Pessoal, já estou conseguindo fazer o contra esterço, ando bem com garupa, faço as curvas fechadas sem colocar o pé no chão....

A única coisa que preciso é saber em qual marcha estou, e em qual marcha eu tenho que colocar.

Por exemplo, estou em uma via e preciso efetuar um retorno, ou dobrar uma esquina, dependendo da velocidade o correto seria eu reduzir para 3º ou 2º marcha.

O problema é que eu nunca sei em que marcha estou, as vezes reduzo demais e coloco 1º as vezes reduzo para 3º e a moto fica fraca.....


Como vocês fazem nesse caso? Memorizam a marcha que estão, ou já sabem em qual marcha estão pela velocidade x rpm ?

- - - Updated - - -

E outra, trocam de marcha dentro da curva, ou ja colocam na marcha correta e só vão dosando o acelerador?

No carro isso é automático pra mim, já faço a tantos anos que nem sei, mas na moto não...

- - - Updated - - -

Ah, e eu não ando devagar porque sempre estou na paranoia que eu posso errar e o carro de trás vai bater... Por isso tento fazer uma pilotagem mais "agressiva" mas as vezes acabo me confundindo com as marchas.

- - - Updated - - -

Vou começar a tomar nota da velocidade, marcha e rpm quando pilotar a moto para ter mais noção...