Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
Parece que de estadopara estado o exame é um pouco diferente. Aquí em São Paulo, o examinador marca na papeleta os seguintes ítens:

I - FALTAS ELIMINATÓRIAS
a - iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente fixado na cabeça
b - deixar de completar o percurso pré-estabelecido desviando-se ou alterando o percurso
c - interromper o funcionamento do motor ou colocar um dos pés no chão com o veículo em movimento
d - derrubar cones de balizamento durante a prova
e - cair do veículo durante a prova
f - não manter equilíbrio na prancha, saindo lateralmente da mesma
ok, aqui se cobra exatamente isso...

Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
g - fazer o percurso com o farol apagado
esse já não sei se cobram aqui... até agora o instrutor não comentou nada sobre farol (e uma vez que fiz a aula de farol aceso ele foi lá e apagou), sendo que agora estou nas aulas extras (as 15 "oficiais" terminaram ontem).

Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
II - FALTAS GRAVES (3 pontos)
a - não colocar um pé no chão e o outro no freio ao parar o veículo, quando em uso de motocicleta
b - abalroar os cones de balizamento sem derrubá-los
c - invadir qualquer faixa durante o percurso, inclusive a faixa de sinalização Pare
pela informação que eu tenho, aqui no DF essas também são consideradas eliminatórias.

Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
III - FALTAS MÉDIAS (2 pontos)
a - utilizar marchas inadequadas durante o percurso quando em uso de motociclista
ou seja, marcha diferente da primeira... rs.

Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
b - utilizar incorretamente os equipamentos do veículo
o que se chama de equipamentos do veículo? Luzes (já não cai no anterior?) ? Buzina ?

Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
c - não recolher o pedal de partida ou o suporte do veículo antes de iniciar o percurso
Outra diferença. Aqui o próprio candidato guia a moto até a largada do percurso, so então ele começa a ser avaliado. Ou seja, se ele não sobe o descanso, já toma tombo antes... rs.

Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
IV - FALTAS LEVES (1 ponto)
a - colocar o motor em funcionamento quando já engrenado
dúvida: colocar o motor em funcionamento com motor engrenado significa:
a) ligar a moto com a marcha engatada e esquecer de apertar a embreagem (tranco)
b) ligar a moto na primeira, mesmo apertando a embreagem

Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
b - dirigir o veículo provocando movimento anormal do mesmo
ok, trancos e movimentos bruscos, é o mínimo né...rs

Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
c - engrenar as marchas incorretamente quando em uso de motocicleta
ou seja, ponha em primeira e deixa em primeira...

Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
d - deixar de regular os espelhos retrovisores
isso não cobram aqui!

Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
O candidato para ser aprovado pode perder até 3 pontos.
essa é outra diferença aqui. Pelo que sei, no DF qualquer falha é eliminatória no exame de motocicletas.

Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
O meu instrutor era motociclista de um MC daquí, mais de 20 anos de estrada, por isso me deu boas dicas, bem diferente de outros instrutores que existem por aí.
que beleza heim... o mais legal é que um cara desses, além de dar boas dicas do exame, também dá dicas decorrentes da sua vivência...

abraços,