Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 7 de 7
  1. #1
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Idade
    49
    Posts
    78

    Twister: algo estranho na partida

    Prezados,
    Boa noite!

    Há alguns dias venho escutando um barulho estranho, tipo um estralido, com um cheiro tipo o da fumaça do fósforo quando a gente acende, ao ligar minha Twister.
    Tanto na 1º partida do dia, como ao longo do dia.
    Como estou trabalhando como autônomo agora com minha moto realizando entregas (dentro e pra fora da cidade), ligo e desligo várias vezes durante o dia.
    E algumas poucas vezes ela liga sem esses 2 sintomas acima mencionados.
    Hoje à tarde aproveitei pra dar uma "geralzona" na motoca: removí rodas, pára-lama traseiro, tanque de combustível pra limpar também aquelas áreas mais difíceis.
    Ao ligar a moto, como deu de novo esses sintomas, resolví dar uma olhada com mais atenção ali no motor pra tentar descobrir o porquê disto e acabei constatando o seguinte:

    ao ligar a moto, além desse estralidinho, ali no encaixe do escape com o cabeçote do motor , sai um borrifinho de fumaça....
    Por isso o cheiro tipo de fumaça de fósforo....

    Me preocupei... Além do mais na BR quando preciso acelerar mais forte, (principalmente de 5º e 6º) a moto derrepente da uma perdida momentânea de força e velocidade de uns tempos pra cá....

    Carburador está limpo e lenta reguladinha (limpei em Outubro de 2013), filtro de gasolina em dia, filtro de ar, óleo (semi-sintético da Honda) e filtro de óleo, tudo ok.
    O óleo eu SEMPRE acompanho de perto o nível a cada 500 KM e troco a cada 2500 KM (dos 4000 KM que a Honda diz que dá pra rodar). Ele chega a sair amarelo bem escuro no fluxo grosso e baixa menos de 200 ml.
    Gasolina sempre abasteço no mesmo posto da Petrobrás da minha confiança. A gasolina comum. Quando tenho que ir pra fora da cidade já completo o tanque pra ir e voltar sem precisar abastecer em outros postos (ainda que da petrobrás) pela estrada sem que a distância de ida e volta permitir.

    Fiquei meio noiado com a vela (Iridium) então como eu tinha uma original nova aqui guardada troquei: continua o mesmo sintoma. Quer dizer: não parece ser culpa da vela.

    E então senhores? Alguém sabe o que pode estar acontecendo??
    Última edição por Agenor; 15-06-14 às 21:31.
    Twister prata 2005 (a última disponível na loja!!)
    Adquirida em Dezembro de 2005 O KM

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239
    Deve ter um pequeno vazamento na junção do escape com o motor. Por acaso você removeu o escape para fazer alguma manutenção?

    É preciso trocar um anel de vedação que coloca alí na saída do escape, custa pouco e dá pra fazer em casa.


  3. #3
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Idade
    49
    Posts
    78
    Citação Postado originalmente por Strada Prata Ver Post
    Deve ter um pequeno vazamento na junção do escape com o motor. Por acaso você removeu o escape para fazer alguma manutenção?

    É preciso trocar um anel de vedação que coloca alí na saída do escape, custa pouco e dá pra fazer em casa.

    Entre Setembro e Outubro do ano passado eu removí tampa do cabeçote, cabeçote e cilindro para trocar as juntas, pois o vazamento que estava dando nessas 3 partes já era hora de trocar as juntas e arrumar. Então aproveitei e mandei jatear os três itens e mandei (por recomendação do jateador que deu uma inspecionada na camisa) dar uma brunida na mesma.
    Foi só um tapinha de leve + banho químico pra garantir de não ficar nenhum resíduo do jateamento lá por dentro do cabeçote. Então já aproveitei e troquei os retentores (de borracha) das válvulas (originais é claro) e o senhor da retífica me passou as medidas dos anéis do pistão novos que precisariam.

    Coloquei os anéis direitinho conforme o manual de serviços da Twister e encaixei o pistão com toda a paciência e cuidado no cilindro lubrificado.

