Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 31 a 36 de 36
  1. #31
    Motociclista Avatar de betocampana
    Data de Ingresso
    May 2015
    Localização
    Assis - SP
    Posts
    571
    Caraca, eu leio termos como "obsolescência programada" e já me dá vontade de escrever textão HAHAHAH. Tudo que vcs disseram aqui está correto. Só quero dar minha opinião mesmo (:

    Enfim, tem mesmo várias vertentes. A do parar de funcionar e jogar fora, a do reduzir ou eliminar o suporte, a de diminuir a durabilidade do produto, a do "produto novo muito superior" que faz a mesma coisa e é mais bonito e deve ter mais algumas. O segundo caso pode e não pode ser visto nas motos. Os dois últimos casos são possíveis nas motos.

    O primeiro, do produto que é feito pra durar apenas um período de tempo e parar de funcionar tem caso muito conhecido no meio da informática, que é o do Ipod com a bateria programada para durar apenas um ano. E como a Apple colocava o preço da bateria em um valor bem alto, não valia a pena comprar uma nova e pagar pra substituir (pq não era apenas tirar uma e colocar a outra, precisa desmontar o aparelho). As pessoas compravam um novo, porque comprar peças (a bateria) do antigo era inviável em relação a comprar um novo, e o antigo não ligava mais.

    Eu não acredito que a CB300 tenha sido feita para parar de funcionar. Talvez durar menos, mas parar de funcionar foi realmente falha de projeto.

    O de reduzir ou eliminar suporte é facil de ver nos computadores. Você pode ter até hoje um computador com Windows 95. Ele iria funcionar normalmente, nada te impediria de ligar ele. Porém, ao acessar um site de compras, um site de banco, pediriam pra você atualizar o Java. O Flash. O Silverlight. O Navegador. TUDO. E a "indústria" de software não fabrica mais softwares para Windows 95.
    Você teria um computador que liga, ele não quebrou, não estragou, ele funciona. Porém, não teria nenhum benefício além de poder ligar (ok, vc poderia digitar textos no word 95, mas não poderia imprimir porque sua impressora não teria drivers pra ser reconhecida pelo Windows 95).

    O mundo das motos não desliga as motos. Nem inutiliza elas.

    Mas para de oferecer suporte.
    Os motores da CG podem vir a ser um bom exemplo de obsolescência por novas versões (que fazem a mesma coisa) seguindo a ideia do tuliofone .
    Foram refeitos quando ela passou pra 160, certo? Diz a Honda que foram totalmente refeitos, todas peças diferentes, não sei se é real. Se for, é um projeto de obsolescência, acabar com as peças das antigas. Mesmo que demore anos, pelo tanto de CG que tem rodando, mas aos poucos as peças vão começar a sumir.

    O terceiro caso também pode se aplicar aqui. Talvez a Honda até tendo feito, por exemplo, relações de corrente/coroa/pinhão novas para a CG, com "novos e revolucionários materiais mais leves", mas que antes duravam 15.000km e agora duram apenas 10.000. Você é obrigado a substituir algo que antes durava muito mais. É feito de trouxa.

    O quarto caso é o da "nova moto com novas funções com um painel revolucionário" que só acende uma luzinha a mais. E o marketing te prova por A + B que, se você não tem o modelo novo, você é ultrapassado e trouxa. De novo, celulares encaixam perfeitamente aqui, e motos talvez.
    Como assim você tem o Iphone 5S e a CG 150 2012, sendo que o Iphone 6 e a CG 150 2015 fazem a mesma coisa (ok, ao menos o Iphone 6 tem tela maior hahah)

    Finalizando com opinião pessoal, eu não vejo muito isso de obsolescência em motos, porque mesmo o fabricante abandonando, o mercado paralelo supre as necessidades de quem tem uma CB 450, uma NX Sahara e outras. Fim de suporte ou desligamento da moto não contam. Mas reduzir durabilidade é totalmente viável. E o marketing convencer a gente de que o novo é melhor.. idem.
    Última edição por betocampana; 27-11-15 às 14:54.

  2. #32
    Usuário de motoneta Avatar de Marco Atropos
    Data de Ingresso
    Dec 2014
    Localização
    São Paulo - SP
    Idade
    58
    Posts
    270
    O qe mais me irrita é o mantido preço sugerido, a montadora manda um preço e é divulgado pela imprensa e tals...porem na pratica fica distante disso...Então por qe ter preço sugerido ?
    Quando lançaram a Bros 160 qe fui cair na real quanto a isso...
    Ja no caso das antiguinhas, tem muitas boas por ai, porem o dificil e encontrar uma qe esteja realmente em bom estado, qe o dono tenha cuidado bem da moto... Uma XR 200 , NX 200 motos otimas para o dia a dia, com um motor qe condiz com o uso urbano e na minha opinião segura uma velocidade legal na estrada...mas pelo menos quando dou uma olhada por ai e difícil achar em nom estado... So pra finalizar qem ja comprou algo em sites internacionais, e recebe o produto pelo correio sabe bem como a carga tributária pesa, vc compra seja o qe for barato, mas chega a pagar o dobro pra tirar do correio. = \

  3. #33
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    RS
    Idade
    33
    Posts
    2.146
    Citação Postado originalmente por Marco Atropos Ver Post
    O qe mais me irrita é o mantido preço sugerido, a montadora manda um preço e é divulgado pela imprensa e tals...porem na pratica fica distante disso...Então por qe ter preço sugerido ?
    Quando lançaram a Bros 160 qe fui cair na real quanto a isso...
    Ja no caso das antiguinhas, tem muitas boas por ai, porem o dificil e encontrar uma qe esteja realmente em bom estado, qe o dono tenha cuidado bem da moto... Uma XR 200 , NX 200 motos otimas para o dia a dia, com um motor qe condiz com o uso urbano e na minha opinião segura uma velocidade legal na estrada...mas pelo menos quando dou uma olhada por ai e difícil achar em nom estado... So pra finalizar qem ja comprou algo em sites internacionais, e recebe o produto pelo correio sabe bem como a carga tributária pesa, vc compra seja o qe for barato, mas chega a pagar o dobro pra tirar do correio. = \
    Bah, essa questão de preço sugerido eu fico profundamente revoltado também. Quando comprei minha CB mesmo, eu fui na Honda, Yamaha e Suzuki. A Yamaha chegou a pedir R$ 4.000,00 a mais na XJ, em relação ao preço sugerido no site. A Suzuki não lembro exatamente e na minha paguei uns R$ 2.000,00 a mais do que estava no site!

    falooooww

  4. #34
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    acho que encontrei o 'tendão de aquiles' desse problema de motos novas surrealmente caras comparado com exterior e motos antigas serem ruim de dar manutenção. digam o que acham:

    as motos antigas sofrem na mão de donos na boa parcela despreparados, mexanicos que empurram com a barriga e falam que a moto é problemática, peças novas são caras e as boas são difícies de achar na mairia dos modelos. dessa forma é ruim permanecer com o veículo.

    restando a opção das motos novas, alguns com defeitos desconhecidos porém de geral são todos absurdamente caros quando comparados com modelos economicos estrangeiros. é compensado apenas com a manutenção que é desnecessária por um periodo mais longo do que a usada (excluindo itens de consumo como pastilhas, pneu e óleo).

    nesta visão vejo nós como consumidores e admiradores e peças que movem o mercado responsáveis pelo rumo que ele toma. temos de ter cuidado com as oficinas, com a origem das peças que compramos, com o cuidado que temos com nossas motos e principalmente respeito pelo próximo.

    não vamos evoluir tirando vantagem um do outro mas sim quando todos se ajudarem a melhorar, criar coisas novas e preservar a verdade.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  5. #35
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Seguindo a linha do tópico, me lembrei que semana passada a Ford anunciou mais um aumento pra linha Ka.
    O hatch parte de mais de 40 mil!!!

    Onde vamos parar com os preços de veículos novos no Brasil???
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  6. #36
    Motociclista Avatar de betocampana
    Data de Ingresso
    May 2015
    Localização
    Assis - SP
    Posts
    571
    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    acho que encontrei o 'tendão de aquiles' desse problema de motos novas surrealmente caras comparado com exterior e motos antigas serem ruim de dar manutenção. digam o que acham:

    as motos antigas sofrem na mão de donos na boa parcela despreparados, mexanicos que empurram com a barriga e falam que a moto é problemática, peças novas são caras e as boas são difícies de achar na mairia dos modelos. dessa forma é ruim permanecer com o veículo.

    restando a opção das motos novas, alguns com defeitos desconhecidos porém de geral são todos absurdamente caros quando comparados com modelos economicos estrangeiros. é compensado apenas com a manutenção que é desnecessária por um periodo mais longo do que a usada (excluindo itens de consumo como pastilhas, pneu e óleo).
    Especialmente neste trecho "é compensado apenas com a manutenção que é desnecessária por um período mais longo do que a usada", eu uso uma ~estratégia de compra de moto que é basicamente verificar motos que estão no mercado há no mínimo cinco anos, com poucos problemas de manutenção e bom preço nas peças, e que os compradores recomendam. Por facilidade de manutenção (menos problema com mexanicos), bom preço de peças paralelas e confiabilidade nessas, por td isso minha CG é 2007, comprada em 2012 por 4000, com freio a disco e partida elétrica - e não os 7800 da zero km com disco, na época.

    O que dizer então da Honda Shadow que quero, por 15.000 usada, 2002, enquanto a 2014, QUE NEM É ZERO KM, sai por 28.000 - respeitadas as diferenças, o aumento de 150cc e alguma nova tecnologia valem esses 13.000 de diferença? Fosse zero km estaria na faixa de 32.000 lol
    Shadow 600, 2002 - http://www.webmotors.com.br/tabela-f...w-600c-vt/2002
    Shadow 750, 2014 - http://www.webmotors.com.br/tabela-f...hadow-750/2014

    Juntando isso ao preço das motos zero serem absurdos, recomendo sempre a compra de motos usadas, normalmente por volta de 2012 (exceto pras custom, que podem ser antigas). Comprar modelos novos, especialmente financiados, é quase que queimar dinheiro. Exceto quando se precisa da moto pra já, onde as motos usadas não dão financiamento bom - quase que casos de urgência.
    Última edição por betocampana; 16-12-15 às 10:53.

 

 

Tópicos Similares

  1. Kawasaki anuncia nacionalização de novos modelos
    Por MotoRide no fórum Motos do Mundo
    Respostas: 5
    Último Post: 22-05-11, 12:00
  2. Novos modelos Kasinski - Scooter
    Por focusbsb no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 15-09-10, 13:17
  3. Novos Modelos Dafra...apartir de 2010
    Por Full@nno no fórum Área de debate
    Respostas: 48
    Último Post: 07-03-10, 19:20
  4. Novos modelos Harley-Davidson...
    Por FabricioFabuloso no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 4
    Último Post: 10-04-07, 18:50
  5. Fotos, Informações e reportagens dos novos modelos Sundown
    Por wfires no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 2
    Último Post: 29-12-05, 08:56

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •