho, quando à tirei da loja ela já andava o mesmo que anda hoje.
    Comparando com carros, o Sandero 1.6 do meu pai também era muito lerdo quando 0Km, parecia até que tinham se enganado e equipado o carro com um motor 1.0, e só foi ficar mais solto depois de um bom tempo, uns 10.000Km eu acho, agora ele parece até ser 1.4, eheh... Que carrinho ruim de motor! Fiz uma viagem junto de um amigo com um Palio 1.4, estavamos leves, 3 pessoas em cada carro, e o Sandero 1.6 simplesmente não acompanhava a aceleração do Palio nas ultrapassagens, nem batendo marcha e fazendo o motor gritar.
    Última edição por irai; 01-05-14 às 11:05.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

 

 

Tópicos Similares

  1. Como amaciar motor(moto 0km)
    Por segundo melo no fórum Preparação
    Respostas: 1
    Último Post: 07-07-11, 16:03
  2. Amaciar motor
    Por Caio Mattos no fórum Área de debate
    Respostas: 25
    Último Post: 26-05-11, 18:26
  3. Dicas para amaciar motor reformado.
    Por Honda Motors no fórum Área de debate
    Respostas: 17
    Último Post: 24-02-11, 17:06
  4. amaciar motor de biz 125
    Por MADNANDO no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 29-12-05, 17:29
  5. Duvidas sobre amaciar motor
    Por crazykid no fórum Área de debate
    Respostas: 3
    Último Post: 24-11-05, 23:23

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •