Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 24
  1. #1
    Banido
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    850

    Uma técnica para a relação final

    Muitos gostariam de fazer suas motos andarem mais, sem fazer nenhuma preparação nos motores...
    Uma das primeiras alternativas que vêm à mente é alongar a relação.
    A maioria opta por mexer no pinhão, colocando mais dentes nele. Em geral, só conseguem algum "conforto" se rodam tranquilamente, onde o motor vai estar em giro mais baixo que o original. Há perdas na arrancada, e perda na eficiência da potência do motor. E, geralmente, perda de velocidade final (considerando-se em trecho plano).

    Mas há uma técnica onde essa perda pode diminuir um pouco...

    Citarei como exemplo a relação da Yes, que é pinhão 14 e coroa 43. Isso resulta numa relação de 3,07 voltas do pinhão, para uma da coroa.
    Na minha moto, especificamente, tenho uma coroa de 42 dentes... resultando 3 voltas do pinhão para uma da coroa. Como não viso velocidade máxima, essa relação se mostrou a melhor, para mim. Aproveitando muito bem o torque do motor, ela rende bem, ainda, nas subidas, mantém boa arrancada, e velocidade final ainda desconhecida para mim (o máximo que fiz, sem insistir muito foi 115 km/h, com o motor a aproximadamente 9800/9900 rpm)
    Mas a relação que eu queria mesmo, era uma de pinhão 13 e coroa 39... o pinhão é fabricado, mas a coroa não.

    Claro que vocês vão ver que a relação será exatamente igual à que tenho atualmente, 3 voltas do pinhão, para uma da coroa.

    Nessa relação, eu teria uma menor perda de eficiência devido ao alongamento propriamente dito.
    Eu disse menor perda!... um ganho em cima da minha relação atual seria exatamente esse: uma perda menor!

    Com um pinhão menor, o efeito "alavanca" fica maior. É mais fácil para o eixo final do câmbio girar esse pinhão menor, do que um pinhão maior, certo? Lembrando de uma bicicleta com marchas, quando usamos a menor engrenagem no pedal, fica mais fácil se mover, né? Mas se passar para a outra engrenagem maior, aí pesa horrores, nénão???

    E para a coroa, apenas a adequação do número de dentes, para se chegar à relação desejada.

    Como última melhoria dessa técnica, utilizando-se um pinhão menor, e uma coroa menor também, teremos uma pequena redução de peso... correto? Além de nenhuma dificuldade quanto ao espaço para o pinhão.

    :G

  2. #2
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Santo André - SP
    Idade
    40
    Posts
    1.117

    Re: Uma técnica para a relação final

    Não sei se vai render hein!
    Porque os fabricantes não colocam pinhões e coroas menores já?

  3. #3
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Uma técnica para a relação final

    Isto não faz muito sentido ... o mesmo efeito conseguido com coroa menor e pinhão menor também pode ser conseguido com engrenagens menores no cambio, ou até no virabrequim ... só está mudando o ponto de aplicação da mesma força ...

    E quanto menor o pinhão, maior o seu desgaste, pois ele terá maior atrito com a corrente ao dar mais voltas. Isto também é levado em conta ao se desenvolver a relação primária e secundária da moto !
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  4. #4
    Banido
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    850

    Re: Uma técnica para a relação final

    Citação Postado originalmente por carnachion Ver Post
    Não sei se vai render hein!
    Porque os fabricantes não colocam pinhões e coroas menores já?
    boa pergunta...

    talvez porque eles não soubessem disso... talvez pq coisas assim são descobertas em corridas, por um ou outro preparador... talvez pq a corrente tenha que ser mantida sempre lubrificada nos pinos, pq ela terá uma curvatura ligeiramente mais acentuada no pinhão... mas é um boa pergunta.

    Eu mesmo ainda vou experimentar isso. Assim que tiver que mexer novamente nessas peças, vou montar uma relação baseada nisso.

    Agm2112, concordo com os dois pontos: a aplicação da mesma força, e o provável desgaste mais rápido.
    De qualquer maneira, quem resolve colocar pinhão maior também está pouco se importando para o desenvolvimento que houve, por parte dos fabricantes (que praticamente chegam à perfeição em relação à um determinado quesito), e muda radicalmente a relação final, para algo que seguramente vai desgastar outras engrenagens... então, elas por elas, vamos ao que pode desgastar menos, vamos ao que pode gerar menos perda...

    Por último, o pinhão 13 para Yes, Intruder, Katana e sei lá mais quais motos, existe!... é fabricado... então tem aplicação, e foi planejada pelo fabricante da moto ou pelo fabricante do pinhão...

    Bom, de qualquer forma, isto é uma experiência que eu mesmo ainda não tive... que fique claro isto.

  5. #5
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    São Carlos
    Idade
    40
    Posts
    3.327

    Re: Uma técnica para a relação final

    Citação Postado originalmente por Jduarte Ver Post
    Com um pinhão menor, o efeito "alavanca" fica maior. É mais fácil para o eixo final do câmbio girar esse pinhão menor, do que um pinhão maior, certo? Lembrando de uma bicicleta com marchas, quando usamos a menor engrenagem no pedal, fica mais fácil se mover, né? Mas se passar para a outra engrenagem maior, aí pesa horrores, nénão???

    E para a coroa, apenas a adequação do número de dentes, para se chegar à relação desejada.

    Como última melhoria dessa técnica, utilizando-se um pinhão menor, e uma coroa menor também, teremos uma pequena redução de peso... correto? Além de nenhuma dificuldade quanto ao espaço para o pinhão.

    :G
    O esforço que o motor irá fazer é exatamente o mesmo, o que importa é a relação, se for 3,07 será o mesmo esforço, independente dos tamanhos da coroa e do pinhão...

    O fator do "peso" da coroa e do pinhão por si só seria desprezível perto do peso da roda com pneu. Mas lembre-se tb que com coroa e pinhão menores a corrente trabalhará com um raio de circunferência menor, implicando em mais perda de eficiência e consequente desgaste. A situação seria "ideal" quando o raio da coroa e pinhão tendessem ao infinito, ou seja, a corrente trabalhando numa só direção...

    Aqui o sistema é bruto: 55 CV @ 9000 rpm
    Clique no nome da moto: [RD 350 LC] [YBR 125 ED] [RX 180 Custom]

  6. #6
    Banido
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    850

    Re: Uma técnica para a relação final

    Citação Postado originalmente por Alan Ver Post
    O esforço que o motor irá fazer é exatamente o mesmo
    concordo... mas o esforço que o eixo final do câmbio será diferente

    Citação Postado originalmente por Alan Ver Post

    O fator do "peso" da coroa e do pinhão por si só seria desprezível perto do peso da roda com pneu. Mas lembre-se tb que com coroa e pinhão menores a corrente trabalhará com um raio de circunferência menor, implicando em mais perda de eficiência e consequente desgaste. A situação seria "ideal" quando o raio da coroa e pinhão tendessem ao infinito, ou seja, a corrente trabalhando numa só direção...
    ann... isso é uma divagação? porque, em qualquer tamanho das duas peças, sempre haverá o raio...
    E, num eixo, um raio menor dessa engrenagem sgnifica esforço menor... fisicamente falando, esse eixo sofrerá menos "tensão", menos "torção"... hãããn... menos "perda".
    Ah, a corrente?... puxa, ela já é articulada, para permitir essa transferência de potência...
    Bem lubrificada, terá o desgaste e a perda de eficiência normais. E voltando a uma resposta anterior: um pinhão menor FOI FABRICADO... então, o seu uso é plenamente viável...

    Legal?

  7. #7
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Aparecida de Goiania
    Idade
    43
    Posts
    194

    Re: Uma técnica para a relação final

    eu já testei farias relacoes

    resultado :
    14x38 : final 150 km/h
    1ª macha 50km/h
    2ª macha 80km/h
    3ª macha 115km/h
    4ª macha 140 km/h
    5ª macha 150km/h


    15x38 : final 160 km/h
    1ª macha 55km/h
    2ª macha 90km/h
    3ª macha 120km/h
    4ª macha 145 km/h
    5ª macha 160km/h

    16x38 : final 145 km/h
    1ª macha 60km/h
    2ª macha 90km/h
    3ª macha 120km/h
    4ª macha 145 km/h
    5ª macha .......

    16x32 : final 130 km/h
    1ª macha 65km/h
    2ª macha 95km/h
    3ª macha 125km/h
    4ª macha 140 km/h
    5ª macha
    Numca substime as pequenas!

  8. #8
    Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2006
    Posts
    41

    Re: Uma técnica para a relação final

    Acho meio relativo ,pois para alongar a tenere por exemplo optei por alterar a coroa ,pois como o motor tem muito torque ,usando pinhao com menos dentes ,havia um desgaste muito precoce,os dentes chegavam a entortar,sem falar que o pinhao dava muitas voltas ,ja com uma coroa 1 ou 2 a menos nao percebi nenhum desgaste,acredito que numa moto que tem pouco torque isso nao seje relevante.

  9. #9
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    São Carlos
    Idade
    40
    Posts
    3.327

    Re: Uma técnica para a relação final

    Citação Postado originalmente por Jduarte Ver Post
    concordo... mas o esforço que o eixo final do câmbio será diferente

    ann... isso é uma divagação? porque, em qualquer tamanho das duas peças, sempre haverá o raio...
    E, num eixo, um raio menor dessa engrenagem sgnifica esforço menor... fisicamente falando, esse eixo sofrerá menos "tensão", menos "torção"... hãããn... menos "perda".
    Ah, a corrente?... puxa, ela já é articulada, para permitir essa transferência de potência...
    Bem lubrificada, terá o desgaste e a perda de eficiência normais. E voltando a uma resposta anterior: um pinhão menor FOI FABRICADO... então, o seu uso é plenamente viável...

    Legal?
    Legal nada...

    Não importa se vc usa 15 x 30 ou 100 x 200: o esforço será o mesmo...

    E o que eu falei não é uma divagação, é objeto de estudo de elementos de máquinas

    Em anexo a este post está um texto somente sobre engrenagens, parte de um texto completo sobre elementos de máquinas. Um texto bem simples e didático...

    Vc não precisa acreditar em mim e eu nem faço questão disso, inclusive já faz tempo que eu me abstenho de discussões técnicas aqui no fórum pq só me trouxeram inimizades, quem acompanha o fórum desde o início sabe disso...

    Abraço

    Aqui o sistema é bruto: 55 CV @ 9000 rpm
    Clique no nome da moto: [RD 350 LC] [YBR 125 ED] [RX 180 Custom]

  10. #10
    Banido
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    850

    Re: Uma técnica para a relação final

    Citação Postado originalmente por alexandrev8 Ver Post
    eu já testei farias relacoes

    14x38
    15x38
    16x38
    16x32
    existe 13 x 32 para ela?

    Citação Postado originalmente por bodo Ver Post
    Acho meio relativo ,pois para alongar a tenere por exemplo optei por alterar a coroa ,pois como o motor tem muito torque ,usando pinhao com menos dentes ,havia um desgaste muito precoce,os dentes chegavam a entortar,sem falar que o pinhao dava muitas voltas ,ja com uma coroa 1 ou 2 a menos nao percebi nenhum desgaste,acredito que numa moto que tem pouco torque isso nao seje relevante.
    entendí direito? vc usou uma relação como a proposta, com menos dentes em ambos?

    E no final, vc quis dizer que numa moto com pouco torque (as 125) isso é mais relevante, ou é ao contrário mesmo, exatamente como o que está escrito na sua postagem?

  11. #11
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    488

    Re: Uma técnica para a relação final

    Alterar
    Citação Postado originalmente por Jduarte Ver Post
    Na minha moto, especificamente, tenho uma coroa de 42 dentes... resultando 3 voltas do pinhão para uma da coroa. Como não viso velocidade máxima, essa relação se mostrou a melhor, para mim.
    Alterar um único dente na coroa produz alguma diferença perceptível?
    Kasinski Cruise II (DEVAGAR E SEMPRE!)
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...p?topic=5577.0

  12. #12
    Super Moderador Avatar de FabricioFabuloso
    Data de Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    Sorocaba/SP
    Idade
    38
    Posts
    4.071

    Re: Uma técnica para a relação final

    Ops... discussão mt tecnica pra mim heheheh vou so ler e tentar entender...

    Abraços
    . ******** Apaixonado Por MOTO Como Todo Brasileiro !!! ********

    RD STATUS : Com pouco tempo para aproveitar...

    Fique por dentro, leia as REGRAS antes de postar !!!
    Dúvidas/Perguntas/Reclamações ? Fale Comigo

  13. #13
    Banido
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    850

    Re: Uma técnica para a relação final

    Citação Postado originalmente por Alan Ver Post
    Legal nada...



    Vc não precisa acreditar em mim e eu nem faço questão disso, inclusive já faz tempo que eu me abstenho de discussões técnicas aqui no fórum pq só me trouxeram inimizades, quem acompanha o fórum desde o início sabe disso...

    Abraço
    obrigado pelo texto. Farei o possível para não ser inimizado... mas continuarei observando, aprendendo e evoluindo, mesmo assim.

    Editando: desculpe, esqueci o

    abraço...

  14. #14
    Banido
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    850

    Re: Uma técnica para a relação final

    Citação Postado originalmente por Sam_2006 Ver Post
    Alterar
    Alterar um único dente na coroa produz alguma diferença perceptível?
    A moto é uma Yes 125... essa coroa 42 (a original era 43) resultou numa queda de aproximadamente 350 a 400 rpm na velocidade que eu adoto como "cruzeiro", que é 90 km/h...
    Como o motor dela tem a característica de gerar mais vibração, isso representa um pequeno "conforto"... além disso, em condições normais (andando sozinho, e sem essa ventania toda que anda acontecendo) ela ficou um pouquinho mais econômica.
    Eu, na realidade, acho que a relação certa para essa moto seria exatamente essa, 14 x 42... mas devido à fraqueza do motor (os problemas de alimentação dele), acabaram colocando a 14 x 43.

  15. #15
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2006
    Localização
    Poa - Tdaí
    Posts
    374

    Re: Uma técnica para a relação final

    Citação Postado originalmente por alexandrev8 Ver Post
    eu já testei farias relacoes

    resultado :
    14x38 : final 150 km/h
    1ª macha 50km/h
    2ª macha 80km/h
    3ª macha 115km/h
    4ª macha 140 km/h
    5ª macha 150km/h


    15x38 : final 160 km/h
    1ª macha 55km/h
    2ª macha 90km/h
    3ª macha 120km/h
    4ª macha 145 km/h
    5ª macha 160km/h

    16x38 : final 145 km/h
    1ª macha 60km/h
    2ª macha 90km/h
    3ª macha 120km/h
    4ª macha 145 km/h
    5ª macha .......

    16x32 : final 130 km/h
    1ª macha 65km/h
    2ª macha 95km/h
    3ª macha 125km/h
    4ª macha 140 km/h
    5ª macha

    Bom pessoal, eu acho que temos que fazer igual o nosso amigo aqui: alexandrev8 fez...

    Fazer um teste prático e depois cada um decide qual relação vai usar...

    É igual mulher, cada um escolhe a que melhor lhe satisfazzzzzz... |

    Valews !!! :OK:


    Mulheré igualCD: Por causa de uma "faixa", temos que levar o cd todo...

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •