Citação Postado originalmente por irai Ver Post
Olha, a principio eu acredito que os testes feitos por revistas de renome sejam razoavelmente confiáveis. Claro que sabemos que muitas matérias são tendenciosas, mas existe uma diferença entre ser tendencioso e ser mentiroso, ser mentiroso é dizer a CBR250 anda mais que a Ninjinha, ser tendencioso é dar pouca importância a diferença de desempenho no texto e sobrevalorizar, quem sabe, o consumo de combustível ou a rede de assistência. Penso que os comparativos feitos por boas revistas são bastante válidos, só é preciso saber lê-los, como qualquer noticia de jornal, afinal, a escrita jornalística é construida com um foco muito específico (o importante é a notícia, e não necessariamente a verdade, embora a verdade precise estar no texto de alguma forma), e por conta disso, acaba sendo quase que invariavelmente muito tendenciosa.
Citação Postado originalmente por irai Ver Post
Penso que também depende muito do que o sujeito espera encontrar no texto da matéria. A mim, enche o saco ler duas paginas falando de mercado, custos de manutenção, beneficios da garantia de sei la quanto tempo com revisões programadas... Pra saber disso ai eu olho pro mercado, pergunto pra alguém que tenha a moto, vou me informar na revenda, sei lá. Dou preferencia para textos mais técnicos, que o cara explique as diferenças daquele novo comando de válvulas, saber os ganhos ciclísticos do quadro que ficou 4Kg mais leve, como essa estrutura trabalha nas reações da moto, se sai mais de frente ou de traseira, como a moto resiste às acelerações laterais, ou como um maior ou menor deslocamento de massas está atuando sobre as mudanças de trajetória. São esses detalhes técnico que o usuario comum, embora possa perceber, normalmente não tem o conhecimento necessário para avaliar ou descrever.
só queria acrescentar que somente revistas/reportagens tem o poder de obter duas informações valiosas:

-teste de durabilidade: a fabrica cede um exemplar aleatório para revista/programa andar indefinidamente seguindo apenas as revisões de manual e a revista registra um diário de bordo falando dos problemas, reações e custos para manter o veiculo.

-engenharia reversa: é tipo como iraí disse, certas características são importantes para nós consumidores, como saber se a suspensão do veiculo é boa (adequado ao piso brasileiro), saber se o fivetech ta zoado, se o veiculo tem algum problema no R/L que causa vibração excessiva e quebra no motor ou ainda se vem com um banco guilhotina de brinde.

são detalhes no projeto que abaixam/elevam o custo mas podem destruir ou eternizar um veiculo.