    Obviamente já aproveitei pra "ariar" o carburador. Quase não precisava de limpeza, mas mesmo assim (já que tinha abrido o mesmo...) caprichei.
    Eu mesmo montei tudo e pastilhei direitinho as válvulas. Ali nesse encaixe do escape acho que não troquei nenhuma peça, pois me pareceu não precisar.

    O problema é o estralidinho que dá também quando dou a partida e essa perda de força e velocidade momentâneas que dão quando preciso acelerar mais forte de 5º e 6º marchas, quando estou nas BR's...
    Outra coisa é o consumo: antes eu fazia mais de 30 Km/l na cidade (sempre entre 60 / 80 Km/h) e quase 35 Km/l na estrada a 100 / 110 Km/l.
    Agora está pouco mais de 26 Km/l na cidade e 28 / 29 Km/l na estrada...

    Corrente tá sempre lubrificada (uso um óleo de máquina grosso que permanece na corrente e não emporcalha tanto a roda) e pneus tão sempre calibrados no Nitrogênio (34/36).
    Última edição por Agenor; 15-06-14 às 23:26.
    Twister prata 2005 (a última disponível na loja!!)
    Adquirida em Dezembro de 2005 O KM

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239
    Você desmontou o motor inteiro kkkk

    Troca esse anel que indiquei, é barato e ele amassa com o aperto do escape dando a vedação perfeita. Sempre que mexer no escape tem que trocar pois dificilmente ele vai ficar perfeito de novo.

  5. #5
    Motociclista Avatar de Irmão
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Mossoró-RN
    Idade
    39
    Posts
    938
    Esse estralinho é característico de prisioneiro do cabeçote com rosca espanada pois a compressão sai entre
    o cabeçote e o cilindro, para verificar acione o acelerador subitamente e observe se vai sai essa fumaça
    na junta do cabeçote, se sair tem que desmontar e mandar refazer a rosca por onde está vazando a fumaça.

  6. #6
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Idade
    49
    Posts
    78
    Citação Postado originalmente por Strada Prata Ver Post
    Deve ter um pequeno vazamento na junção do escape com o motor. Por acaso você removeu o escape para fazer alguma manutenção?

    É preciso trocar um anel de vedação que coloca alí na saída do escape, custa pouco e dá pra fazer em casa.

    Ali vai um anel?
    Estranho.... por que quando removí tudo ali, não vi nenhum anel amassado junto ao encaixe ali do motor (duto das válvulas de escape) com a curva....
    O jogo de juntas que tenho aqui da Valflex que sobrou tem um anel (acho que metálico) prateado. Coloquei ali e encaixou perfeitamente, mas ele vai deixar dar aperto quando recolocar a curva?
    Twister prata 2005 (a última disponível na loja!!)
    Adquirida em Dezembro de 2005 O KM

  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239
    Citação Postado originalmente por Agenor Ver Post
    Ali vai um anel?
    Estranho.... por que quando removí tudo ali, não vi nenhum anel amassado junto ao encaixe ali do motor (duto das válvulas de escape) com a curva....
    O jogo de juntas que tenho aqui da Valflex que sobrou tem um anel (acho que metálico) prateado. Coloquei ali e encaixou perfeitamente, mas ele vai deixar dar aperto quando recolocar a curva?

    Sim, ele é de metal mais macio, quando você apertar ele vai amassar e vedar a saída do escape.

 

 

Tópicos Similares

  1. Há algo estranho no preço das motos?
    Por Lampada no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 26-11-13, 08:54
  2. Barulho estranho de algo batendo
    Por Motaro no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 04-03-13, 21:01
  3. 2012... Algo estranho está acontecendo.
    Por César no fórum Videos
    Respostas: 2
    Último Post: 14-05-12, 14:25
  4. Ruído estranho no motor partida a frio
    Por windowsnt no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 03-08-06, 12:53
  5. Preste atenção nesta foto, algo estranho ???
    Por juliano125 no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 12
    Último Post: 22-09-05, 08:50

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •