Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 19
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília - DF
    Posts
    129

    Dica: Como verificar se o velocímetro tá marcando certo?

    Galera, observando que muita gente reclama que o velocímetro da moto não marca direito e tal, tive a idéia de fazer esse teste prá verificar se o velocímetro da moto tá marcando (quase) certo:

    Passei na berreira eletrônica no limite da velocidade permitida (no caso 40 km/h) no marcador da moto e observei que a barreira eletrônica motrou a velocidade de 37 km/h, exatamente igual ao teste que fiz com o carro. Logo, a uma velocidade de 120 km/h (40 x 3), teremos uma diferença de 9 km/h (3 x 3) a menos que o marcado no velocímetro.
    Acho que por aí, dá prá gente ter mais ou menos a idéia se o velocímetro da moto tá regulado.

    Obs.: minha moto é zero e teoricamente o velocímetro tem que tá regulado.

    Abração a todos!

  2. #2
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    São Carlos
    Idade
    40
    Posts
    3.327

    Re: Dica: Como verificar se o velocímetro tá marcando certo?

    Isso não funciona pq a barreira eletrônica já tem a tolerância embutida e o erro do velocímetro geralmente não é linear, tem motos que roubam mais em baixa velocidade, outras em alta. As XT 600, por exemplo, chegam a marcar a menos em altas velocidades...

    Aqui o sistema é bruto: 55 CV @ 9000 rpm
    Clique no nome da moto: [RD 350 LC] [YBR 125 ED] [RX 180 Custom]

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília - DF
    Posts
    129

    Re: Dica: Como verificar se o velocímetro tá marcando certo?

    Citação Postado originalmente por Alan Ver Post
    Isso não funciona pq a barreira eletrônica já tem a tolerância embutida e o erro do velocímetro geralmente não é linear, tem motos que roubam mais em baixa velocidade, outras em alta. As XT 600, por exemplo, chegam a marcar a menos em altas velocidades...
    Alan, com relação a tolerância embutida, talvez haja um equívoco aí. Tenho um amigo que é agente de trânsito e ele diz que as barreiras são aferidas regularmente. É uma exigência do DETRAN. A tolerância está na legislação. Você só pode ser multado se ultrapassar 7 km acima da velocidade permitida no local. Quem já foi multado sabe como vem a multa. No caso da barreira, a multa vem com a velocidade aferida de 48 km/h ou mais, nunca menos (no caso do limite de 40km/h). Com relação a outras motos, acato sua informação, pois desconheço o assunto. Mas é muita coincidência a velocidade da minha moto na barreira ser exatamente igual à de três carros que já fiz o teste.

  4. #4
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2006
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    3.227

    Re: Dica: Como verificar se o velocímetro tá marcando certo?

    Isso não existe, porque o erro é PERCENTUAL e não FIXO!

    Exemplo, minha moto a 50km/h no painel parca quase isso no digital de moto, mas a 120 no painel marca 103 no digital
    Tenho um erro de 17~18% por causa do SM!

  5. #5
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    São Carlos
    Idade
    40
    Posts
    3.327

    Re: Dica: Como verificar se o velocímetro tá marcando certo?

    De fato elas são aferidas, inclusive se acaso elas não estiverem, a multa é passível de anulação...

    Sobre a tolerância vir na multa, eu tb concordo, mas eu disse que ela é embutida no aparelho pelo seguinte:

    Pense que a tolerância da legislação é 5% (valor hipotético). Vc passa em uma barreira eletrônica de 60 km/h a 63 km/h. Se for aplicada a legislação, sua velocidade considerada na multa será de 59,85 km/h, ou seja, não infringiu o limite. Mas e aí, como se faz ? Vc passou na barreira, ela marcou uma velocidade 5 % maior do que a do limite da via, mas a multa não existe ?

    Isso é uma dúvida que eu tenho tb, e que me fez pensar que a velocidade indicada nas barreiras já é a considerada. Não tenho disposição para passar na barreira com ela marcando 63 e ver se o flash é disparado hehe...

    Pergunte isso ao seu amigo agente de trânsito...

    Valeu !

    Aqui o sistema é bruto: 55 CV @ 9000 rpm
    Clique no nome da moto: [RD 350 LC] [YBR 125 ED] [RX 180 Custom]

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília - DF
    Posts
    129

    Re: Dica: Como verificar se o velocímetro tá marcando certo?

    Citação Postado originalmente por Luigi Ver Post
    Isso não existe, porque o erro é PERCENTUAL e não FIXO!

    Exemplo, minha moto a 50km/h no painel parca quase isso no digital de moto, mas a 120 no painel marca 103 no digital
    Tenho um erro de 17~18% por causa do SM!
    Pode ser... acaba dando no mesmo. Um erro de 3 km a 40 km/h dá 7,5%. Se a gente aplicar 7,5% em 120 km/h, dá um erro de exatamente 9 km. Mas a velocidade que mostra a barreira eletrônica é real, isso é fato. A minha intenção aqui foi apenas verificar aproximadamente se o velocímetro de nossas motos estão mais ou menos regulados. Não pode haver diferenças gritantes em motos zero. Isso é Lei. Senão todos estariam propensos a tomar multas indiscriminadamente. Não podemos alegar que o velocímetro da moto veio de fábrica com defeito. Ninguém vai acatar uma justificativa dessas justamente porque eles sabem que são feitos testes na fábrica e o velocímetro dos veículos são aferidos e regulados antes de serem liberados.

  7. #7
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2006
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    3.227

    Re: Dica: Como verificar se o velocímetro tá marcando certo?

    Se ele marca a MAIS não tem como tu levar uma multa ué!

    E marca sim, no caso a hornet, marca 250 no painel, mas na real está a 200!
    É uma jogada de markt mas ninguém reclama, porque fica "feliz" com a CGzinha marcando 140 no painel =/

    A e sim, é real sim na barreia eletronica, sempre marca a mesma velocidade do meu velocimetro digital!

    Só que essa regra de 3 não é valida!


  8. #8
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Porto Alegre - RS e Gen. Câmara nos findi.
    Idade
    13
    Posts
    5.044

    Re: Dica: Como verificar se o velocímetro tá marcando certo?

    Regra de 3 não vale, o erro aumenta bastante com a velocidade, aqui as lombadas eletrônicas marcam a velocidade correta, tanto que onde máxima é 40km/h você pode passar até 47km/h que ela não bate foto.
    Eduardo

  9. #9
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Santa Cruz do Sul - RS
    Idade
    39
    Posts
    938

    Re: Dica: Como verificar se o velocímetro tá marcando certo?

    ki papinho....pega uma reta de 200metros...mantenha a velocidade de "100" khm/h no painel peça para um amigo cronometrar a hr de saida e chegada no ponto f inal..e faz akela formula p saber a velocidade media a qual nao me lembro qual eh..pronto descobrira se marca errado ou nao
    ou vao duvidar da fisica???

  10. #10
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Aparecida de Goiania
    Idade
    43
    Posts
    194

    Re: Dica: Como verificar se o velocímetro tá marcando certo?

    Ai só tem um jeito pra descobrir e passar na barreira acima de 110 a 120 km/h ai voce ve a diferença no velocimetro e no bolso!
    Numca substime as pequenas!

  11. #11
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília - DF
    Posts
    129

    Re: Dica: Como verificar se o velocímetro tá marcando certo?

    Citação Postado originalmente por Alan Ver Post
    De fato elas são aferidas, inclusive se acaso elas não estiverem, a multa é passível de anulação...

    Sobre a tolerância vir na multa, eu tb concordo, mas eu disse que ela é embutida no aparelho pelo seguinte:

    Pense que a tolerância da legislação é 5% (valor hipotético). Vc passa em uma barreira eletrônica de 60 km/h a 63 km/h. Se for aplicada a legislação, sua velocidade considerada na multa será de 59,85 km/h, ou seja, não infringiu o limite. Mas e aí, como se faz ? Vc passou na barreira, ela marcou uma velocidade 5 % maior do que a do limite da via, mas a multa não existe ?

    Isso é uma dúvida que eu tenho tb, e que me fez pensar que a velocidade indicada nas barreiras já é a considerada. Não tenho disposição para passar na barreira com ela marcando 63 e ver se o flash é disparado hehe...

    Pergunte isso ao seu amigo agente de trânsito...

    Valeu !
    É o seguinte Alan:
    O Denatran, levando em consideração a Portaria nº115/1998 do INMETRO, editou a Portaria nº 2/2002 que, resumidamente, para fins de autuação/penalidade por excesso de velocidade, deve-se levar em conta a margem de erro abaixo como limite, acima da velocidade aferida:
    7 km/h para velocidade até 100 km/h e
    7% da velocidade medida para velocidades acima de 100 km/h.

    Portaria nº 2/2002: http://www.denatran.gov.br/download/...TARIA02-02.rtf
    Portaria nº115/1998 do INMETRO: http://www.inmetro.gov.br/rtac/resul...palavra_chave=

  12. #12
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília - DF
    Posts
    129

    Re: Dica: Como verificar se o velocímetro tá marcando certo?

    Citação Postado originalmente por farofinha182 Ver Post
    ki papinho....pega uma reta de 200metros...mantenha a velocidade de "100" khm/h no painel peça para um amigo cronometrar a hr de saida e chegada no ponto f inal..e faz akela formula p saber a velocidade media a qual nao me lembro qual eh..pronto descobrira se marca errado ou nao
    ou vao duvidar da fisica???
    Pô, farofinha182, me desculpe, se tem barreira eletrônica por aí com velocidades máximas de 60 km/h e até de 80 km/h, que medem a velocidade real, prá quê ter esse trabalho todo que vc sugeriu?
    O objetivo aqui foi apenas sugerir de como anda o velocímetro de sua moto, APROXIMADAMENTE. Eu já vi postagens de colegas aqui relatando diferenças gritandes no velocímetro de uma CG 150 normal e uma Sport, lado a lado.

  13. #13
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília - DF
    Posts
    129

    Re: Dica: Como verificar se o velocímetro tá marcando certo?

    Citação Postado originalmente por alexandrev8 Ver Post
    Ai só tem um jeito pra descobrir e passar na barreira acima de 110 a 120 km/h ai voce ve a diferença no velocimetro e no bolso!
    alexandrev8, a barreira eletrônica não multa moto. Ela só fotografa a placa da frente!

  14. #14
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Porto Alegre - RS e Gen. Câmara nos findi.
    Idade
    13
    Posts
    5.044

    Re: Dica: Como verificar se o velocímetro tá marcando certo?

    Citação Postado originalmente por Bruno FMF Ver Post
    alexandrev8, a barreira eletrônica não multa moto. Ela só fotografa a placa da frente!
    Isto não é regra, aqui tem aparelhos que multam pela frente e outros que multam por trás.
    Eduardo

  15. #15
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília - DF
    Posts
    129

    Re: Dica: Como verificar se o velocímetro tá marcando certo?

    Citação Postado originalmente por jecastro Ver Post
    Isto não é regra, aqui tem aparelhos que multam pela frente e outros que multam por trás.
    A barreira eletrônica que eu tô falando é aquela que aparece a velocidade quando a gente passa. Existem alguns municípios, pouquíssimos, como por exemplo em Lages/SC, que estão começando a multar motos nesse tipo de lombada.

 

 

Tópicos Similares

  1. velocimetro marcando errado
    Por vinicin no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 15-03-10, 21:02
  2. velocimetro marcando errado
    Por guilok no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 23-12-09, 15:59
  3. Como verificar o nivel do oleo...
    Por Bronislaw no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 04-09-09, 20:44
  4. Velocimetro marcando errado
    Por Machado no fórum Área de debate
    Respostas: 26
    Último Post: 22-06-09, 23:05
  5. Verificar o erro do velocïmetro
    Por CGManíaco no fórum Área de debate
    Respostas: 17
    Último Post: 31-05-05, 11:42

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •