Buenas pessoal. Apesar do título do tópico esse não é um artigo sobre a evolução do nosso sangue de motoca. É mais uma indignação e um alerta pro nosso bolso e principalmente pro meio ambiente.

Antes de começar:
1º: Alerta pro bolso: você gosta gastar dinheiro em vão, não leia esse tópico; Não gosta de dinheiro? Eu te mando minha conta vc deposita, to precisando.
2º Não liga que os recursos naturais que fazem a sua motoca funcionar se extinguam, além claro de todos as consequências disso que possivelmente fará você viver como o RayLander (sem a moto maneira) em alguns anos? Não leia esse tópico.

Zueira a parte vamos começar.
Já sou andador de moto a 8 anos, um um intervalo no último ano, recentemente comprei minha 5ª motoca, uma XTZ125 XDB(xou de bola).

O que me levou a escrever essa bagaça?
Como eu disse tenho moto a 8 anos, fiquei 2 anos parado e comprei minha Xtz a 1 mês. Mês passado fui trocar o óleo dela, e como andei de carro nesses 2 anos, e manutenção de carro é caro pacas, decidi que ia manter a motinho com uma manutenção bacana, afinal comparado com o carro é ridiculo de tão barato.
Passei na Yama aqui da cidade pra trocar o óleo, estou usando o Yamalube. Eu já tinha pesquisado e formado minha opinião sobre a troca então puxei assunto como "Super Mecânico da Yama Autorizada LTDA". Brincs aparte, o cara só faz o trabalho dele e deve estar desinformado tmbm.
Falei sobre a troca de 3mil, como diz no manual mencionei.
Ele me respondeu: "Cara eu tenho uma Factor, eu troco de 1mil em 1mil pra segurança". Me caiu o butia dos bolso. Afinal eu estava em uma autorizada, não em um mexanico pé de chinelo, e os caras me largam uma dessas.
Semana passada eu passei lá pra comprar mais um litro pra ter em casa e ir completando, outro mecanico me atendeu e me perguntou:
"Cara, você não quer trocar já?"
Eu disse: "Não, não tá na hora, recém passou dos mil kms"
Ele: "Bah, então já ta na hora de trocar"
Eu: "Não, eu troco seguindo o manual"
(silêncio)
Ele: "Pois é, mas sabe vale a pena trocar, pq você vai gastar completando, ai vale mais a pena".

Moral da história: Eu quase pedi perdão por seguir o manual da moto, e no final completei o óleo, não fez nem cosquinha no litro, usei menos de 200ml acredito, ou seja, vale muito mais a pena completar.
Mais uma vez, acredito que o pessoal da Yama daqui não é maldoso, só falta a informação e não vou deixar de fazer serviços lá, por que o atendimento é TOP, o 2º mecânico nem tinha obrigação de me ajudar a completar o óleo e mesmo assim foi lá.

Desde quando comprei minha primeira Titan, sempre ouvi e fiz muitos dos mitos sem noção que falam por ai: (botar vela e cabos "ultra milagrosos", andar sem filtro achando que ia ter uma kawasaki 750, ter medo do Militec, etc, etc, etc).

Mas a pior coisa que fiz foi seguir esse mito: Trocar o óleo religiosamente de 1000 em 1000 km.
Cara esse é o pior mito de todos! Como eu já disse, pior pra carteira mas muito pior pro meio ambiente.

Vamos aos fatos:
A origem do mito:
1: Falta de Informação: Em uma pesquisa rápida e principalmente em conversas com mecânicos sérios, fiquei sabendo que antigamente, anos 70 ou 80 acho, realmente era assim, os óleos e motores não tinham tanta tecnologia como hoje, e os fabricantes realmente orientava a troca de 1k a 1k.
2: Preguiça do BR ler o manual: Os anos passaram e a tecnologia evoluiu os óleos, hoje a troca é feita de 3mil (Xtz por exemplo) ou até em 4mil (Titans/Fans pelo que ouvi), porém quando a moto sai com motor zero, o manual do fabricante orienta primeira troca com 1mil, mas somente a primeira.
3: Picaretagem: Agora imagine você ter um produto que vende como água e de repente ele melhora a ponto da necessidade dele cair 3x ou 4x menos. Isso significa 3x ou 4x menos grana no bolso de quem vende. Você acha que vão te contar que você não precisa dar 4x mais dinheiro pra eles?
4: Preguiça do BR de completar/conferir o óleo: O óleo vai baixar, é natural, os mexanicos usam isso como desculpa: "já que vai baixar é melhor trocar logo".

Conseqüências: Obvias.
Depois que eu decidi seguir o manual, minha troca ficou assim: Troco em 3mil, e sempre tenho um litro extra em casa, já que é natural que o óleo baixe, então a conta fica assim: 1,3 litros a cada 3mil mk em média.

Em uma escala maior: A cada 9 mil km eu gasto 4 litros de oléo em média com 3 trocas. De 1k em 1k, você pode gastar até 10 litros, se resolver completar alguma vez nas suas 10 trocas. São 6 litros a menos, se seu óleo custa 20 reais, são 120 reais a menos.
Fora que se sua moto tiver filtro, são 5 trocas de filtro ao invés de 1 ou 2. Mais uns 30 ou 50 reais ai.
Fora que são 6 litros a menos na natureza, multiplicando pelo número de motoqueiros no Brasil que quase beira o infinito, já fui o estrago.

Desculpas:
Ai você me diz: "É que óleo é barato, a diferença é pouquissima, caro é gasolina, vale mais a pena pra segurança do motor". Senta lá, Claudia.

Barato: Sim óleo é barato, por isso eu não me micho em comprar uma marca boa, tenho usado o Yamalube, mas sei que existem outros sem a "YamaGrife" que são um pouco mais baratos, mas não parei pra pesquisar.
Segurança: Está no manual, pare com essa paranoia e teoria da conspiração de que as montadoras são monstros "captalistas" querendo arrancar seu dinheiro. Elas podem até ser, mas mesmo assim existem leis do meio ambiente e as montadoras não podem extrapolar e dizer que você precisa de um navio petrolífero para manter sua moto em dia. Além disso essa km que é informada no manual já tem sua margem de segurança embutida, o motor aguenta um pouquinho mais do que aquilo, mas não tem sentido nenhum passar dessa margem também.